Memória, comunicação e cultura: o diálogo entre o Memorial da Resistência do Estado de São Paulo e o campo escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/83345 |
Resumo: | Os memoriais são instituições museológicas voltadas para a coleta, preservação e comunicação de memórias e narrativas históricas. Espaços de articulação entre subjetividade e conhecimento envolvem diversas temáticas, objetos e contextos sociais e históricos. Nesse texto, fazemos alguns apontamentos sobre as características dos memoriais em geral, para, em seguida, destacarmos as instituições memoriais voltadas para o resgate das memórias acerca de episódios e períodos históricos de extrema violência e violação sistemática dos direitos humanos. Nesse contexto, propomos apresentar o trabalho realizado pelo Memorial da Resistência do Estado de São Paulo, bem como fazer alguns apontamentos de como esse estabelece um rico canal de diálogo com o campo escolar, constituindo- -se como uma instituição de interesse tanto para professores quanto alunos. |
id |
USP-71_05dfe9be12bd45fa7b71da8e5b55b870 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/83345 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Memória, comunicação e cultura: o diálogo entre o Memorial da Resistência do Estado de São Paulo e o campo escolarMemory, Communication and Culture: The Dialogue Between the Resistance Memorial of São Paulo and the School FieldMemorialsResistance Memorial of São PauloDictatorshipSchoolMemoriaisMemorial da Resistência do Estado de São PauloDitadura militarEscolaOs memoriais são instituições museológicas voltadas para a coleta, preservação e comunicação de memórias e narrativas históricas. Espaços de articulação entre subjetividade e conhecimento envolvem diversas temáticas, objetos e contextos sociais e históricos. Nesse texto, fazemos alguns apontamentos sobre as características dos memoriais em geral, para, em seguida, destacarmos as instituições memoriais voltadas para o resgate das memórias acerca de episódios e períodos históricos de extrema violência e violação sistemática dos direitos humanos. Nesse contexto, propomos apresentar o trabalho realizado pelo Memorial da Resistência do Estado de São Paulo, bem como fazer alguns apontamentos de como esse estabelece um rico canal de diálogo com o campo escolar, constituindo- -se como uma instituição de interesse tanto para professores quanto alunos.Memorials are museological institutions dedicated to the collection, preservation and communication of historical memories and narratives. Spaces of articulation between subjectivity and knowledge involve several themes, objects, and social and historical contexts. In this text, we make some reflexions about the characteristics of memorials in general, and then we discuss on the memorial institutions devoted to the rescue of memories about historical periods and episodes of extreme violence and systematic human rights violations. In this context, we present the work developed by the Resistance Memorial of São Paulo as well as make some notes on how this institution provides a rich dialogue with the school field, establishing itself as an institution of interest to both teachers and students.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2014-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/8334510.11606/issn.2316-9125.v19i2p97-107Comunicação & Educação; v. 19 n. 2 (2014): Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas; 97-107Comunicação & Educação; Vol. 19 No. 2 (2014): Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas; 97-107Comunicação & Educação; Vol. 19 Núm. 2 (2014): Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas; 97-1072316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/83345/87477Copyright (c) 2014 Maria Aparecida Baccega, Felipe Corrêa de Mellohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaccega, Maria AparecidaMello, Felipe Corrêa de2015-05-29T13:49:43Zoai:revistas.usp.br:article/83345Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:18.735110Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memória, comunicação e cultura: o diálogo entre o Memorial da Resistência do Estado de São Paulo e o campo escolar Memory, Communication and Culture: The Dialogue Between the Resistance Memorial of São Paulo and the School Field |
title |
Memória, comunicação e cultura: o diálogo entre o Memorial da Resistência do Estado de São Paulo e o campo escolar |
spellingShingle |
Memória, comunicação e cultura: o diálogo entre o Memorial da Resistência do Estado de São Paulo e o campo escolar Baccega, Maria Aparecida Memorials Resistance Memorial of São Paulo Dictatorship School Memoriais Memorial da Resistência do Estado de São Paulo Ditadura militar Escola |
title_short |
Memória, comunicação e cultura: o diálogo entre o Memorial da Resistência do Estado de São Paulo e o campo escolar |
title_full |
Memória, comunicação e cultura: o diálogo entre o Memorial da Resistência do Estado de São Paulo e o campo escolar |
title_fullStr |
Memória, comunicação e cultura: o diálogo entre o Memorial da Resistência do Estado de São Paulo e o campo escolar |
title_full_unstemmed |
Memória, comunicação e cultura: o diálogo entre o Memorial da Resistência do Estado de São Paulo e o campo escolar |
title_sort |
Memória, comunicação e cultura: o diálogo entre o Memorial da Resistência do Estado de São Paulo e o campo escolar |
author |
Baccega, Maria Aparecida |
author_facet |
Baccega, Maria Aparecida Mello, Felipe Corrêa de |
author_role |
author |
author2 |
Mello, Felipe Corrêa de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baccega, Maria Aparecida Mello, Felipe Corrêa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memorials Resistance Memorial of São Paulo Dictatorship School Memoriais Memorial da Resistência do Estado de São Paulo Ditadura militar Escola |
topic |
Memorials Resistance Memorial of São Paulo Dictatorship School Memoriais Memorial da Resistência do Estado de São Paulo Ditadura militar Escola |
description |
Os memoriais são instituições museológicas voltadas para a coleta, preservação e comunicação de memórias e narrativas históricas. Espaços de articulação entre subjetividade e conhecimento envolvem diversas temáticas, objetos e contextos sociais e históricos. Nesse texto, fazemos alguns apontamentos sobre as características dos memoriais em geral, para, em seguida, destacarmos as instituições memoriais voltadas para o resgate das memórias acerca de episódios e períodos históricos de extrema violência e violação sistemática dos direitos humanos. Nesse contexto, propomos apresentar o trabalho realizado pelo Memorial da Resistência do Estado de São Paulo, bem como fazer alguns apontamentos de como esse estabelece um rico canal de diálogo com o campo escolar, constituindo- -se como uma instituição de interesse tanto para professores quanto alunos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/83345 10.11606/issn.2316-9125.v19i2p97-107 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/83345 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v19i2p97-107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/83345/87477 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Maria Aparecida Baccega, Felipe Corrêa de Mello https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Maria Aparecida Baccega, Felipe Corrêa de Mello https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 19 n. 2 (2014): Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas; 97-107 Comunicação & Educação; Vol. 19 No. 2 (2014): Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas; 97-107 Comunicação & Educação; Vol. 19 Núm. 2 (2014): Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas; 97-107 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047091720093696 |