A ecologia publicitária de Barbie: a cor rosa como signo cromático midiatizado e o meta-consumo de uma marca
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/219022 |
Resumo: | Tendo por contexto o lançamento do filme Barbie, gerador de grandes debates, inclusive no campo acadêmico, partimos neste artigo do questionamento: de que forma o filme pode ser compreendido como recurso publicitário e em que medida se revela expressão da centralidade do consumo nas pautas e no imaginário contemporâneos? Em síntese, nosso objetivo é compreender a produção de significados construídos pelo filme. Como metodologia, utilizaram-se a revisão bibliográfica e a análise das expressões publicitárias do filme em mídias físicas e digitais e fora delas, além de análise semiótica do filme como apoio à compreensão da ecologia publicitária. Constatam-se, como resultado, a centralidade da cor rosa, signo qualitativo de alta complexidade, capaz de expressar visualmente distintos aspectos implicados no filme e o caráter ambíguo da produção, misturando aspectos publicitários e cinematográficos. |
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A ecologia publicitária de Barbie: a cor rosa como signo cromático midiatizado e o meta-consumo de uma marcaBarbie’s Advertising Ecology: the color pink as a mediatized chromatic sign and the meta-consumption of a brandBarbieMarcaRosaCinemaPublicidadeBarbieBrandPinkCinemaAdvertisingTendo por contexto o lançamento do filme Barbie, gerador de grandes debates, inclusive no campo acadêmico, partimos neste artigo do questionamento: de que forma o filme pode ser compreendido como recurso publicitário e em que medida se revela expressão da centralidade do consumo nas pautas e no imaginário contemporâneos? Em síntese, nosso objetivo é compreender a produção de significados construídos pelo filme. Como metodologia, utilizaram-se a revisão bibliográfica e a análise das expressões publicitárias do filme em mídias físicas e digitais e fora delas, além de análise semiótica do filme como apoio à compreensão da ecologia publicitária. Constatam-se, como resultado, a centralidade da cor rosa, signo qualitativo de alta complexidade, capaz de expressar visualmente distintos aspectos implicados no filme e o caráter ambíguo da produção, misturando aspectos publicitários e cinematográficos.In the context of the release of the film Barbie, which has generated great debates, including in the academic field, we start from the following question: how can the film be understood as an advertising resource and to what extent is it an expression of the centrality of consumption in contemporary agendas and imagination? In summary, our goal is to understand the production of meanings constructed by the film. As a methodology, the bibliographic review and the analysis of the advertising expressions of the movie in physical and digital media and outside of them were used, as well as semiotic analysis of the film to support the understanding of the advertising ecology. As a result, the centrality of the color pink is verified, as a qualitative sign of high complexity, capable of visually expressing different aspects implied in the film; and the ambiguous nature of the production, mixing advertising and cinematographic aspects.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto do artigoapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/21902210.11606/issn.1984-5057.v15i2e219022Signos do Consumo; v. 15 n. 2 (2023): Signos do consumo em múltiplas percepções e abordagens; e2190221984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/219022/202503Copyright (c) 2023 Clotilde Perez, Bruno Pompeu, Diego Freirehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPerez, ClotildePompeu, BrunoFreire, DiegoPerez, ClotildePompeu, BrunoFreire, DiegoPerez, ClotildePompeu, BrunoFreire, Diego2024-02-05T18:57:08Zoai:revistas.usp.br:article/219022Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2024-02-05T18:57:08Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
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