Jornal na escola: da informação à opinião esclarecida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisani, Maria de Lourdes Longhini
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Moreira, Ana Lúcia Olivo Rosas, Galuch, Maria Terezinha Bellanda, Sforni, Maria Sueli de Faria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36354
Resumo: O artigo apresenta-se como resultado de pesquisas e reflexões realizadas por professoras da Universidade Estadual de Maringá-PR, envolvidas no projeto Hemeroteca Pedagógica. Discute a importância do trabalho com o jornal em sala de aula, destacando o papel que ele pode desempenhar como facilitador da leitura da realidade, ajudando a desenvolver, nas crianças e jovens, o espírito crítico tão importante na atualidade. Destaca, ainda, a linguagem jornalística como acessível e de fácil compreensão, ajudando a criar a hábito de leitura.
id USP-71_59e917613d41a0d7ab82feb2dc4cab74
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/36354
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Jornal na escola: da informação à opinião esclarecidajornalHemeroteca PedagógicaleituraensinoaprendizagemnewspaperHemeroteca PedagógicareadingteachingO artigo apresenta-se como resultado de pesquisas e reflexões realizadas por professoras da Universidade Estadual de Maringá-PR, envolvidas no projeto Hemeroteca Pedagógica. Discute a importância do trabalho com o jornal em sala de aula, destacando o papel que ele pode desempenhar como facilitador da leitura da realidade, ajudando a desenvolver, nas crianças e jovens, o espírito crítico tão importante na atualidade. Destaca, ainda, a linguagem jornalística como acessível e de fácil compreensão, ajudando a criar a hábito de leitura.The article is presented as a result of research and reflections carried out by professors from Universidade Estadual de Maringá-PR, involved in the Hemeroteca Pedagógica (Teaching Library) project. The importance of the work with newspapers in the classroom is discussed, stressing the role it can have as an instrument to ease the reading of reality, helping one to develop, among children and young people, the critical spirit that is so important nowadays. It also emphasizes the journalistic language as accessible and easy to understand, something that helps one to create the reading habit. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes1998-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3635410.11606/issn.2316-9125.v0i12p17-23Comunicação & Educação; n. 12 (1998): Frida Kahlo, Estudos de Recepção, Uma pedagogia para os meios; 17-23Comunicação & Educação; No. 12 (1998): Frida Kahlo, Estudos de Recepção, Uma pedagogia para os meios; 17-23Comunicação & Educação; Núm. 12 (1998): Frida Kahlo, Estudos de Recepção, Uma pedagogia para os meios; 17-232316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36354/39074Trevisani, Maria de Lourdes LonghiniMoreira, Ana Lúcia Olivo RosasGaluch, Maria Terezinha BellandaSforni, Maria Sueli de Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:19:44Zoai:revistas.usp.br:article/36354Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:30.638762Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jornal na escola: da informação à opinião esclarecida
title Jornal na escola: da informação à opinião esclarecida
spellingShingle Jornal na escola: da informação à opinião esclarecida
Trevisani, Maria de Lourdes Longhini
jornal
Hemeroteca Pedagógica
leitura
ensinoaprendizagem
newspaper
Hemeroteca Pedagógica
reading
teaching
title_short Jornal na escola: da informação à opinião esclarecida
title_full Jornal na escola: da informação à opinião esclarecida
title_fullStr Jornal na escola: da informação à opinião esclarecida
title_full_unstemmed Jornal na escola: da informação à opinião esclarecida
title_sort Jornal na escola: da informação à opinião esclarecida
author Trevisani, Maria de Lourdes Longhini
author_facet Trevisani, Maria de Lourdes Longhini
Moreira, Ana Lúcia Olivo Rosas
Galuch, Maria Terezinha Bellanda
Sforni, Maria Sueli de Faria
author_role author
author2 Moreira, Ana Lúcia Olivo Rosas
Galuch, Maria Terezinha Bellanda
Sforni, Maria Sueli de Faria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trevisani, Maria de Lourdes Longhini
Moreira, Ana Lúcia Olivo Rosas
Galuch, Maria Terezinha Bellanda
Sforni, Maria Sueli de Faria
dc.subject.por.fl_str_mv jornal
Hemeroteca Pedagógica
leitura
ensinoaprendizagem
newspaper
Hemeroteca Pedagógica
reading
teaching
topic jornal
Hemeroteca Pedagógica
leitura
ensinoaprendizagem
newspaper
Hemeroteca Pedagógica
reading
teaching
description O artigo apresenta-se como resultado de pesquisas e reflexões realizadas por professoras da Universidade Estadual de Maringá-PR, envolvidas no projeto Hemeroteca Pedagógica. Discute a importância do trabalho com o jornal em sala de aula, destacando o papel que ele pode desempenhar como facilitador da leitura da realidade, ajudando a desenvolver, nas crianças e jovens, o espírito crítico tão importante na atualidade. Destaca, ainda, a linguagem jornalística como acessível e de fácil compreensão, ajudando a criar a hábito de leitura.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36354
10.11606/issn.2316-9125.v0i12p17-23
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36354
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v0i12p17-23
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36354/39074
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; n. 12 (1998): Frida Kahlo, Estudos de Recepção, Uma pedagogia para os meios; 17-23
Comunicação & Educação; No. 12 (1998): Frida Kahlo, Estudos de Recepção, Uma pedagogia para os meios; 17-23
Comunicação & Educação; Núm. 12 (1998): Frida Kahlo, Estudos de Recepção, Uma pedagogia para os meios; 17-23
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047088060563456