Literatura e consumo: uma leitura do clássico Vidas Secas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/133762 |
Resumo: | A cena midiática é constituída por um sem-número de discursos do consumo. Seguindo o conceito de retextualização de Bettetini, podemos retirar um texto (materialidade do discurso) de seu domínio original e transportá-lo para outro. Assim como Benjamin se vale dos poemas de Baudelaire para investigar o surgimento da sociedade de massa, discutimos o consumo e suas relações com a comunicação, por meio do romance Vidas secas, de Graciliano Ramos. Conceitos da Análise do Discurso de linha francesa serão mobilizados em nossa discussão. |
id |
USP-63_33a883257f808f2c49afa403b005a97d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/133762 |
network_acronym_str |
USP-63 |
network_name_str |
Signos do Consumo |
repository_id_str |
|
spelling |
Literatura e consumo: uma leitura do clássico Vidas SecasLiterature and consumption: an approach of the classic Vidas SecasLiteratura y consumo: lectura del clásico Vidas SecasVidas secasDiscursoConsumoRetextualização.Vidas secasDiscursoConsumoRetextualización.Vidas SecasDiscourseConsumptionRetextualization.A cena midiática é constituída por um sem-número de discursos do consumo. Seguindo o conceito de retextualização de Bettetini, podemos retirar um texto (materialidade do discurso) de seu domínio original e transportá-lo para outro. Assim como Benjamin se vale dos poemas de Baudelaire para investigar o surgimento da sociedade de massa, discutimos o consumo e suas relações com a comunicação, por meio do romance Vidas secas, de Graciliano Ramos. Conceitos da Análise do Discurso de linha francesa serão mobilizados em nossa discussão.The media landscape is constituted by innumerable consumption discourses. Following Bettetini’s concept of retextualization, we can remove a text (materiality of the discourse) from its original domain and transfer it to another. Like Benjamin uses Baudelaire’s poems in order to investigate the emergence of mass society, we discuss consumption and its relationships to communication, by means of Graciliano Ramos’ novel Vidas Secas [Barren Lives]. Concepts of the French Discourse Analysis will be mobilized in our discussion.La escena mediática está constituida de un sinnúmero de discursos del consumo. Siguiendo el concepto de retextualización de Bettetini, podemos retirar un texto (materialidad del discurso) de su dominio original y transportarlo a otro. Así como Benjamin se vale de los poemas de Baudelaire para investigar el surgimiento de la sociedad de masas, pretendemos discutir el consumo, sus relaciones con los medios de comunicación, mediante la novela Vidas secas, de Graciliano Ramos. En nuestra discusión serán movilizados conceptos del Análisis de Discurso de línea francesa.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/13376210.11606/issn.1984-5057.v9i2p93-105Signos do Consumo; v. 9 n. 2 (2017): Consumo, Publicidade e Branding: conexões e especificidades; 93-1051984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/133762/137068Copyright (c) 2018 João Anzanello Carrascozainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarrascoza, João Anzanello2019-04-01T12:55:20Zoai:revistas.usp.br:article/133762Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:55:20Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura e consumo: uma leitura do clássico Vidas Secas Literature and consumption: an approach of the classic Vidas Secas Literatura y consumo: lectura del clásico Vidas Secas |
title |
Literatura e consumo: uma leitura do clássico Vidas Secas |
spellingShingle |
Literatura e consumo: uma leitura do clássico Vidas Secas Carrascoza, João Anzanello Vidas secas Discurso Consumo Retextualização. Vidas secas Discurso Consumo Retextualización. Vidas Secas Discourse Consumption Retextualization. |
title_short |
Literatura e consumo: uma leitura do clássico Vidas Secas |
title_full |
Literatura e consumo: uma leitura do clássico Vidas Secas |
title_fullStr |
Literatura e consumo: uma leitura do clássico Vidas Secas |
title_full_unstemmed |
Literatura e consumo: uma leitura do clássico Vidas Secas |
title_sort |
Literatura e consumo: uma leitura do clássico Vidas Secas |
author |
Carrascoza, João Anzanello |
author_facet |
Carrascoza, João Anzanello |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carrascoza, João Anzanello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vidas secas Discurso Consumo Retextualização. Vidas secas Discurso Consumo Retextualización. Vidas Secas Discourse Consumption Retextualization. |
topic |
Vidas secas Discurso Consumo Retextualização. Vidas secas Discurso Consumo Retextualización. Vidas Secas Discourse Consumption Retextualization. |
description |
A cena midiática é constituída por um sem-número de discursos do consumo. Seguindo o conceito de retextualização de Bettetini, podemos retirar um texto (materialidade do discurso) de seu domínio original e transportá-lo para outro. Assim como Benjamin se vale dos poemas de Baudelaire para investigar o surgimento da sociedade de massa, discutimos o consumo e suas relações com a comunicação, por meio do romance Vidas secas, de Graciliano Ramos. Conceitos da Análise do Discurso de linha francesa serão mobilizados em nossa discussão. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/133762 10.11606/issn.1984-5057.v9i2p93-105 |
url |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/133762 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-5057.v9i2p93-105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/133762/137068 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 João Anzanello Carrascoza info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 João Anzanello Carrascoza |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signos do Consumo; v. 9 n. 2 (2017): Consumo, Publicidade e Branding: conexões e especificidades; 93-105 1984-5057 reponame:Signos do Consumo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Signos do Consumo |
collection |
Signos do Consumo |
repository.name.fl_str_mv |
Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br |
_version_ |
1797068856290705409 |