Why MAHKU – Movimento dos Artistas Huni Kuin – sing?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/128974 |
Resumo: | O presente artigo resulta de uma composição dos autores. Os desenhos realizados pelos MAHKU – Movimento dos Artistas Huni Kuin – a partir dos cantos huni meka, cantos do nixi pae (ayahuasca), são motivos para o comentário de Ibã Huni Kuin e sua forma de tradução da linguagem dos cantos que ele denomina “pôr ou colocar no sentido”. Na primeira parte faz-se uma breve apresentação da trajetória do Mahku, retratada no ensaio audiovisual O sonho do nixi pae (Dir. Amilton Mattos, 2015), do trabalho de pesquisa de Ibã e do coletivo de artistas Huni Kuin dentro e fora da universidade |
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Why MAHKU – Movimento dos Artistas Huni Kuin – sing?Por que canta o Mahku – Movimento dos Artistas Huni Kuin?Huni KuinVisual AnthropologyEthnographic filmartAnthropology of musicHuni KuinAntropologia visualFilme etnográficoArteAntropologia da música.O presente artigo resulta de uma composição dos autores. Os desenhos realizados pelos MAHKU – Movimento dos Artistas Huni Kuin – a partir dos cantos huni meka, cantos do nixi pae (ayahuasca), são motivos para o comentário de Ibã Huni Kuin e sua forma de tradução da linguagem dos cantos que ele denomina “pôr ou colocar no sentido”. Na primeira parte faz-se uma breve apresentação da trajetória do Mahku, retratada no ensaio audiovisual O sonho do nixi pae (Dir. Amilton Mattos, 2015), do trabalho de pesquisa de Ibã e do coletivo de artistas Huni Kuin dentro e fora da universidadeThe article presented is a joint work of the authors cited above. The drawings presented are products of MAHKU – Huni Kuin Artists Movement inspired from the huni meka songs. The nixi pae (ayahuasca) songs are the motive for the commentary of Ibã Huni Kuin and his way of “translation” of the language of songs, which he calls "put in the sense" (pôr ou colocar no sentido). In the first part we make a brief presentation of the Ibã and collective Huni Kuin artists research and the trajectory of MAHKU, portrayed in the audiovisual essay The nixi pae’s dream (Dir. Amilton Mattos, 2015).Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2017-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/12897410.11606/issn.2525-3123.gis.2017.128974GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 2 n. 1 (2017)GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 2 No. 1 (2017)2525-3123reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologiainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/128974/129065https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/128974/129066Copyright (c) 2017 Amilton Pelegrino de Mattos, Ibã Huni Kuininfo:eu-repo/semantics/openAccessMattos, Amilton Pelegrino deHuni Kuin, Ibã2017-06-08T12:27:54Zoai:revistas.usp.br:article/128974Revistahttp://www.revistas.usp.br/gisPUBhttp://www.revistas.usp.br/gis/oairevistagis@usp.br||2525-31232525-3123opendoar:2017-06-08T12:27:54GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP)false |
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