Fai finta di poter mangiare:: caso di studio di un bambino con fibrosi cistica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Gisely
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cunha, Maiara Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/176988
Resumo: Objetivou-se relatar o processo de psicoterapia de orientação psicanalítica de uma menina de 6 anos com dificuldades alimentares. Foi realizado acompanhamento em uma clínica escola de psicologia, com queixa principal de recusa alimentar via oral desde os quatro meses de vida. Essa recusa iniciou durante um período de internação hospitalar no qual descobriu-se o diagnóstico de Fibrose Cística. Foram realizadas 24 sessões com a paciente e 4 sessões com seus pais, para conhecer o histórico de vida da criança e propiciar um espaço de fala e orientação aos familiares. Ao longo do acompanhamento, a alimentação foi o tema principal das sessões, as quais eram guiadas pela criança e interpretadas pela terapeuta. Esse processo possibilitou que a criança ressignificasse sua relação com os alimentos e passasse a se interessar por eles.
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Foi realizado acompanhamento em uma clínica escola de psicologia, com queixa principal de recusa alimentar via oral desde os quatro meses de vida. Essa recusa iniciou durante um período de internação hospitalar no qual descobriu-se o diagnóstico de Fibrose Cística. Foram realizadas 24 sessões com a paciente e 4 sessões com seus pais, para conhecer o histórico de vida da criança e propiciar um espaço de fala e orientação aos familiares. Ao longo do acompanhamento, a alimentação foi o tema principal das sessões, as quais eram guiadas pela criança e interpretadas pela terapeuta. Esse processo possibilitou que a criança ressignificasse sua relação com os alimentos e passasse a se interessar por eles.El objetivo fue reportar el proceso de psicoterapia psicoanalítica de una niña de 6 años con dificultades alimentarias.  El seguimiento se realizó en la clínica de una escuela de psicología, con el principal reclamo de rechazo oral desde los cuatro meses de edad.  Esta negativa se inició durante un período de hospitalización en el que se descubrió el diagnóstico de Fibrosis Quística.  Hubo 24 sesiones con la paciente y 4 sesiones con sus padres, para conocer la historia de vida de la niña y brindar un espacio de habla y orientación a los familiares. Durante todo el seguimiento, la alimentación fue el tema principal de las sesiones. Este proceso hizo posible que la niña replanteara su relación con la comida y se interesara por ella.Cette étude visait à rapporter le processus de psychothérapie psychanalytique d’une fille de 6 ans avec des difficultés alimentaires. Le suivi a été effectué dans une clinique scolaire de psychologie. La plainte principale était le refus de nourriture oral depuis l’âge de quatre mois, qui a commencé pendant une hospitalisation, lorsque le diagnostic de fibrose kystique a été découvert. Vingt-quatre séances ont eu lieu avec la patiente et quatre séances avec ses parents pour connaître l’histoire de la vie de l’enfant et fournir un espace de parole et d’orientation à la famille.  Au long du suivi, l’alimentation a été le thème principal, qui ont été guidées par l’enfant et interprétées par la thérapeute. Ce processus a permis à l’enfant de recadrer sa relation avec la nourriture et de s'y intéresser.The objective was to report the psychoanalytic psychotherapy process of a 6 year old girl years with eating difficulties. Follow-up was carried out in a psychology school clinic, with the main complaint of oral refusal since the age of four months. This refusal started during a hospital stay in which the diagnosis of Cystic Fibrosis was discovered. Were 24 sessions were held with the patient and 4 sessions with her parents, to get to know the life history of the child and provide a space for speech and guidance for family members. Throughout the follow-up, food was the main theme of the sessions, which were guided by the child and interpreted by the therapist. This process allowed the child to reframe his relationship with food and became interested in it.L'obiettivo era quello di riportare il processo di psicoterapia psicoanalitica di una bambina di 6 anni con difficoltà alimentari. Il follow-up è stato effettuato in una clinica della scuola di psicologia, con la principale denuncia di rifiuto orale dall'età di quattro mesi. Questo rifiuto è iniziato durante un periodo di ricovero in cui è stata scoperta la diagnosi di Fibrosi Cistica. Ci sono state 24 sessioni con la paziente e 4 sessioni con i suoi genitori, per conoscere la storia della vita del bambino e fornire uno spazio per la parola e la guida per i membri della famiglia. Durante tutto il follow-up, il cibo è stato il tema principale delle sessioni, che sono state guidate dal bambino e interpretate dal terapeuta. Questo processo ha permesso al bambino di riformulare la sua relazione con il cibo e di interessarsene.Universidade de São Paulo2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/17698810.11606/issn.1981-1624.v26i2p394-409Estilos da Clinica; v. 26 n. 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 394-409Estilos da Clinica; ##issue.vol## 26 ##issue.no## 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 394-409Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 26 N. 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 394-409Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 26 No. 2 (2021): Other clinic, another school: psychoanalysis and education in times of pandemic - Part II; 394-409Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 26 No 2 (2021): Une autre clinique, une autre école: psychanalyse et éducation en période de pandémie - Partie II; 394-409Estilos de la Clínica. 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