Os lugares onde os estudos de audiência e os estudos de produção se encontram
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/142018 |
Resumo: | Audience studies and production studies have had largely separate trajectories in research, despite their shared grounded theory agendas and research methods. Drawing on a larger ethnography of media audiences and producers, this article shows how the human subjects of audience studies and production studies might be studied together to reveal the power relations involved in mass media production processes. In this particular case study, fans and extras for the television series Treme (2010-2013) shared a discourse around the place of viewing and making which strove to articulate a common culture despite the real hierarchical barriers between audiences and production personnel. |
id |
USP-70_8f9539df8f7709bc70a417d038a31ed4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/142018 |
network_acronym_str |
USP-70 |
network_name_str |
Matrizes (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os lugares onde os estudos de audiência e os estudos de produção se encontramThe places where audience studies and production studies meetAudience studiesplacemakingproduction studiesTremevalueEstudos de audiênciaplacemakingestudos de produçãoTremevalorAudience studies and production studies have had largely separate trajectories in research, despite their shared grounded theory agendas and research methods. Drawing on a larger ethnography of media audiences and producers, this article shows how the human subjects of audience studies and production studies might be studied together to reveal the power relations involved in mass media production processes. In this particular case study, fans and extras for the television series Treme (2010-2013) shared a discourse around the place of viewing and making which strove to articulate a common culture despite the real hierarchical barriers between audiences and production personnel.Os estudos de audiência e os estudos de produção possuem trajetórias de pesquisa bastante distintas, apesar de suas compartilhadas preferências pela teoria baseada na realidade empírica e metodologias de pesquisa. A partir de uma ampla etnografia de mídia das audiências e produtores, esse artigo mostra como os sujeitos humanos dos estudos de audiência e estudos de produção podem ser estudados em conjunto, para revelar as relações de poder envolvidas nos processos da produção dos meios de comunicação de massa. Nesse estudo de caso específico, fãs e figurantes da série de televisão Treme (2010-2013) compartilharam um discurso sobre o lugar da espectatorialidade e o da produção que se esforça para articular uma cultura comum, apesar das barreiras concretas hierárquicas entre públicos e equipe de produção.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2017-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/14201810.11606/issn.1982-8160.v11i3p39-55MATRIZes; v. 11 n. 3 (2017); 39-55MATRIZes; Vol. 11 No 3 (2017); 39-55MATRIZes; V. 11 N. 3 (2017); 39-55MATRIZes; Vol. 11 No. 3 (2017); 39-55MATRIZes; Vol. 11 Núm. 3 (2017); 39-551982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/142018/137274https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/142018/137275Copyright (c) 2017 Matrizesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMayer, Vicki2020-06-03T22:43:03Zoai:revistas.usp.br:article/142018Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:34.033966Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os lugares onde os estudos de audiência e os estudos de produção se encontram The places where audience studies and production studies meet |
title |
Os lugares onde os estudos de audiência e os estudos de produção se encontram |
spellingShingle |
Os lugares onde os estudos de audiência e os estudos de produção se encontram Mayer, Vicki Audience studies placemaking production studies Treme value Estudos de audiência placemaking estudos de produção Treme valor |
title_short |
Os lugares onde os estudos de audiência e os estudos de produção se encontram |
title_full |
Os lugares onde os estudos de audiência e os estudos de produção se encontram |
title_fullStr |
Os lugares onde os estudos de audiência e os estudos de produção se encontram |
title_full_unstemmed |
Os lugares onde os estudos de audiência e os estudos de produção se encontram |
title_sort |
Os lugares onde os estudos de audiência e os estudos de produção se encontram |
author |
Mayer, Vicki |
author_facet |
Mayer, Vicki |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mayer, Vicki |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Audience studies placemaking production studies Treme value Estudos de audiência placemaking estudos de produção Treme valor |
topic |
Audience studies placemaking production studies Treme value Estudos de audiência placemaking estudos de produção Treme valor |
description |
Audience studies and production studies have had largely separate trajectories in research, despite their shared grounded theory agendas and research methods. Drawing on a larger ethnography of media audiences and producers, this article shows how the human subjects of audience studies and production studies might be studied together to reveal the power relations involved in mass media production processes. In this particular case study, fans and extras for the television series Treme (2010-2013) shared a discourse around the place of viewing and making which strove to articulate a common culture despite the real hierarchical barriers between audiences and production personnel. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/142018 10.11606/issn.1982-8160.v11i3p39-55 |
url |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/142018 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1982-8160.v11i3p39-55 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/142018/137274 https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/142018/137275 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Matrizes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Matrizes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
MATRIZes; v. 11 n. 3 (2017); 39-55 MATRIZes; Vol. 11 No 3 (2017); 39-55 MATRIZes; V. 11 N. 3 (2017); 39-55 MATRIZes; Vol. 11 No. 3 (2017); 39-55 MATRIZes; Vol. 11 Núm. 3 (2017); 39-55 1982-8160 1982-2073 reponame:Matrizes (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Matrizes (Online) |
collection |
Matrizes (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
matrizes@usp.br |
_version_ |
1797051314812747776 |