Interação e satisfação de trabalhadores da base fabril no Facebook
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2019 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Organicom (Online) |
Download full: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/158377 |
Summary: | Este estudo investiga relações entre interações digitais na comunicação interna informal e satisfação de empregados da base industrial brasileira de uma fábrica de eletrodomésticos multinacional. O Facebook é analisado por ser um dos dispositivos mais utilizados pelos profissionais em tela. Além da observação silenciosa da página criada de forma independente por esses empregados, realizamos análise de conteúdo, análise documental da organização e entrevistas. Os fundamentos da etnografia destacaram o senso de colaboração, de identidade e de pertencimento dos funcionários. |
id |
USP-72_49421b995c21dcf5f24346be895d9b16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/158377 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interação e satisfação de trabalhadores da base fabril no FacebookInteraction and satisfaction of factory workers in FacebookInteracción y satisfacción de los trabajadores de las fábricas de FacebookOrganizational CommunicationSocial MediaInteractionsJob SatisfactionComunicación OrganizacionalRedes SocialesInteraccionesSatisfacción LaboralComunicação OrganizacionalMídias SociaisInteraçõesSatisfação LaboralEste estudo investiga relações entre interações digitais na comunicação interna informal e satisfação de empregados da base industrial brasileira de uma fábrica de eletrodomésticos multinacional. O Facebook é analisado por ser um dos dispositivos mais utilizados pelos profissionais em tela. Além da observação silenciosa da página criada de forma independente por esses empregados, realizamos análise de conteúdo, análise documental da organização e entrevistas. Os fundamentos da etnografia destacaram o senso de colaboração, de identidade e de pertencimento dos funcionários.This study investigates the relationship between digital interactions in informal internal communication and employee satisfaction of the Brazilian industrial base of a multinational appliance factory. Facebook is analyzed for being one of the most used devices by those professionals. In addition to the silent observation of the fanpage created independently by these employees, we performed content analysis, documentary analysis of the organization, and interviews. The foundations of ethnography highlighted the spirit of collaboration, identity and belonging of the employees.Este estudio investiga las relaciones entre interacciones digitales en la comunicación interna informal y de satisfacción de trabajadores de la base industrial brasileña en una fábrica de electrodomésticos multinacional. El Facebook es analizado por ser uno de los dispositivos más utilizados por esos profesionales. Además de la observación silenciosa de la página creada de forma independiente por estos empleados, hicimos el análisis de contenido, el análisis documental de la organización y las entrevistas. Los fundamentos de la etnografía resaltan el sentido de colaboración, de identidad y de pertenencia de los empleados.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/15837710.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.158377Organicom; v. 16 n. 31 (2019): Inovação e empreendedorismo em comunicação; 69-822238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/158377/159273Copyright (c) 2019 Maria Lúcia Salgueiro dos Santos, Claudia Irene de Quadrosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Maria Lúcia Salgueiro dosQuadros, Claudia Irene de2020-02-13T22:28:59Zoai:revistas.usp.br:article/158377Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:49.771851Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interação e satisfação de trabalhadores da base fabril no Facebook Interaction and satisfaction of factory workers in Facebook Interacción y satisfacción de los trabajadores de las fábricas de Facebook |
title |
Interação e satisfação de trabalhadores da base fabril no Facebook |
spellingShingle |
Interação e satisfação de trabalhadores da base fabril no Facebook Santos, Maria Lúcia Salgueiro dos Organizational Communication Social Media Interactions Job Satisfaction Comunicación Organizacional Redes Sociales Interacciones Satisfacción Laboral Comunicação Organizacional Mídias Sociais Interações Satisfação Laboral |
title_short |
Interação e satisfação de trabalhadores da base fabril no Facebook |
title_full |
Interação e satisfação de trabalhadores da base fabril no Facebook |
title_fullStr |
Interação e satisfação de trabalhadores da base fabril no Facebook |
title_full_unstemmed |
Interação e satisfação de trabalhadores da base fabril no Facebook |
title_sort |
Interação e satisfação de trabalhadores da base fabril no Facebook |
author |
Santos, Maria Lúcia Salgueiro dos |
author_facet |
Santos, Maria Lúcia Salgueiro dos Quadros, Claudia Irene de |
author_role |
author |
author2 |
Quadros, Claudia Irene de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maria Lúcia Salgueiro dos Quadros, Claudia Irene de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organizational Communication Social Media Interactions Job Satisfaction Comunicación Organizacional Redes Sociales Interacciones Satisfacción Laboral Comunicação Organizacional Mídias Sociais Interações Satisfação Laboral |
topic |
Organizational Communication Social Media Interactions Job Satisfaction Comunicación Organizacional Redes Sociales Interacciones Satisfacción Laboral Comunicação Organizacional Mídias Sociais Interações Satisfação Laboral |
description |
Este estudo investiga relações entre interações digitais na comunicação interna informal e satisfação de empregados da base industrial brasileira de uma fábrica de eletrodomésticos multinacional. O Facebook é analisado por ser um dos dispositivos mais utilizados pelos profissionais em tela. Além da observação silenciosa da página criada de forma independente por esses empregados, realizamos análise de conteúdo, análise documental da organização e entrevistas. Os fundamentos da etnografia destacaram o senso de colaboração, de identidade e de pertencimento dos funcionários. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/158377 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.158377 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/158377 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.158377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/158377/159273 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Maria Lúcia Salgueiro dos Santos, Claudia Irene de Quadros info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Maria Lúcia Salgueiro dos Santos, Claudia Irene de Quadros |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 16 n. 31 (2019): Inovação e empreendedorismo em comunicação; 69-82 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047110911131648 |