Mais do que dinheiro: pink money e a circulação de sentidos na comunidade LGBT+

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Arize Souza Fernandes de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Machado, Mônica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/173551
Resumo: Diante da crescente investida das marcas em campanhas publicitárias de apoio à diversidade de orientação sexual e de gênero, o presente artigo busca apontar alguns argumentos da comunidade LGBT+ a respeito do tema. Os discursos foram analisados a partir da observação participante de eventos realizados no Rio de Janeiro em 2019. As principais reflexões relevam que, para além da visibilidade auferida pelas iniciativas das marcas, as discussões circulantes demonstram especial preocupação dos participantes com os afetos dos indivíduos representados pelas campanhas e com seu impacto nas relações socioeconômicas.
id USP-63_fd71612baf452339682524ead594724f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/173551
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling Mais do que dinheiro: pink money e a circulação de sentidos na comunidade LGBT+Más que dinero: pink money y la circulación de sentidos en la comunidad LGBT+More than money: pink money and the circulation of senses in the LGBT+ communityPink moneyComunidade LGBT Observação participantePink moneyComunidad LGBT Observación participantePink moneyLGBT communityParticipant observationDiante da crescente investida das marcas em campanhas publicitárias de apoio à diversidade de orientação sexual e de gênero, o presente artigo busca apontar alguns argumentos da comunidade LGBT+ a respeito do tema. Os discursos foram analisados a partir da observação participante de eventos realizados no Rio de Janeiro em 2019. As principais reflexões relevam que, para além da visibilidade auferida pelas iniciativas das marcas, as discussões circulantes demonstram especial preocupação dos participantes com os afetos dos indivíduos representados pelas campanhas e com seu impacto nas relações socioeconômicas.Considering the growing onslaught of brands in advertising campaigns to support the diversity of sexual orientation and gender, this article points out some arguments from the LGBT+ community regarding the theme. The speeches were analyzed based on the participant observation of events held in Rio de Janeiro, in 2019. The main reflections show that far beyond the visibility gained by the initiatives of the brands, the circulating discussions show special concern with the affections of the individuals represented by such campaigns and how their socio-economic relations can be affected.En vista de la creciente circulación de marcas en campañas publicitarias para apoyar la diversidad de orientación sexual y de género, este artículo propone señalar algunos argumentos de la comunidad LGBT+ con respecto al tema. Los discursos se analizaron a partir de la observación participante de eventos en Río de Janeiro en 2019. Las principales reflexiones muestran que, mucho más allá de la visibilidad obtenida por las iniciativas de las marcas, las discusiones circulantes muestran una especial preocupación, por parte de los participantes, por el afecto de las personas representadas por tales campañas y cómo pueden verse afectadas sus relaciones socioeconómicas.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextotextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/17355110.11606/issn.1984-5057.v13i1p20-31Signos do Consumo; v. 13 n. 1 (2021): Signos do consumo em múltiplos enfoques; 20-311984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/173551/173764https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/173551/180596Copyright (c) 2021 Arize Souza Fernandes de Oliveira, Mônica Machadohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Arize Souza Fernandes deMachado, Mônica2021-07-06T20:57:45Zoai:revistas.usp.br:article/173551Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2021-07-06T20:57:45Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mais do que dinheiro: pink money e a circulação de sentidos na comunidade LGBT+
Más que dinero: pink money y la circulación de sentidos en la comunidad LGBT+
More than money: pink money and the circulation of senses in the LGBT+ community
title Mais do que dinheiro: pink money e a circulação de sentidos na comunidade LGBT+
spellingShingle Mais do que dinheiro: pink money e a circulação de sentidos na comunidade LGBT+
Oliveira, Arize Souza Fernandes de
Pink money
Comunidade LGBT
Observação participante
Pink money
Comunidad LGBT
Observación participante
Pink money
LGBT community
Participant observation
title_short Mais do que dinheiro: pink money e a circulação de sentidos na comunidade LGBT+
title_full Mais do que dinheiro: pink money e a circulação de sentidos na comunidade LGBT+
title_fullStr Mais do que dinheiro: pink money e a circulação de sentidos na comunidade LGBT+
title_full_unstemmed Mais do que dinheiro: pink money e a circulação de sentidos na comunidade LGBT+
title_sort Mais do que dinheiro: pink money e a circulação de sentidos na comunidade LGBT+
author Oliveira, Arize Souza Fernandes de
author_facet Oliveira, Arize Souza Fernandes de
Machado, Mônica
author_role author
author2 Machado, Mônica
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Arize Souza Fernandes de
Machado, Mônica
dc.subject.por.fl_str_mv Pink money
Comunidade LGBT
Observação participante
Pink money
Comunidad LGBT
Observación participante
Pink money
LGBT community
Participant observation
topic Pink money
Comunidade LGBT
Observação participante
Pink money
Comunidad LGBT
Observación participante
Pink money
LGBT community
Participant observation
description Diante da crescente investida das marcas em campanhas publicitárias de apoio à diversidade de orientação sexual e de gênero, o presente artigo busca apontar alguns argumentos da comunidade LGBT+ a respeito do tema. Os discursos foram analisados a partir da observação participante de eventos realizados no Rio de Janeiro em 2019. As principais reflexões relevam que, para além da visibilidade auferida pelas iniciativas das marcas, as discussões circulantes demonstram especial preocupação dos participantes com os afetos dos indivíduos representados pelas campanhas e com seu impacto nas relações socioeconômicas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
texto
texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/173551
10.11606/issn.1984-5057.v13i1p20-31
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/173551
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v13i1p20-31
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/173551/173764
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/173551/180596
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Arize Souza Fernandes de Oliveira, Mônica Machado
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Arize Souza Fernandes de Oliveira, Mônica Machado
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 13 n. 1 (2021): Signos do consumo em múltiplos enfoques; 20-31
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068856408145920