Acompanhamento para educadoras de bebês com deficiência em creche: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bossi, Tatiele Jacques
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Piccinini, Cesar Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/160739
Resumo: The present study aims to describe the Monitoring Program for Day Care Teachers in an Inclusive Context - PROAECI and present details of its implementation. The application of PROACI to 3 nursery teachers in which they had a baby (24 months) with physical disability included is reported. The purpose of the program was to offer a sensitive and reflexive listening on the relationship of the teachers toward the infant with disability, accepting their feelings, demands and difficulties. The program was conducted over six meetings, applied weekly and individually, lasting 50 minutes. Each meeting had a specific issue guided by Winnicott´s concepts related to the tasks of the teacher (holding, handling and object-presenting) and competences of the teacher (predictability, respect to maternal knowledge and educational diagnosis). It highlights the potential of PROAECI, by sensitizing the teachers to develop a reflexive, welcoming, active and responsible attitude toward the infant with disability.
id USP-67_35050d7e36515260618874ca3a17b6f8
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/160739
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling Acompanhamento para educadoras de bebês com deficiência em creche: relato de experiênciaEducación inclusivaEducación de la primera infanciaPrograma de acompañamiento para educadoraWinnicotteducação inclusivaeducação infantilprograma de acompanhamento para educadorasWinnicottThe present study aims to describe the Monitoring Program for Day Care Teachers in an Inclusive Context - PROAECI and present details of its implementation. The application of PROACI to 3 nursery teachers in which they had a baby (24 months) with physical disability included is reported. The purpose of the program was to offer a sensitive and reflexive listening on the relationship of the teachers toward the infant with disability, accepting their feelings, demands and difficulties. The program was conducted over six meetings, applied weekly and individually, lasting 50 minutes. Each meeting had a specific issue guided by Winnicott´s concepts related to the tasks of the teacher (holding, handling and object-presenting) and competences of the teacher (predictability, respect to maternal knowledge and educational diagnosis). It highlights the potential of PROAECI, by sensitizing the teachers to develop a reflexive, welcoming, active and responsible attitude toward the infant with disability.O presente estudo tem por objetivo descrever o Programa de Acompanhamento para Educadoras de Creche em Contexto Inclusivo – PROAECI e apresentar detalhes de sua implementação. Relata-se a aplicação do PROAECI a 3 educadoras de berçário em que tinha um bebê (24 meses) com deficiência física incluído nesta turma. O programa teve por objetivo oferecer uma escuta sensível e reflexiva sobre a relação das educadoras com o bebê com deficiência, acolhendo seus sentimentos, demandas e dificuldades. O PROAECI foi realizado em seis encontros, aplicados com periodicidade semanal e de forma individual, com duração de 50 minutos. Cada encontro tinha um tema específico norteado por conceitos da teoria winnicottiana, referentes às tarefas da educadora (holding, manuseio e apresentação de objetos) e competências da educadora (previsibilidade, adaptação ao saber materno e diagnóstico pedagógico). Destaca-se o potencial do PROAECI, ao sensibilizar as educadoras para desenvolver uma atitude reflexiva, acolhedora, ativa e responsável com o bebê com deficiência.El presente estudio tiene por objetivo describir el Programa de Acompañamiento para Educadoras de Jardín Infantil en Contexto Inclusivo - PROAECI y presentar detalles de su implementación. Se relata la aplicación del PROACI a 3 educadoras de jardín infantil en que tenía un bebé (24 meses) con discapacidad física incluida. El programa tuvo por objetivo ofrecer una escucha sensible y reflexiva sobre la relación de las educadoras con el bebé con discapacidad, acogiendo sus sentimientos, demandas y dificultades. El programa se realizó a lo largo de seis encuentros, aplicados con periodicidad semanal y de forma individual, con una duración de 50 minutos. Cada encuentro tenía un tema específico orientado por conceptos de la teoría winnicottiana referentes a las tareas de la educadora (holding, manejo y presentación de objetos) y competencias de la educadora (previsibilidad, adaptación al saber materno y diagnóstico pedagógico). Se destaca el potencial del PROAECI, al sensibilizar a las educadoras para desarrollar una actitud reflexiva, acogedora, activa y responsable con el bebé con discapacidad.Universidade de São Paulo2019-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/16073910.11606/issn.1981-1624.v24i2p358-370Estilos da Clinica; v. 24 n. 2 (2019): Sándor Ferenczi e a criança nos adultos; 358-370Estilos da Clinica; ##issue.vol## 24 ##issue.no## 2 (2019): Sándor Ferenczi e a criança nos adultos; 358-370Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 24 N. 2 (2019): Sándor Ferenczi e a criança nos adultos; 358-370Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 24 No. 2 (2019): Sándor Ferenczi e a criança nos adultos; 358-370Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 24 No 2 (2019): Sándor Ferenczi et l'enfant chez les adultes; 358-370Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 24 Núm. 2 (2019): Sándor Ferenczi y el niño en los adultos; 358-3701981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/160739/156575Bossi, Tatiele JacquesPiccinini, Cesar Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T03:56:17Zoai:revistas.usp.br:article/160739Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T03:56:17Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Acompanhamento para educadoras de bebês com deficiência em creche: relato de experiência
title Acompanhamento para educadoras de bebês com deficiência em creche: relato de experiência
spellingShingle Acompanhamento para educadoras de bebês com deficiência em creche: relato de experiência
Bossi, Tatiele Jacques
Educación inclusiva
Educación de la primera infancia
Programa de acompañamiento para educadora
Winnicott
educação inclusiva
educação infantil
programa de acompanhamento para educadoras
Winnicott
title_short Acompanhamento para educadoras de bebês com deficiência em creche: relato de experiência
title_full Acompanhamento para educadoras de bebês com deficiência em creche: relato de experiência
title_fullStr Acompanhamento para educadoras de bebês com deficiência em creche: relato de experiência
title_full_unstemmed Acompanhamento para educadoras de bebês com deficiência em creche: relato de experiência
title_sort Acompanhamento para educadoras de bebês com deficiência em creche: relato de experiência
author Bossi, Tatiele Jacques
author_facet Bossi, Tatiele Jacques
Piccinini, Cesar Augusto
author_role author
author2 Piccinini, Cesar Augusto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bossi, Tatiele Jacques
Piccinini, Cesar Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Educación inclusiva
Educación de la primera infancia
Programa de acompañamiento para educadora
Winnicott
educação inclusiva
educação infantil
programa de acompanhamento para educadoras
Winnicott
topic Educación inclusiva
Educación de la primera infancia
Programa de acompañamiento para educadora
Winnicott
educação inclusiva
educação infantil
programa de acompanhamento para educadoras
Winnicott
description The present study aims to describe the Monitoring Program for Day Care Teachers in an Inclusive Context - PROAECI and present details of its implementation. The application of PROACI to 3 nursery teachers in which they had a baby (24 months) with physical disability included is reported. The purpose of the program was to offer a sensitive and reflexive listening on the relationship of the teachers toward the infant with disability, accepting their feelings, demands and difficulties. The program was conducted over six meetings, applied weekly and individually, lasting 50 minutes. Each meeting had a specific issue guided by Winnicott´s concepts related to the tasks of the teacher (holding, handling and object-presenting) and competences of the teacher (predictability, respect to maternal knowledge and educational diagnosis). It highlights the potential of PROAECI, by sensitizing the teachers to develop a reflexive, welcoming, active and responsible attitude toward the infant with disability.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/160739
10.11606/issn.1981-1624.v24i2p358-370
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/160739
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v24i2p358-370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/160739/156575
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 24 n. 2 (2019): Sándor Ferenczi e a criança nos adultos; 358-370
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 24 ##issue.no## 2 (2019): Sándor Ferenczi e a criança nos adultos; 358-370
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 24 N. 2 (2019): Sándor Ferenczi e a criança nos adultos; 358-370
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 24 No. 2 (2019): Sándor Ferenczi e a criança nos adultos; 358-370
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 24 No 2 (2019): Sándor Ferenczi et l'enfant chez les adultes; 358-370
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 24 Núm. 2 (2019): Sándor Ferenczi y el niño en los adultos; 358-370
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067496371519488