Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Frederico Jorge Tavares de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/193997
Resumo: Neste artigo apresento algumas considerações sobre a mitosfera do consumo enquanto teoria que visa aproximar comunicação, consumo e imaginário. Para isso, realizo uma reflexão epistemológica aos estudos de comunicação e consumo, relacionando-os aos estudos do imaginário. Entre outros objetivos menos explícitos, buscarei fornecer bases teóricas para que possamos discutir o estatuto das imagens simbólicas e dos mitos na sociedade midiática e de consumo.
id USP-63_910f7a883f279123a26eca1ef1cdd60f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/193997
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginárioMythosphere of consumption: notes on a theory of communication, consumption, and imaginaryMitosfera del consumo: notas de una teoría sobre comunicación, consumo e imaginarioMitosfera do consumoMitoConsumaçãoImaginárioImagem simbólicaMitosfera del consumoMitoConsumaciónImaginarioImagen simbólicaMythosphere of consumptionMythConsummationImaginarySymbolic imageNeste artigo apresento algumas considerações sobre a mitosfera do consumo enquanto teoria que visa aproximar comunicação, consumo e imaginário. Para isso, realizo uma reflexão epistemológica aos estudos de comunicação e consumo, relacionando-os aos estudos do imaginário. Entre outros objetivos menos explícitos, buscarei fornecer bases teóricas para que possamos discutir o estatuto das imagens simbólicas e dos mitos na sociedade midiática e de consumo.En este artículo trato de presentar algunas notas sobre la mitosfera del consumo como una teoría que pretende acercar la comunicación al consumo y al imaginario. Para ello propondré una reflexión epistemológica sobre los estudios de comunicación y consumo, relacionándolos con los estudios del imaginario. Entre otros objetivos menos explícitos, también buscaré aportar bases teóricas para que podamos discutir el estatuto de las imágenes simbólicas y los mitos en la sociedad mediática y de consumo.In this article, I present some considerations on the mythosphere of consumption as a theory that aims to bring together communication, consumption, and imaginary. To this end, I carry out an epistemological reflection on communication and consumption studies, relating them to studies of the imaginary. Among other less explicit objectives, I will seek to provide theoretical bases to discuss the status of symbolic images and myths in the media and consumer society.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos parestextotextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/19399710.11606/issn.1984-5057.v14i1e193997Signos do Consumo; v. 14 n. 1 (2022): Sensibilidades, experiências e formas de apropriação; e1939971984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/193997/181154https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/193997/183324Copyright (c) 2022 Frederico Tavareshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Frederico Jorge Tavares de2022-11-03T20:54:03Zoai:revistas.usp.br:article/193997Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2022-11-03T20:54:03Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginário
Mythosphere of consumption: notes on a theory of communication, consumption, and imaginary
Mitosfera del consumo: notas de una teoría sobre comunicación, consumo e imaginario
title Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginário
spellingShingle Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginário
Oliveira, Frederico Jorge Tavares de
Mitosfera do consumo
Mito
Consumação
Imaginário
Imagem simbólica
Mitosfera del consumo
Mito
Consumación
Imaginario
Imagen simbólica
Mythosphere of consumption
Myth
Consummation
Imaginary
Symbolic image
title_short Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginário
title_full Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginário
title_fullStr Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginário
title_full_unstemmed Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginário
title_sort Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginário
author Oliveira, Frederico Jorge Tavares de
author_facet Oliveira, Frederico Jorge Tavares de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Frederico Jorge Tavares de
dc.subject.por.fl_str_mv Mitosfera do consumo
Mito
Consumação
Imaginário
Imagem simbólica
Mitosfera del consumo
Mito
Consumación
Imaginario
Imagen simbólica
Mythosphere of consumption
Myth
Consummation
Imaginary
Symbolic image
topic Mitosfera do consumo
Mito
Consumação
Imaginário
Imagem simbólica
Mitosfera del consumo
Mito
Consumación
Imaginario
Imagen simbólica
Mythosphere of consumption
Myth
Consummation
Imaginary
Symbolic image
description Neste artigo apresento algumas considerações sobre a mitosfera do consumo enquanto teoria que visa aproximar comunicação, consumo e imaginário. Para isso, realizo uma reflexão epistemológica aos estudos de comunicação e consumo, relacionando-os aos estudos do imaginário. Entre outros objetivos menos explícitos, buscarei fornecer bases teóricas para que possamos discutir o estatuto das imagens simbólicas e dos mitos na sociedade midiática e de consumo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
texto
texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/193997
10.11606/issn.1984-5057.v14i1e193997
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/193997
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v14i1e193997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/193997/181154
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/193997/183324
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Frederico Tavares
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Frederico Tavares
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 14 n. 1 (2022): Sensibilidades, experiências e formas de apropriação; e193997
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068856555995136