Avançando Pelo Século XXI: Telenovela, Um Gênero Perene
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/73543 |
Resumo: | Neste texto apresento o perfill mais amplo da produção/exibição de telenovelas ao final da primeira década do século XXI, caracterizado pela presença da tecnologia, promotora de novas configurações de interações narrativas (convergência, transmidialidade). Como fica a telenovela neste contexto? O que muda e o que permanece? Mudam as formas de ver, comentar, interagir. Permanece o gosto pela emoção, pelo ficcional que toca o real – mas que seja fantástico e fantasioso, colorindo os finais de dias exaustivos. Para quem gosta ou para quem não gosta (mas assiste), a telenovela continua sendo a síntese da dinâmica da sociedade – síntese esta que amplia as possibilidades de uma vida marcada pela emoção e pelo reconhecimento de uma identidade que a todos une, mesmo diante das diversidades. |
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Avançando Pelo Século XXI: Telenovela, Um Gênero PereneMoving into XXI century: soap opera, a perennial genderCommunicationTelenovelaTelevisionAudience.ComunicaçãoTelenovelaTelevisãoAudiência.Neste texto apresento o perfill mais amplo da produção/exibição de telenovelas ao final da primeira década do século XXI, caracterizado pela presença da tecnologia, promotora de novas configurações de interações narrativas (convergência, transmidialidade). Como fica a telenovela neste contexto? O que muda e o que permanece? Mudam as formas de ver, comentar, interagir. Permanece o gosto pela emoção, pelo ficcional que toca o real – mas que seja fantástico e fantasioso, colorindo os finais de dias exaustivos. Para quem gosta ou para quem não gosta (mas assiste), a telenovela continua sendo a síntese da dinâmica da sociedade – síntese esta que amplia as possibilidades de uma vida marcada pela emoção e pelo reconhecimento de uma identidade que a todos une, mesmo diante das diversidades.In this text I present production/exhibition of telenovelas from a broad point of view at the end of the rst decade of the XXI century, characterized by the presence of technology, supporting new configurations of narrative interactions (convergence, transmedia). And what is the position of telenovelas in this context? What changes and what remains? The forms of seeing, commenting and interacting change. The taste for emotion, ction that touches reality remains, but a kind of reality that is fantastic and idealistic. Coloring the end of exhaustive days. For the ones who like or for who do not like(but watch), telenovelas keep on being the synthesis of society dynamic. A synthesis that enlarges the possibilities of having a lifetime full of emotion, being able to recognize an identity that joins us, even in face of differences.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/7354310.11606/issn.2316-9125.v17i2p101-110Comunicação & Educação; v. 17 n. 2 (2012): Realmente precisamos de educação para os meios?; 101-110Comunicação & Educação; Vol. 17 No. 2 (2012): Realmente precisamos de educação para os meios?; 101-110Comunicação & Educação; Vol. 17 Núm. 2 (2012): Realmente precisamos de educação para os meios?; 101-1102316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/73543/77241Tondato, Marcia Perecininfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-06-16T12:32:03Zoai:revistas.usp.br:article/73543Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:15.534072Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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