Estudo Normativo do Token Test versão reduzida: dados preliminares para uma população de idosos brasileiros
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Archives of Clinical Psychiatry |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/17359 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: A preservação das habilidades de compreensão da fala nos idosos está correlacionada com a preservação das funções cognitivas. Essa habilidade é característica fundamental para a comunicação e sua avaliação possibilita a identificação de déficits cognitivos mais específicos, além de facilitar o desenvolvimento de estratégias de intervenção mais precoces e eficientes. OBJETIVO: Disponibilizar normas contemporâneas para a utilização de um instrumento de avaliação da compreensão verbal, o Token Test, para idosos brasileiros saudáveis. MÉTODO: Uma amostra com 120 idosos (76 mulheres), com médias de 71,1 anos para idade e de 6,9 anos de educação formal para escolaridade, foi avaliada utilizando o Miniexame do Estado Mental, para identificação da existência de comprometimento cognitivo, e o Token Test, para avaliação da compreensão da fala. RESULTADOS: Foram encontradas correlações significativas (p < 0,01) entre o escore do Token Test e a educação formal e a idade, os quais corresponderam respectivamente a 5% e 21% da variância compartilhada. Tais variáveis foram consideradas nas tabelas normativas. CONCLUSÃO:Nossos dados indicam que as normas disponibilizadas aqui são suficientemente representativas. Este trabalho abre caminho para estudos futuros de comparação entre o desempenho no Token Test de idosos saudáveis e daqueles em processos de declínio cognitivo. |
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Estudo Normativo do Token Test versão reduzida: dados preliminares para uma população de idosos brasileiros Normative study of the Token Test (short version): preliminary data for a sample of Brazilian seniors Compreensão verbalfunções cognitivasavaliaçãoToken TestOral comprehensioncognitive functionsevaluationToken Test INTRODUÇÃO: A preservação das habilidades de compreensão da fala nos idosos está correlacionada com a preservação das funções cognitivas. Essa habilidade é característica fundamental para a comunicação e sua avaliação possibilita a identificação de déficits cognitivos mais específicos, além de facilitar o desenvolvimento de estratégias de intervenção mais precoces e eficientes. OBJETIVO: Disponibilizar normas contemporâneas para a utilização de um instrumento de avaliação da compreensão verbal, o Token Test, para idosos brasileiros saudáveis. MÉTODO: Uma amostra com 120 idosos (76 mulheres), com médias de 71,1 anos para idade e de 6,9 anos de educação formal para escolaridade, foi avaliada utilizando o Miniexame do Estado Mental, para identificação da existência de comprometimento cognitivo, e o Token Test, para avaliação da compreensão da fala. RESULTADOS: Foram encontradas correlações significativas (p < 0,01) entre o escore do Token Test e a educação formal e a idade, os quais corresponderam respectivamente a 5% e 21% da variância compartilhada. Tais variáveis foram consideradas nas tabelas normativas. CONCLUSÃO:Nossos dados indicam que as normas disponibilizadas aqui são suficientemente representativas. Este trabalho abre caminho para estudos futuros de comparação entre o desempenho no Token Test de idosos saudáveis e daqueles em processos de declínio cognitivo. INTRODUCTION: The preservation of oral comprehension in the elderly is correlated with the preservation of their cognitive functions. Oral comprehension is a key feature for communication and its evaluation allows for the identification of more specific cognitive deficits, in addition to facilitating the development of more effective, early intervention strategies. OBJECTIVE: Provide contemporary standards for the use of an instrument to assess oral comprehension, the Token Test, in a sample of healthy seniors. METHOD: A sample of 120 patients (76 women) with mean age of 71.1 years and 6.9 years of formal education, was assessed using the Mini Mental State Examination to identify the existence of cognitive impairment, and the Token Test to assess oral comprehension. RESULTS: There were significant correlations (p < 0.01) between the token test scores for education and age, which accounted for 5% and 21% of shared variance, respectively. These two variables were considered on the normative data tables. DISCUSSION: The data obtained indicate that the standards provided here are sufficiently representative. This study identifies the need for future studies comparing the Token Test performance in elderly people either healthy or in the process of cognitive decline. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Instituto de Psiquiatria2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/acp/article/view/1735910.1590/S0101-60832011000300003Archives of Clinical Psychiatry; v. 38 n. 3 (2011); 97-101 Archives of Clinical Psychiatry; Vol. 38 No. 3 (2011); 97-101 Revista de Psiquiatria Clínica; Vol. 38 Núm. 3 (2011); 97-101 1806-938X0101-6083reponame:Archives of Clinical Psychiatryinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/acp/article/view/17359/19392https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/17359/19393Moreira, LafaieteSchlottfeldt, Carlos GuilhermePaula, Jonas Jardim deDaniel, Marisa TeixeiraPaiva, AndrezaCazita, VivianeCoutinho, GabrielSalgado, João ViníciusMalloy-Diniz, Leandro Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-22T17:46:19Zoai:revistas.usp.br:article/17359Revistahttp://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/index.htmlPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||archives@usp.br1806-938X0101-6083opendoar:2012-05-22T17:46:19Archives of Clinical Psychiatry - Universidade de São Paulo (USP)false |
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