Por que ler Clássicos da comunicação: os teóricos de Peirce a Canclini

Bibliographic Details
Main Author: Brandalise, Roberta
Publication Date: 2017
Format: Article
Language: por
Source: Comunicação & Educação (Online)
Download full: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/139724
Summary: A resenha se propõe a apresentar como a leitura da obra Clássicos da comunicação: os teóricos de Peirce a Canclini, publicada em 2017 e organizada pelos professores Leonel Aguiar e Adriana Barsotti – com a contribuição de pesquisadores doutores que representam instituições de ensino de todas as regiões do Brasil –, dialoga com a contemporaneidade dos estudos de comunicação. A coletânea expõe como as teorias elaboradas por esses autores, além de tecerem a memória do campo, provocam o pensamento crítico e se fazem atuais junto a questionamentos sobre as próprias ideias e conceitos que foram transformados em referências clássicas do campo da Comunicação.
id USP-71_27c09152a059a688ffbbc19bfefd7bb3
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139724
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Por que ler Clássicos da comunicação: os teóricos de Peirce a CancliniWhy read the communication’s Classics: theorists from Peirce to Canclinicommunicationtheoryhistoryclassical referencesCommunication Theorycomunicaçãoteoriahistóriareferências clássicasTeoria da ComunicaçãoA resenha se propõe a apresentar como a leitura da obra Clássicos da comunicação: os teóricos de Peirce a Canclini, publicada em 2017 e organizada pelos professores Leonel Aguiar e Adriana Barsotti – com a contribuição de pesquisadores doutores que representam instituições de ensino de todas as regiões do Brasil –, dialoga com a contemporaneidade dos estudos de comunicação. A coletânea expõe como as teorias elaboradas por esses autores, além de tecerem a memória do campo, provocam o pensamento crítico e se fazem atuais junto a questionamentos sobre as próprias ideias e conceitos que foram transformados em referências clássicas do campo da Comunicação.This review presents how the reading of the work Clássicos da comunicação: os teóricos de Peirce a Canclini [Classics of communication: the theorists from Peirce to Canclini], published in 2017 and organized by professors Leonel Aguiar and Adriana Barsotti – with the contribution of PhD researchers representing teaching institutions of every Brazilian region –, dialogues with the contemporaneity of communication studies. The collection exposes how the theories elaborated by these authors, besides building the memory of the field, evoke the critical thinking and make themselves current along with questions about the own ideas and concepts that have been transformed into classical references of the field of Communication.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/13972410.11606/issn.2316-9125.v22i2p121-131Comunicação & Educação; v. 22 n. 2 (2017): Letramento e tecnologias da informação: mediações possíveis; 121-131Comunicação & Educação; Vol. 22 No. 2 (2017): Letramento e tecnologias da informação: mediações possíveis; 121-131Comunicação & Educação; Vol. 22 Núm. 2 (2017): Letramento e tecnologias da informação: mediações possíveis; 121-1312316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/139724/135570Copyright (c) 2017 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrandalise, Roberta2018-02-09T13:38:50Zoai:revistas.usp.br:article/139724Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:25.422582Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Por que ler Clássicos da comunicação: os teóricos de Peirce a Canclini
Why read the communication’s Classics: theorists from Peirce to Canclini
title Por que ler Clássicos da comunicação: os teóricos de Peirce a Canclini
spellingShingle Por que ler Clássicos da comunicação: os teóricos de Peirce a Canclini
Brandalise, Roberta
communication
theory
history
classical references
Communication Theory
comunicação
teoria
história
referências clássicas
Teoria da Comunicação
title_short Por que ler Clássicos da comunicação: os teóricos de Peirce a Canclini
title_full Por que ler Clássicos da comunicação: os teóricos de Peirce a Canclini
title_fullStr Por que ler Clássicos da comunicação: os teóricos de Peirce a Canclini
title_full_unstemmed Por que ler Clássicos da comunicação: os teóricos de Peirce a Canclini
title_sort Por que ler Clássicos da comunicação: os teóricos de Peirce a Canclini
author Brandalise, Roberta
author_facet Brandalise, Roberta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandalise, Roberta
dc.subject.por.fl_str_mv communication
theory
history
classical references
Communication Theory
comunicação
teoria
história
referências clássicas
Teoria da Comunicação
topic communication
theory
history
classical references
Communication Theory
comunicação
teoria
história
referências clássicas
Teoria da Comunicação
description A resenha se propõe a apresentar como a leitura da obra Clássicos da comunicação: os teóricos de Peirce a Canclini, publicada em 2017 e organizada pelos professores Leonel Aguiar e Adriana Barsotti – com a contribuição de pesquisadores doutores que representam instituições de ensino de todas as regiões do Brasil –, dialoga com a contemporaneidade dos estudos de comunicação. A coletânea expõe como as teorias elaboradas por esses autores, além de tecerem a memória do campo, provocam o pensamento crítico e se fazem atuais junto a questionamentos sobre as próprias ideias e conceitos que foram transformados em referências clássicas do campo da Comunicação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/139724
10.11606/issn.2316-9125.v22i2p121-131
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/139724
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v22i2p121-131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/139724/135570
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Comunicação & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Comunicação & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 22 n. 2 (2017): Letramento e tecnologias da informação: mediações possíveis; 121-131
Comunicação & Educação; Vol. 22 No. 2 (2017): Letramento e tecnologias da informação: mediações possíveis; 121-131
Comunicação & Educação; Vol. 22 Núm. 2 (2017): Letramento e tecnologias da informação: mediações possíveis; 121-131
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092194050048