Literatura e consumo: uma leitura do clássico Vidas Secas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrascoza, João Anzanello
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/133762
Resumo: A cena midiática é constituída por um sem-número de discursos do consumo. Seguindo o conceito de retextualização de Bettetini, podemos retirar um texto (materialidade do discurso) de seu domínio original e transportá-lo para outro. Assim como Benjamin se vale dos poemas de Baudelaire para investigar o surgimento da sociedade de massa, discutimos o consumo e suas relações com a comunicação, por meio do romance Vidas secas, de Graciliano Ramos. Conceitos da Análise do Discurso de linha francesa serão mobilizados em nossa discussão.
id USP-63_33a883257f808f2c49afa403b005a97d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/133762
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling Literatura e consumo: uma leitura do clássico Vidas SecasLiterature and consumption: an approach of the classic Vidas SecasLiteratura y consumo: lectura del clásico Vidas SecasVidas secasDiscursoConsumoRetextualização.Vidas secasDiscursoConsumoRetextualización.Vidas SecasDiscourseConsumptionRetextualization.A cena midiática é constituída por um sem-número de discursos do consumo. Seguindo o conceito de retextualização de Bettetini, podemos retirar um texto (materialidade do discurso) de seu domínio original e transportá-lo para outro. Assim como Benjamin se vale dos poemas de Baudelaire para investigar o surgimento da sociedade de massa, discutimos o consumo e suas relações com a comunicação, por meio do romance Vidas secas, de Graciliano Ramos. Conceitos da Análise do Discurso de linha francesa serão mobilizados em nossa discussão.The media landscape is constituted by innumerable consumption discourses. Following Bettetini’s concept of retextualization, we can remove a text (materiality of the discourse) from its original domain and transfer it to another. Like Benjamin uses Baudelaire’s poems in order to investigate the emergence of mass society, we discuss consumption and its relationships to communication, by means of Graciliano Ramos’ novel Vidas Secas [Barren Lives]. Concepts of the French Discourse Analysis will be mobilized in our discussion.La escena mediática está constituida de un sinnúmero de discursos del consumo. Siguiendo el concepto de retextualización de Bettetini, podemos retirar un texto (materialidad del discurso) de su dominio original y transportarlo a otro. Así como Benjamin se vale de los poemas de Baudelaire para investigar el surgimiento de la sociedad de masas, pretendemos discutir el consumo, sus relaciones con los medios de comunicación, mediante la novela Vidas secas, de Graciliano Ramos. En nuestra discusión serán movilizados conceptos del Análisis de Discurso de línea francesa.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/13376210.11606/issn.1984-5057.v9i2p93-105Signos do Consumo; v. 9 n. 2 (2017): Consumo, Publicidade e Branding: conexões e especificidades; 93-1051984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/133762/137068Copyright (c) 2018 João Anzanello Carrascozainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarrascoza, João Anzanello2019-04-01T12:55:20Zoai:revistas.usp.br:article/133762Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:55:20Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura e consumo: uma leitura do clássico Vidas Secas
Literature and consumption: an approach of the classic Vidas Secas
Literatura y consumo: lectura del clásico Vidas Secas
title Literatura e consumo: uma leitura do clássico Vidas Secas
spellingShingle Literatura e consumo: uma leitura do clássico Vidas Secas
Carrascoza, João Anzanello
Vidas secas
Discurso
Consumo
Retextualização.
Vidas secas
Discurso
Consumo
Retextualización.
Vidas Secas
Discourse
Consumption
Retextualization.
title_short Literatura e consumo: uma leitura do clássico Vidas Secas
title_full Literatura e consumo: uma leitura do clássico Vidas Secas
title_fullStr Literatura e consumo: uma leitura do clássico Vidas Secas
title_full_unstemmed Literatura e consumo: uma leitura do clássico Vidas Secas
title_sort Literatura e consumo: uma leitura do clássico Vidas Secas
author Carrascoza, João Anzanello
author_facet Carrascoza, João Anzanello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrascoza, João Anzanello
dc.subject.por.fl_str_mv Vidas secas
Discurso
Consumo
Retextualização.
Vidas secas
Discurso
Consumo
Retextualización.
Vidas Secas
Discourse
Consumption
Retextualization.
topic Vidas secas
Discurso
Consumo
Retextualização.
Vidas secas
Discurso
Consumo
Retextualización.
Vidas Secas
Discourse
Consumption
Retextualization.
description A cena midiática é constituída por um sem-número de discursos do consumo. Seguindo o conceito de retextualização de Bettetini, podemos retirar um texto (materialidade do discurso) de seu domínio original e transportá-lo para outro. Assim como Benjamin se vale dos poemas de Baudelaire para investigar o surgimento da sociedade de massa, discutimos o consumo e suas relações com a comunicação, por meio do romance Vidas secas, de Graciliano Ramos. Conceitos da Análise do Discurso de linha francesa serão mobilizados em nossa discussão.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/133762
10.11606/issn.1984-5057.v9i2p93-105
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/133762
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v9i2p93-105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/133762/137068
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 João Anzanello Carrascoza
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 João Anzanello Carrascoza
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 9 n. 2 (2017): Consumo, Publicidade e Branding: conexões e especificidades; 93-105
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068856290705409