É Possível se Falar em Política no Consumo como Recurso na Promoção de Marcas Juvenis? Considerações a Partir da Campanha: Oi, Bloqueio Não!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Mônica
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/42774
Resumo: O artigo discute o conceito de politização do consumo como recurso de construção de marcas juvenis. Recorre a pressupostos teóricos para refletir sobre os vínculos entre juventude, consumo e política. Estuda a campanha Oi, Bloqueio Não! como linha de comunicação que busca engajamento juvenil em um movimento que se pretende em defesa da cidadania. Objetiva-se, então, o questionamento desta premissa, discutindo as potencialidades e limitações discursivas da marca Oi em sua proposição política.
id USP-63_11a4000c8b5835f9e1652cbdcd8a1fbb
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/42774
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling É Possível se Falar em Política no Consumo como Recurso na Promoção de Marcas Juvenis? Considerações a Partir da Campanha: Oi, Bloqueio Não!política e consumopolitização de marcascampanha “OiBloqueio não!”O artigo discute o conceito de politização do consumo como recurso de construção de marcas juvenis. Recorre a pressupostos teóricos para refletir sobre os vínculos entre juventude, consumo e política. Estuda a campanha Oi, Bloqueio Não! como linha de comunicação que busca engajamento juvenil em um movimento que se pretende em defesa da cidadania. Objetiva-se, então, o questionamento desta premissa, discutindo as potencialidades e limitações discursivas da marca Oi em sua proposição política.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2009-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/4277410.11606/issn.1984-5057.v1i2p188-203Signos do Consumo; v. 1 n. 2 (2009): Os signos do consumo e suas múltiplas expressões; 188-2031984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/42774/46428Copyright (c) 2018 Mônica Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Mônica2019-04-01T12:56:45Zoai:revistas.usp.br:article/42774Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:56:45Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv É Possível se Falar em Política no Consumo como Recurso na Promoção de Marcas Juvenis? Considerações a Partir da Campanha: Oi, Bloqueio Não!
title É Possível se Falar em Política no Consumo como Recurso na Promoção de Marcas Juvenis? Considerações a Partir da Campanha: Oi, Bloqueio Não!
spellingShingle É Possível se Falar em Política no Consumo como Recurso na Promoção de Marcas Juvenis? Considerações a Partir da Campanha: Oi, Bloqueio Não!
Machado, Mônica
política e consumo
politização de marcas
campanha “Oi
Bloqueio não!”
title_short É Possível se Falar em Política no Consumo como Recurso na Promoção de Marcas Juvenis? Considerações a Partir da Campanha: Oi, Bloqueio Não!
title_full É Possível se Falar em Política no Consumo como Recurso na Promoção de Marcas Juvenis? Considerações a Partir da Campanha: Oi, Bloqueio Não!
title_fullStr É Possível se Falar em Política no Consumo como Recurso na Promoção de Marcas Juvenis? Considerações a Partir da Campanha: Oi, Bloqueio Não!
title_full_unstemmed É Possível se Falar em Política no Consumo como Recurso na Promoção de Marcas Juvenis? Considerações a Partir da Campanha: Oi, Bloqueio Não!
title_sort É Possível se Falar em Política no Consumo como Recurso na Promoção de Marcas Juvenis? Considerações a Partir da Campanha: Oi, Bloqueio Não!
author Machado, Mônica
author_facet Machado, Mônica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Mônica
dc.subject.por.fl_str_mv política e consumo
politização de marcas
campanha “Oi
Bloqueio não!”
topic política e consumo
politização de marcas
campanha “Oi
Bloqueio não!”
description O artigo discute o conceito de politização do consumo como recurso de construção de marcas juvenis. Recorre a pressupostos teóricos para refletir sobre os vínculos entre juventude, consumo e política. Estuda a campanha Oi, Bloqueio Não! como linha de comunicação que busca engajamento juvenil em um movimento que se pretende em defesa da cidadania. Objetiva-se, então, o questionamento desta premissa, discutindo as potencialidades e limitações discursivas da marca Oi em sua proposição política.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/42774
10.11606/issn.1984-5057.v1i2p188-203
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/42774
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v1i2p188-203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/42774/46428
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Mônica Machado
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Mônica Machado
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 1 n. 2 (2009): Os signos do consumo e suas múltiplas expressões; 188-203
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068855438213120