Jornal na escola: da informação à opinião esclarecida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36354 |
Resumo: | O artigo apresenta-se como resultado de pesquisas e reflexões realizadas por professoras da Universidade Estadual de Maringá-PR, envolvidas no projeto Hemeroteca Pedagógica. Discute a importância do trabalho com o jornal em sala de aula, destacando o papel que ele pode desempenhar como facilitador da leitura da realidade, ajudando a desenvolver, nas crianças e jovens, o espírito crítico tão importante na atualidade. Destaca, ainda, a linguagem jornalística como acessível e de fácil compreensão, ajudando a criar a hábito de leitura. |
id |
USP-71_59e917613d41a0d7ab82feb2dc4cab74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/36354 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Jornal na escola: da informação à opinião esclarecidajornalHemeroteca PedagógicaleituraensinoaprendizagemnewspaperHemeroteca PedagógicareadingteachingO artigo apresenta-se como resultado de pesquisas e reflexões realizadas por professoras da Universidade Estadual de Maringá-PR, envolvidas no projeto Hemeroteca Pedagógica. Discute a importância do trabalho com o jornal em sala de aula, destacando o papel que ele pode desempenhar como facilitador da leitura da realidade, ajudando a desenvolver, nas crianças e jovens, o espírito crítico tão importante na atualidade. Destaca, ainda, a linguagem jornalística como acessível e de fácil compreensão, ajudando a criar a hábito de leitura.The article is presented as a result of research and reflections carried out by professors from Universidade Estadual de Maringá-PR, involved in the Hemeroteca Pedagógica (Teaching Library) project. The importance of the work with newspapers in the classroom is discussed, stressing the role it can have as an instrument to ease the reading of reality, helping one to develop, among children and young people, the critical spirit that is so important nowadays. It also emphasizes the journalistic language as accessible and easy to understand, something that helps one to create the reading habit. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes1998-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3635410.11606/issn.2316-9125.v0i12p17-23Comunicação & Educação; n. 12 (1998): Frida Kahlo, Estudos de Recepção, Uma pedagogia para os meios; 17-23Comunicação & Educação; No. 12 (1998): Frida Kahlo, Estudos de Recepção, Uma pedagogia para os meios; 17-23Comunicação & Educação; Núm. 12 (1998): Frida Kahlo, Estudos de Recepção, Uma pedagogia para os meios; 17-232316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36354/39074Trevisani, Maria de Lourdes LonghiniMoreira, Ana Lúcia Olivo RosasGaluch, Maria Terezinha BellandaSforni, Maria Sueli de Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:19:44Zoai:revistas.usp.br:article/36354Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:30.638762Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jornal na escola: da informação à opinião esclarecida |
title |
Jornal na escola: da informação à opinião esclarecida |
spellingShingle |
Jornal na escola: da informação à opinião esclarecida Trevisani, Maria de Lourdes Longhini jornal Hemeroteca Pedagógica leitura ensinoaprendizagem newspaper Hemeroteca Pedagógica reading teaching |
title_short |
Jornal na escola: da informação à opinião esclarecida |
title_full |
Jornal na escola: da informação à opinião esclarecida |
title_fullStr |
Jornal na escola: da informação à opinião esclarecida |
title_full_unstemmed |
Jornal na escola: da informação à opinião esclarecida |
title_sort |
Jornal na escola: da informação à opinião esclarecida |
author |
Trevisani, Maria de Lourdes Longhini |
author_facet |
Trevisani, Maria de Lourdes Longhini Moreira, Ana Lúcia Olivo Rosas Galuch, Maria Terezinha Bellanda Sforni, Maria Sueli de Faria |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Ana Lúcia Olivo Rosas Galuch, Maria Terezinha Bellanda Sforni, Maria Sueli de Faria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trevisani, Maria de Lourdes Longhini Moreira, Ana Lúcia Olivo Rosas Galuch, Maria Terezinha Bellanda Sforni, Maria Sueli de Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
jornal Hemeroteca Pedagógica leitura ensinoaprendizagem newspaper Hemeroteca Pedagógica reading teaching |
topic |
jornal Hemeroteca Pedagógica leitura ensinoaprendizagem newspaper Hemeroteca Pedagógica reading teaching |
description |
O artigo apresenta-se como resultado de pesquisas e reflexões realizadas por professoras da Universidade Estadual de Maringá-PR, envolvidas no projeto Hemeroteca Pedagógica. Discute a importância do trabalho com o jornal em sala de aula, destacando o papel que ele pode desempenhar como facilitador da leitura da realidade, ajudando a desenvolver, nas crianças e jovens, o espírito crítico tão importante na atualidade. Destaca, ainda, a linguagem jornalística como acessível e de fácil compreensão, ajudando a criar a hábito de leitura. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36354 10.11606/issn.2316-9125.v0i12p17-23 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36354 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v0i12p17-23 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36354/39074 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; n. 12 (1998): Frida Kahlo, Estudos de Recepção, Uma pedagogia para os meios; 17-23 Comunicação & Educação; No. 12 (1998): Frida Kahlo, Estudos de Recepção, Uma pedagogia para os meios; 17-23 Comunicação & Educação; Núm. 12 (1998): Frida Kahlo, Estudos de Recepção, Uma pedagogia para os meios; 17-23 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047088060563456 |