Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/193997 |
Resumo: | Neste artigo apresento algumas considerações sobre a mitosfera do consumo enquanto teoria que visa aproximar comunicação, consumo e imaginário. Para isso, realizo uma reflexão epistemológica aos estudos de comunicação e consumo, relacionando-os aos estudos do imaginário. Entre outros objetivos menos explícitos, buscarei fornecer bases teóricas para que possamos discutir o estatuto das imagens simbólicas e dos mitos na sociedade midiática e de consumo. |
id |
USP-63_910f7a883f279123a26eca1ef1cdd60f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/193997 |
network_acronym_str |
USP-63 |
network_name_str |
Signos do Consumo |
repository_id_str |
|
spelling |
Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginárioMythosphere of consumption: notes on a theory of communication, consumption, and imaginaryMitosfera del consumo: notas de una teoría sobre comunicación, consumo e imaginarioMitosfera do consumoMitoConsumaçãoImaginárioImagem simbólicaMitosfera del consumoMitoConsumaciónImaginarioImagen simbólicaMythosphere of consumptionMythConsummationImaginarySymbolic imageNeste artigo apresento algumas considerações sobre a mitosfera do consumo enquanto teoria que visa aproximar comunicação, consumo e imaginário. Para isso, realizo uma reflexão epistemológica aos estudos de comunicação e consumo, relacionando-os aos estudos do imaginário. Entre outros objetivos menos explícitos, buscarei fornecer bases teóricas para que possamos discutir o estatuto das imagens simbólicas e dos mitos na sociedade midiática e de consumo.En este artículo trato de presentar algunas notas sobre la mitosfera del consumo como una teoría que pretende acercar la comunicación al consumo y al imaginario. Para ello propondré una reflexión epistemológica sobre los estudios de comunicación y consumo, relacionándolos con los estudios del imaginario. Entre otros objetivos menos explícitos, también buscaré aportar bases teóricas para que podamos discutir el estatuto de las imágenes simbólicas y los mitos en la sociedad mediática y de consumo.In this article, I present some considerations on the mythosphere of consumption as a theory that aims to bring together communication, consumption, and imaginary. To this end, I carry out an epistemological reflection on communication and consumption studies, relating them to studies of the imaginary. Among other less explicit objectives, I will seek to provide theoretical bases to discuss the status of symbolic images and myths in the media and consumer society.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos parestextotextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/19399710.11606/issn.1984-5057.v14i1e193997Signos do Consumo; v. 14 n. 1 (2022): Sensibilidades, experiências e formas de apropriação; e1939971984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/193997/181154https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/193997/183324Copyright (c) 2022 Frederico Tavareshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Frederico Jorge Tavares de2022-11-03T20:54:03Zoai:revistas.usp.br:article/193997Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2022-11-03T20:54:03Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginário Mythosphere of consumption: notes on a theory of communication, consumption, and imaginary Mitosfera del consumo: notas de una teoría sobre comunicación, consumo e imaginario |
title |
Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginário |
spellingShingle |
Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginário Oliveira, Frederico Jorge Tavares de Mitosfera do consumo Mito Consumação Imaginário Imagem simbólica Mitosfera del consumo Mito Consumación Imaginario Imagen simbólica Mythosphere of consumption Myth Consummation Imaginary Symbolic image |
title_short |
Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginário |
title_full |
Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginário |
title_fullStr |
Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginário |
title_full_unstemmed |
Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginário |
title_sort |
Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginário |
author |
Oliveira, Frederico Jorge Tavares de |
author_facet |
Oliveira, Frederico Jorge Tavares de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Frederico Jorge Tavares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mitosfera do consumo Mito Consumação Imaginário Imagem simbólica Mitosfera del consumo Mito Consumación Imaginario Imagen simbólica Mythosphere of consumption Myth Consummation Imaginary Symbolic image |
topic |
Mitosfera do consumo Mito Consumação Imaginário Imagem simbólica Mitosfera del consumo Mito Consumación Imaginario Imagen simbólica Mythosphere of consumption Myth Consummation Imaginary Symbolic image |
description |
Neste artigo apresento algumas considerações sobre a mitosfera do consumo enquanto teoria que visa aproximar comunicação, consumo e imaginário. Para isso, realizo uma reflexão epistemológica aos estudos de comunicação e consumo, relacionando-os aos estudos do imaginário. Entre outros objetivos menos explícitos, buscarei fornecer bases teóricas para que possamos discutir o estatuto das imagens simbólicas e dos mitos na sociedade midiática e de consumo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo não avaliado pelos pares texto texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/193997 10.11606/issn.1984-5057.v14i1e193997 |
url |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/193997 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-5057.v14i1e193997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/193997/181154 https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/193997/183324 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Frederico Tavares http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Frederico Tavares http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signos do Consumo; v. 14 n. 1 (2022): Sensibilidades, experiências e formas de apropriação; e193997 1984-5057 reponame:Signos do Consumo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Signos do Consumo |
collection |
Signos do Consumo |
repository.name.fl_str_mv |
Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br |
_version_ |
1797068856555995136 |