Percepções de professores em formação inicial na modalidade a distância sobre alguns materiais didáticos do curso de Letras: leitura no papel e leitura na tela
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2017 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Caracol (São Paulo. Online) |
Download full: | https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/122693 |
Summary: | O presente artigo tem por objetivo relatar e discutir como os alunos do curso de Letras Português e Espanhol, na modalidade a distância, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), acessam os conteúdos de Língua Espanhola explicitados em alguns materiais didáticos disponibilizados. Eles leem na tela ou leem no papel? Que suporte utlizam com mais frequência para abrirem determinados arquivos? Como avaliam a disponibilização dos materiais? De modo geral, verificamos que a maioria dos graduandos prefere ainda a leitura no papel. Para acessar os arquivos digitais, utilizam com mais frequência o notebook e o computador de mesa. A maioria deles avalia positivamente a oportunidade de receber material impresso, como o livro do aluno, por exemplo. Os dados coletados apontam para a necessidade de outras pesquisas, uma vez que, devido aos cortes orçamentários, os materiais impressos não serão mais reproduzidos pela instituição. |
id |
USP-62_2620c0347530a63f76eea86cc33f921e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/122693 |
network_acronym_str |
USP-62 |
network_name_str |
Caracol (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções de professores em formação inicial na modalidade a distância sobre alguns materiais didáticos do curso de Letras: leitura no papel e leitura na telaPercepções de professores em formação inicial na modalidade a distância sobre alguns materiais didáticos do curso de Letras: leitura no papel e leitura na telaPerceptions of teachers in pre-service education (e-learning) on some textbooks used in Undergraduate Spanish Teaching Programs: reading from paper versus screensFormação de professoreseducação a distâncialeituramaterial didático.Formação de professoreseducação a distâncialeituramaterial didático.Teacher educationdistance learningreadingteaching resources.O presente artigo tem por objetivo relatar e discutir como os alunos do curso de Letras Português e Espanhol, na modalidade a distância, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), acessam os conteúdos de Língua Espanhola explicitados em alguns materiais didáticos disponibilizados. Eles leem na tela ou leem no papel? Que suporte utlizam com mais frequência para abrirem determinados arquivos? Como avaliam a disponibilização dos materiais? De modo geral, verificamos que a maioria dos graduandos prefere ainda a leitura no papel. Para acessar os arquivos digitais, utilizam com mais frequência o notebook e o computador de mesa. A maioria deles avalia positivamente a oportunidade de receber material impresso, como o livro do aluno, por exemplo. Os dados coletados apontam para a necessidade de outras pesquisas, uma vez que, devido aos cortes orçamentários, os materiais impressos não serão mais reproduzidos pela instituição.The main goal of this paper is to report and discuss how students from a distance learning Language and Literature course from Universidade Federal de Mato Grosso do Sul access the contents available in some learning resources produced in Spanish. Do they read them on screen or on paper? What kind of media do they usually use to open the course files? How do they evaluate the way the course materials are made available? In general, we found that most of the students still prefer reading from paper. In order to access digital files, they frequently use laptops and desktops. Most of the students positively evaluate the opportunity of receiving printed material from the university, such as textbooks. The data obtained in this study suggest the need of further research, since printed textbooks will be no longer produced by the university anymore due to budget cutbacks.O presente artigo tem por objetivo relatar e discutir como os alunos do curso de Letras Português e Espanhol, na modalidade a distância, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), acessam os conteúdos de Língua Espanhola explicitados em alguns materiais didáticos disponibilizados. Eles leem na tela ou leem no papel? Que suporte utilizam com mais frequência para abrirem determinados arquivos? Como avaliam a disponibilização dos materiais? De modo geral, verificamos que a maioria dos graduandos prefere ainda a leitura no papel. Para acessar os arquivos digitais, utilizam com mais frequência o notebook e o computador de mesa. A maioria deles avalia positivamente a oportunidade de receber material impresso, como o livro do aluno, por exemplo. Os dados coletados apontam para a necessidade de outras pesquisas, uma vez que, devido aos cortes orçamentários, os materiais impressos não serão mais reproduzidos pela instituição.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2017-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/12269310.11606/issn.2317-9651.v0i13p136-161Caracol; Núm. 13: (ene-jun 2017) Dossier: Tecnologías de la Información y de la Comunicación en la enseñanza de la lengua española y en la formación de los profesores de español; 136-161Caracol; n. 13: (jan-jun 2017) Dossiê: Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de língua espanhola e na formação de professores de espanhol; 136-1612317-96512178-1702reponame:Caracol (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/122693/124865https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/122693/184636Copyright (c) 2017 Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro, Patrícia Graciela da Rochahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKanashiro, Daniela Sayuri KawamotoRocha, Patrícia Graciela da2020-07-01T03:51:55Zoai:revistas.usp.br:article/122693Revistahttp://www.revistas.usp.br/caracol/indexPUBhttp://www.revistas.usp.br/caracol/oairevista.caracol@usp.br||2317-96512178-1702opendoar:2020-07-01T03:51:55Caracol (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções de professores em formação inicial na modalidade a distância sobre alguns materiais didáticos do curso de Letras: leitura no papel e leitura na tela Percepções de professores em formação inicial na modalidade a distância sobre alguns materiais didáticos do curso de Letras: leitura no papel e leitura na tela Perceptions of teachers in pre-service education (e-learning) on some textbooks used in Undergraduate Spanish Teaching Programs: reading from paper versus screens |
title |
Percepções de professores em formação inicial na modalidade a distância sobre alguns materiais didáticos do curso de Letras: leitura no papel e leitura na tela |
spellingShingle |
Percepções de professores em formação inicial na modalidade a distância sobre alguns materiais didáticos do curso de Letras: leitura no papel e leitura na tela Kanashiro, Daniela Sayuri Kawamoto Formação de professores educação a distância leitura material didático. Formação de professores educação a distância leitura material didático. Teacher education distance learning reading teaching resources. |
title_short |
Percepções de professores em formação inicial na modalidade a distância sobre alguns materiais didáticos do curso de Letras: leitura no papel e leitura na tela |
title_full |
Percepções de professores em formação inicial na modalidade a distância sobre alguns materiais didáticos do curso de Letras: leitura no papel e leitura na tela |
title_fullStr |
Percepções de professores em formação inicial na modalidade a distância sobre alguns materiais didáticos do curso de Letras: leitura no papel e leitura na tela |
title_full_unstemmed |
Percepções de professores em formação inicial na modalidade a distância sobre alguns materiais didáticos do curso de Letras: leitura no papel e leitura na tela |
title_sort |
Percepções de professores em formação inicial na modalidade a distância sobre alguns materiais didáticos do curso de Letras: leitura no papel e leitura na tela |
author |
Kanashiro, Daniela Sayuri Kawamoto |
author_facet |
Kanashiro, Daniela Sayuri Kawamoto Rocha, Patrícia Graciela da |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Patrícia Graciela da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kanashiro, Daniela Sayuri Kawamoto Rocha, Patrícia Graciela da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores educação a distância leitura material didático. Formação de professores educação a distância leitura material didático. Teacher education distance learning reading teaching resources. |
topic |
Formação de professores educação a distância leitura material didático. Formação de professores educação a distância leitura material didático. Teacher education distance learning reading teaching resources. |
description |
O presente artigo tem por objetivo relatar e discutir como os alunos do curso de Letras Português e Espanhol, na modalidade a distância, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), acessam os conteúdos de Língua Espanhola explicitados em alguns materiais didáticos disponibilizados. Eles leem na tela ou leem no papel? Que suporte utlizam com mais frequência para abrirem determinados arquivos? Como avaliam a disponibilização dos materiais? De modo geral, verificamos que a maioria dos graduandos prefere ainda a leitura no papel. Para acessar os arquivos digitais, utilizam com mais frequência o notebook e o computador de mesa. A maioria deles avalia positivamente a oportunidade de receber material impresso, como o livro do aluno, por exemplo. Os dados coletados apontam para a necessidade de outras pesquisas, uma vez que, devido aos cortes orçamentários, os materiais impressos não serão mais reproduzidos pela instituição. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/122693 10.11606/issn.2317-9651.v0i13p136-161 |
url |
https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/122693 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2317-9651.v0i13p136-161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/122693/124865 https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/122693/184636 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro, Patrícia Graciela da Rocha http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro, Patrícia Graciela da Rocha http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caracol; Núm. 13: (ene-jun 2017) Dossier: Tecnologías de la Información y de la Comunicación en la enseñanza de la lengua española y en la formación de los profesores de español; 136-161 Caracol; n. 13: (jan-jun 2017) Dossiê: Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de língua espanhola e na formação de professores de espanhol; 136-161 2317-9651 2178-1702 reponame:Caracol (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Caracol (São Paulo. Online) |
collection |
Caracol (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caracol (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.caracol@usp.br|| |
_version_ |
1797231605737062400 |