Rádios corporativas e customizadas: novos atores no mercado da radiodifusão sonora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139268 |
Resumo: | O presente artigo busca investigar fenômeno recente, ainda pouco estudado: a expansão das rádios corporativas e customizadas,que exercem novas formas de mediação, estabelecendo conexões diretas entre organizações e seus públicos de interesse.Grandes, médias e mesmo pequenas empresas dos mais variados ramos de atividade têm investido na radiodifusão sonora,on-line e off-line, colocando desafios à credibilidade e à sustentabilidade do meio e ameaçando deixar o interesse público emsegundo plano. Investiga-se ainda em que medida esse processo acarreta a emergência de novos intermediários no negócioda comunicação (reintermediação), numa fase caracterizada pela multiplicidade da oferta de conteúdos radiofônicos,produzidos por grupos empresariais sem vínculos prévios com a indústria da radiodifusão sonora. Entende-se que o rádio,expandindo-se para novas plataformas de distribuição, torna-se cada vez mais ubíquo, na esteira de processos de redução decustos de produção e de reordenação do mercado. |
id |
USP-72_db829d2ce56df9fa04fa9d801187396d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139268 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Rádios corporativas e customizadas: novos atores no mercado da radiodifusão sonoraCorporate and customized radios: new players in the audio broadcasting marketRadios corporativas y customizadas: nuevos actores en el mercado de la radiodifusión sonoraRadio. Political economy of communication. Multiplicity of supply. Re-Intermediation.Radio. Economía política de la comunicación. Multiplicidad de la oferta. Re-Intermediación.Rádio. Economia política da comunicação. Multiplicidade da oferta. Reintermediação.O presente artigo busca investigar fenômeno recente, ainda pouco estudado: a expansão das rádios corporativas e customizadas,que exercem novas formas de mediação, estabelecendo conexões diretas entre organizações e seus públicos de interesse.Grandes, médias e mesmo pequenas empresas dos mais variados ramos de atividade têm investido na radiodifusão sonora,on-line e off-line, colocando desafios à credibilidade e à sustentabilidade do meio e ameaçando deixar o interesse público emsegundo plano. Investiga-se ainda em que medida esse processo acarreta a emergência de novos intermediários no negócioda comunicação (reintermediação), numa fase caracterizada pela multiplicidade da oferta de conteúdos radiofônicos,produzidos por grupos empresariais sem vínculos prévios com a indústria da radiodifusão sonora. Entende-se que o rádio,expandindo-se para novas plataformas de distribuição, torna-se cada vez mais ubíquo, na esteira de processos de redução decustos de produção e de reordenação do mercado.This paper seeks to investigate a recent phenomenon, which is yet to be properly studied: the expansion of corporate andcustomized radio stations, which bring new forms of mediation, establishing direct connections between organizations andtheir stakeholders. Large, medium and even small companies from the most various fields of activity have been investing inradio broadcasting, both online and offline, posing challenges to the credibility and sustainability of the medium and settingaside the public interest. One also investigates to what extent this process entails the emergence of new intermediaries in thecommunication business (re-intermediation), a phase characterized by the multiplicity of supply of radio content produced bybusiness groups having no prior connections with the radio broadcasting business. It is understood that radio, when expanding tonew distribution platforms, becomes increasingly ubiquitous in the wake of downsizing and market reconfiguration processes.corporativasy customizadas, que ejercen nuevas formas de mediación, estableciendo conexiones directas entre organizaciones y suspúblicos de interés. Empresas grandes, medianas e incluso pequeñas de los más diversos campos de actividad han invertidoen las radiodifusión sonora, on-line y off-line, generando desafíos a la credibilidad y la sostenibilidad del medio y amenazandodeja el interés público en segundo plano. Se investiga también en qué medida ese proceso conlleva la aparición de nuevosintermediarios en el negocio de la comunicación (re-intermediación), en una fase caracterizada por la multiplicidad deoferta de contenidos radiofónicos, producidos por grupos empresariales sin historia en la industria de radiodifusión sonora.Se entiende que la radio, en expansión a nuevas plataformas de distribución, se vuelve cada vez más omnipresente, en lalínea de procesos de reducción de costos y la reordenación del mercado.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13926810.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139268Organicom; v. 12 n. 22 (2015): Redes Sociais: Usos Corporativos; 67-772238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139268/134609Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessKischinhevsky, Marcelo2017-11-09T15:08:36Zoai:revistas.usp.br:article/139268Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:38.356422Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rádios corporativas e customizadas: novos atores no mercado da radiodifusão sonora Corporate and customized radios: new players in the audio broadcasting market Radios corporativas y customizadas: nuevos actores en el mercado de la radiodifusión sonora |
title |
Rádios corporativas e customizadas: novos atores no mercado da radiodifusão sonora |
spellingShingle |
Rádios corporativas e customizadas: novos atores no mercado da radiodifusão sonora Kischinhevsky, Marcelo Radio. Political economy of communication. Multiplicity of supply. Re-Intermediation. Radio. Economía política de la comunicación. Multiplicidad de la oferta. Re-Intermediación. Rádio. Economia política da comunicação. Multiplicidade da oferta. Reintermediação. |
title_short |
Rádios corporativas e customizadas: novos atores no mercado da radiodifusão sonora |
title_full |
Rádios corporativas e customizadas: novos atores no mercado da radiodifusão sonora |
title_fullStr |
Rádios corporativas e customizadas: novos atores no mercado da radiodifusão sonora |
title_full_unstemmed |
Rádios corporativas e customizadas: novos atores no mercado da radiodifusão sonora |
title_sort |
Rádios corporativas e customizadas: novos atores no mercado da radiodifusão sonora |
author |
Kischinhevsky, Marcelo |
author_facet |
Kischinhevsky, Marcelo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kischinhevsky, Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Radio. Political economy of communication. Multiplicity of supply. Re-Intermediation. Radio. Economía política de la comunicación. Multiplicidad de la oferta. Re-Intermediación. Rádio. Economia política da comunicação. Multiplicidade da oferta. Reintermediação. |
topic |
Radio. Political economy of communication. Multiplicity of supply. Re-Intermediation. Radio. Economía política de la comunicación. Multiplicidad de la oferta. Re-Intermediación. Rádio. Economia política da comunicação. Multiplicidade da oferta. Reintermediação. |
description |
O presente artigo busca investigar fenômeno recente, ainda pouco estudado: a expansão das rádios corporativas e customizadas,que exercem novas formas de mediação, estabelecendo conexões diretas entre organizações e seus públicos de interesse.Grandes, médias e mesmo pequenas empresas dos mais variados ramos de atividade têm investido na radiodifusão sonora,on-line e off-line, colocando desafios à credibilidade e à sustentabilidade do meio e ameaçando deixar o interesse público emsegundo plano. Investiga-se ainda em que medida esse processo acarreta a emergência de novos intermediários no negócioda comunicação (reintermediação), numa fase caracterizada pela multiplicidade da oferta de conteúdos radiofônicos,produzidos por grupos empresariais sem vínculos prévios com a indústria da radiodifusão sonora. Entende-se que o rádio,expandindo-se para novas plataformas de distribuição, torna-se cada vez mais ubíquo, na esteira de processos de redução decustos de produção e de reordenação do mercado. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139268 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139268 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139268 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139268/134609 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 12 n. 22 (2015): Redes Sociais: Usos Corporativos; 67-77 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047109843681280 |