A ecologia publicitária de Barbie: a cor rosa como signo cromático midiatizado e o meta-consumo de uma marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perez, Clotilde
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pompeu, Bruno, Freire, Diego
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/219022
Resumo: Tendo por contexto o lançamento do filme Barbie, gerador de grandes debates, inclusive no campo acadêmico, partimos neste artigo do questionamento: de que forma o filme pode ser compreendido como recurso publicitário e em que medida se revela expressão da centralidade do consumo nas pautas e no imaginário contemporâneos? Em síntese, nosso objetivo é compreender a produção de significados construídos pelo filme. Como metodologia, utilizaram-se a revisão bibliográfica e a análise das expressões publicitárias do filme em mídias físicas e digitais e fora delas, além de análise semiótica do filme como apoio à compreensão da ecologia publicitária. Constatam-se, como resultado, a centralidade da cor rosa, signo qualitativo de alta complexidade, capaz de expressar visualmente distintos aspectos implicados no filme e o caráter ambíguo da produção, misturando aspectos publicitários e cinematográficos.
id USP-63_043e9ef7da99aedc986f99d4c5fcf7cd
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/219022
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling A ecologia publicitária de Barbie: a cor rosa como signo cromático midiatizado e o meta-consumo de uma marcaBarbie’s Advertising Ecology: the color pink as a mediatized chromatic sign and the meta-consumption of a brandBarbieMarcaRosaCinemaPublicidadeBarbieBrandPinkCinemaAdvertisingTendo por contexto o lançamento do filme Barbie, gerador de grandes debates, inclusive no campo acadêmico, partimos neste artigo do questionamento: de que forma o filme pode ser compreendido como recurso publicitário e em que medida se revela expressão da centralidade do consumo nas pautas e no imaginário contemporâneos? Em síntese, nosso objetivo é compreender a produção de significados construídos pelo filme. Como metodologia, utilizaram-se a revisão bibliográfica e a análise das expressões publicitárias do filme em mídias físicas e digitais e fora delas, além de análise semiótica do filme como apoio à compreensão da ecologia publicitária. Constatam-se, como resultado, a centralidade da cor rosa, signo qualitativo de alta complexidade, capaz de expressar visualmente distintos aspectos implicados no filme e o caráter ambíguo da produção, misturando aspectos publicitários e cinematográficos.In the context of the release of the film Barbie, which has generated great debates, including in the academic field, we start from the following question: how can the film be understood as an advertising resource and to what extent is it an expression of the centrality of consumption in contemporary agendas and imagination? In summary, our goal is to understand the production of meanings constructed by the film. As a methodology, the bibliographic review and the analysis of the advertising expressions of the movie in physical and digital media and outside of them were used, as well as semiotic analysis of the film to support the understanding of the advertising ecology. As a result, the centrality of the color pink is verified, as a qualitative sign of high complexity, capable of visually expressing different aspects implied in the film; and the ambiguous nature of the production, mixing advertising and cinematographic aspects.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto do artigoapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/21902210.11606/issn.1984-5057.v15i2e219022Signos do Consumo; v. 15 n. 2 (2023): Signos do consumo em múltiplas percepções e abordagens; e2190221984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/219022/202503Copyright (c) 2023 Clotilde Perez, Bruno Pompeu, Diego Freirehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPerez, ClotildePompeu, BrunoFreire, DiegoPerez, ClotildePompeu, BrunoFreire, DiegoPerez, ClotildePompeu, BrunoFreire, Diego2024-02-05T18:57:08Zoai:revistas.usp.br:article/219022Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2024-02-05T18:57:08Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A ecologia publicitária de Barbie: a cor rosa como signo cromático midiatizado e o meta-consumo de uma marca
Barbie’s Advertising Ecology: the color pink as a mediatized chromatic sign and the meta-consumption of a brand
title A ecologia publicitária de Barbie: a cor rosa como signo cromático midiatizado e o meta-consumo de uma marca
spellingShingle A ecologia publicitária de Barbie: a cor rosa como signo cromático midiatizado e o meta-consumo de uma marca
Perez, Clotilde
Barbie
Marca
Rosa
Cinema
Publicidade
Barbie
Brand
Pink
Cinema
Advertising
title_short A ecologia publicitária de Barbie: a cor rosa como signo cromático midiatizado e o meta-consumo de uma marca
title_full A ecologia publicitária de Barbie: a cor rosa como signo cromático midiatizado e o meta-consumo de uma marca
title_fullStr A ecologia publicitária de Barbie: a cor rosa como signo cromático midiatizado e o meta-consumo de uma marca
title_full_unstemmed A ecologia publicitária de Barbie: a cor rosa como signo cromático midiatizado e o meta-consumo de uma marca
title_sort A ecologia publicitária de Barbie: a cor rosa como signo cromático midiatizado e o meta-consumo de uma marca
author Perez, Clotilde
author_facet Perez, Clotilde
Pompeu, Bruno
Freire, Diego
author_role author
author2 Pompeu, Bruno
Freire, Diego
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perez, Clotilde
Pompeu, Bruno
Freire, Diego
Perez, Clotilde
Pompeu, Bruno
Freire, Diego
Perez, Clotilde
Pompeu, Bruno
Freire, Diego
dc.subject.por.fl_str_mv Barbie
Marca
Rosa
Cinema
Publicidade
Barbie
Brand
Pink
Cinema
Advertising
topic Barbie
Marca
Rosa
Cinema
Publicidade
Barbie
Brand
Pink
Cinema
Advertising
description Tendo por contexto o lançamento do filme Barbie, gerador de grandes debates, inclusive no campo acadêmico, partimos neste artigo do questionamento: de que forma o filme pode ser compreendido como recurso publicitário e em que medida se revela expressão da centralidade do consumo nas pautas e no imaginário contemporâneos? Em síntese, nosso objetivo é compreender a produção de significados construídos pelo filme. Como metodologia, utilizaram-se a revisão bibliográfica e a análise das expressões publicitárias do filme em mídias físicas e digitais e fora delas, além de análise semiótica do filme como apoio à compreensão da ecologia publicitária. Constatam-se, como resultado, a centralidade da cor rosa, signo qualitativo de alta complexidade, capaz de expressar visualmente distintos aspectos implicados no filme e o caráter ambíguo da produção, misturando aspectos publicitários e cinematográficos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto do artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/219022
10.11606/issn.1984-5057.v15i2e219022
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/219022
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v15i2e219022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/219022/202503
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Clotilde Perez, Bruno Pompeu, Diego Freire
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Clotilde Perez, Bruno Pompeu, Diego Freire
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 15 n. 2 (2023): Signos do consumo em múltiplas percepções e abordagens; e219022
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068855401512960