Todo povo tem história. Todo cinema conta uma história:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magno, Maria Ignes Carlos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/196651
Resumo: E Buda desabou de vergonha, é o título do filme escolhido para esta resenha. Dirigido por Hana Makhmalbaf e baseado no livro Buda az Sharm Foru Rikht, de Mohsen Makhmalbaf, o filme conta a história de Baktay, uma menina de seis anos, de origem afegã, pertencente a etnia hazara que vive na cidade de Bamyan, onde havia o conjunto escultórico dos Budas em pé destruído pelo talibã em 2001. Visto que uma das propostas da resenha é estudar as relações entre a comunicação e a educação, proponho uma leitura do filme com o objetivo de perceber como o cinema de Hana Makhmalbaf nos mostra ao mesmo tempo uma narrativa ficcional e aspectos da história, da geografia, da cultura hazara e do próprio cinema.
id USP-71_1bac131e3e55442fb2415bd5a8c9c41e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/196651
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Todo povo tem história. Todo cinema conta uma história: All people have history. Every cinema tells a story: Todo povo tem história. Todo cinema conta uma história: Iranian cinemaFictional narrativeHistoryGeographyHana MakhmalbafCinema iranianoNarrativa ficcionalHistóriaGeografiaHana MakhmalbafCinema iranianoNarrativa ficcionalHistóriaGeografiaHana MakhmalbafE Buda desabou de vergonha, é o título do filme escolhido para esta resenha. Dirigido por Hana Makhmalbaf e baseado no livro Buda az Sharm Foru Rikht, de Mohsen Makhmalbaf, o filme conta a história de Baktay, uma menina de seis anos, de origem afegã, pertencente a etnia hazara que vive na cidade de Bamyan, onde havia o conjunto escultórico dos Budas em pé destruído pelo talibã em 2001. Visto que uma das propostas da resenha é estudar as relações entre a comunicação e a educação, proponho uma leitura do filme com o objetivo de perceber como o cinema de Hana Makhmalbaf nos mostra ao mesmo tempo uma narrativa ficcional e aspectos da história, da geografia, da cultura hazara e do próprio cinema.And Buddha collapsed in shame, is the title of the film chosen for this review. Direct by Hana Makhmalbaf and based on the book Buda az Sharm Foru Rkht, of Moshen Makhmalbaf, the film tells the story of Baktay, a six-year-old girl of Afghan origin, belonging to the Hazara ethnic group living in the city of Bamyan, where the standing Buddhas’ sculptural ensemble was destroyed by the Taliban in 2001. Given that one the proposals to review is the study the relations between communicatios and education, I propose to conduct a study of the film in order to understand how the cinema shows the fictional narrative and the aspects of history, geography, ethnicity and cinema itself.E Buda desabou de vergonha, é o título do filme escolhido para esta resenha. Dirigido por Hana Makhmalbaf e baseado no livro Buda az Sharm Foru Rikht, de Mohsen Makhmalbaf, o filme conta a história de Baktay, uma menina de seis anos, de origem afegã, pertencente a etnia hazara que vive na cidade de Bamyan, onde havia o conjunto escultórico dos Budas em pé destruído pelo talibã em 2001. Visto que uma das propostas da resenha é estudar as relações entre a comunicação e a educação, proponho uma leitura do filme com o objetivo de perceber como o cinema de Hana Makhmalbaf nos mostra ao mesmo tempo uma narrativa ficcional e aspectos da história, da geografia, da cultura hazara e do próprio cinema.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/19665110.11606/issn.2316-9125.v27i1p195-202Comunicação & Educação; v. 27 n. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 195-202Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 195-202Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 195-2022316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/196651/184053https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/196651/185407Copyright (c) 2022 Maria Ignes Carlos Magnohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMagno, Maria Ignes Carlos2022-07-19T19:20:21Zoai:revistas.usp.br:article/196651Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:36.012598Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Todo povo tem história. Todo cinema conta uma história:
All people have history. Every cinema tells a story:
Todo povo tem história. Todo cinema conta uma história:
title Todo povo tem história. Todo cinema conta uma história:
spellingShingle Todo povo tem história. Todo cinema conta uma história:
Magno, Maria Ignes Carlos
Iranian cinema
Fictional narrative
History
Geography
Hana Makhmalbaf
Cinema iraniano
Narrativa ficcional
História
Geografia
Hana Makhmalbaf
Cinema iraniano
Narrativa ficcional
História
Geografia
Hana Makhmalbaf
title_short Todo povo tem história. Todo cinema conta uma história:
title_full Todo povo tem história. Todo cinema conta uma história:
title_fullStr Todo povo tem história. Todo cinema conta uma história:
title_full_unstemmed Todo povo tem história. Todo cinema conta uma história:
title_sort Todo povo tem história. Todo cinema conta uma história:
author Magno, Maria Ignes Carlos
author_facet Magno, Maria Ignes Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magno, Maria Ignes Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Iranian cinema
Fictional narrative
History
Geography
Hana Makhmalbaf
Cinema iraniano
Narrativa ficcional
História
Geografia
Hana Makhmalbaf
Cinema iraniano
Narrativa ficcional
História
Geografia
Hana Makhmalbaf
topic Iranian cinema
Fictional narrative
History
Geography
Hana Makhmalbaf
Cinema iraniano
Narrativa ficcional
História
Geografia
Hana Makhmalbaf
Cinema iraniano
Narrativa ficcional
História
Geografia
Hana Makhmalbaf
description E Buda desabou de vergonha, é o título do filme escolhido para esta resenha. Dirigido por Hana Makhmalbaf e baseado no livro Buda az Sharm Foru Rikht, de Mohsen Makhmalbaf, o filme conta a história de Baktay, uma menina de seis anos, de origem afegã, pertencente a etnia hazara que vive na cidade de Bamyan, onde havia o conjunto escultórico dos Budas em pé destruído pelo talibã em 2001. Visto que uma das propostas da resenha é estudar as relações entre a comunicação e a educação, proponho uma leitura do filme com o objetivo de perceber como o cinema de Hana Makhmalbaf nos mostra ao mesmo tempo uma narrativa ficcional e aspectos da história, da geografia, da cultura hazara e do próprio cinema.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/196651
10.11606/issn.2316-9125.v27i1p195-202
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/196651
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v27i1p195-202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/196651/184053
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/196651/185407
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Maria Ignes Carlos Magno
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Maria Ignes Carlos Magno
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 27 n. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 195-202
Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 195-202
Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 195-202
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092888207360