Mediações tecnológicas em desconstrução

Bibliographic Details
Main Author: Argollo, Rita Virgínia Alves Santos
Publication Date: 2023
Other Authors: Carvalho Neto, José Pedro de
Format: Article
Language: por
Source: Comunicação & Educação (Online)
Download full: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/214915
Summary: Neste texto refletimos sobre os processos de mediação, distanciando-nos tanto de uma centralidade de ação quanto da pluralidade de agentes. Desse modo, apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa bibliográfica em torno da noção “mediações tecnológicas”. Para tanto, fundamentamo-nos em discussões sobre cultura digital, interação, interface comunicação-educação, além da noção de desconstrução, sem, no entanto, definir “mediação”. Ao aproximarmos comunicação e desconstrução, entendemos que a discussão excede a relação homem-máquina. Uma vez que ela está em deslocamento, resta-nos pensar não em mediação tecnológica, mas sim em mediações. Por fim, entendemos que tanto agentes humanos quanto não humanos estão interconectados no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, mais do que mediação (tecnologia ou pedagógica), esse processo se dá por meio de mediações, no plural.
id USP-71_fd0f68b7edc2170819958f3058497ac4
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/214915
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Mediações tecnológicas em desconstruçãoDeconstructing technological mediations communicationsdeconstructioneducationmodulationdigital platforms comunicaçãodesconstruçãoeducaçãomodulaçãoplataformas digitaisNeste texto refletimos sobre os processos de mediação, distanciando-nos tanto de uma centralidade de ação quanto da pluralidade de agentes. Desse modo, apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa bibliográfica em torno da noção “mediações tecnológicas”. Para tanto, fundamentamo-nos em discussões sobre cultura digital, interação, interface comunicação-educação, além da noção de desconstrução, sem, no entanto, definir “mediação”. Ao aproximarmos comunicação e desconstrução, entendemos que a discussão excede a relação homem-máquina. Uma vez que ela está em deslocamento, resta-nos pensar não em mediação tecnológica, mas sim em mediações. Por fim, entendemos que tanto agentes humanos quanto não humanos estão interconectados no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, mais do que mediação (tecnologia ou pedagógica), esse processo se dá por meio de mediações, no plural.In this text, we reflect on the mediation processes and refrain from concentrating on singular actions and the involvement of numerous agents. We present, thus, partial results of a bibliographical research on the notion of technological mediations. We draw on discussions of digital culture, interaction, the interface between communication and education, and the notion of deconstruction, without defining “mediation”. By associating communication and deconstruction, we understand that the discussion goes beyond the human-machine relationship. Since such a relationship is constantly in motion, our focus shifts from technological mediation to mediations. Finally, we understand that human and non-human agents are interconnected in the teaching-learning process. Therefore, this process does occur through mediation (whether technological or pedagogical) but through mediations, in the plural.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/21491510.11606/issn.2316-9125.v28i2p7-19Comunicação & Educação; v. 28 n. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 7-19Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 7-19Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 7-192316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/214915/201878https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/214915/202618Copyright (c) 2023 Rita Virgínia Alves Santos Argollo, José Pedro de Carvalho Netohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessArgollo, Rita Virgínia Alves Santos Carvalho Neto, José Pedro de2024-01-23T13:41:17Zoai:revistas.usp.br:article/214915Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2024-01-23T13:41:17Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediações tecnológicas em desconstrução
Deconstructing technological mediations
title Mediações tecnológicas em desconstrução
spellingShingle Mediações tecnológicas em desconstrução
Argollo, Rita Virgínia Alves Santos
communications
deconstruction
education
modulation
digital platforms
comunicação
desconstrução
educação
modulação
plataformas digitais
title_short Mediações tecnológicas em desconstrução
title_full Mediações tecnológicas em desconstrução
title_fullStr Mediações tecnológicas em desconstrução
title_full_unstemmed Mediações tecnológicas em desconstrução
title_sort Mediações tecnológicas em desconstrução
author Argollo, Rita Virgínia Alves Santos
author_facet Argollo, Rita Virgínia Alves Santos
Carvalho Neto, José Pedro de
author_role author
author2 Carvalho Neto, José Pedro de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Argollo, Rita Virgínia Alves Santos
Carvalho Neto, José Pedro de
dc.subject.por.fl_str_mv communications
deconstruction
education
modulation
digital platforms
comunicação
desconstrução
educação
modulação
plataformas digitais
topic communications
deconstruction
education
modulation
digital platforms
comunicação
desconstrução
educação
modulação
plataformas digitais
description Neste texto refletimos sobre os processos de mediação, distanciando-nos tanto de uma centralidade de ação quanto da pluralidade de agentes. Desse modo, apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa bibliográfica em torno da noção “mediações tecnológicas”. Para tanto, fundamentamo-nos em discussões sobre cultura digital, interação, interface comunicação-educação, além da noção de desconstrução, sem, no entanto, definir “mediação”. Ao aproximarmos comunicação e desconstrução, entendemos que a discussão excede a relação homem-máquina. Uma vez que ela está em deslocamento, resta-nos pensar não em mediação tecnológica, mas sim em mediações. Por fim, entendemos que tanto agentes humanos quanto não humanos estão interconectados no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, mais do que mediação (tecnologia ou pedagógica), esse processo se dá por meio de mediações, no plural.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/214915
10.11606/issn.2316-9125.v28i2p7-19
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/214915
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v28i2p7-19
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/214915/201878
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/214915/202618
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Rita Virgínia Alves Santos Argollo, José Pedro de Carvalho Neto
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Rita Virgínia Alves Santos Argollo, José Pedro de Carvalho Neto
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 28 n. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 7-19
Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 7-19
Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 7-19
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047087079096320