Rádios corporativas e customizadas: novos atores no mercado da radiodifusão sonora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kischinhevsky, Marcelo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139268
Resumo: O presente artigo busca investigar fenômeno recente, ainda pouco estudado: a expansão das rádios corporativas e customizadas,que exercem novas formas de mediação, estabelecendo conexões diretas entre organizações e seus públicos de interesse.Grandes, médias e mesmo pequenas empresas dos mais variados ramos de atividade têm investido na radiodifusão sonora,on-line e off-line, colocando desafios à credibilidade e à sustentabilidade do meio e ameaçando deixar o interesse público emsegundo plano. Investiga-se ainda em que medida esse processo acarreta a emergência de novos intermediários no negócioda comunicação (reintermediação), numa fase caracterizada pela multiplicidade da oferta de conteúdos radiofônicos,produzidos por grupos empresariais sem vínculos prévios com a indústria da radiodifusão sonora. Entende-se que o rádio,expandindo-se para novas plataformas de distribuição, torna-se cada vez mais ubíquo, na esteira de processos de redução decustos de produção e de reordenação do mercado.
id USP-72_db829d2ce56df9fa04fa9d801187396d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139268
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Rádios corporativas e customizadas: novos atores no mercado da radiodifusão sonoraCorporate and customized radios: new players in the audio broadcasting marketRadios corporativas y customizadas: nuevos actores en el mercado de la radiodifusión sonoraRadio. Political economy of communication. Multiplicity of supply. Re-Intermediation.Radio. Economía política de la comunicación. Multiplicidad de la oferta. Re-Intermediación.Rádio. Economia política da comunicação. Multiplicidade da oferta. Reintermediação.O presente artigo busca investigar fenômeno recente, ainda pouco estudado: a expansão das rádios corporativas e customizadas,que exercem novas formas de mediação, estabelecendo conexões diretas entre organizações e seus públicos de interesse.Grandes, médias e mesmo pequenas empresas dos mais variados ramos de atividade têm investido na radiodifusão sonora,on-line e off-line, colocando desafios à credibilidade e à sustentabilidade do meio e ameaçando deixar o interesse público emsegundo plano. Investiga-se ainda em que medida esse processo acarreta a emergência de novos intermediários no negócioda comunicação (reintermediação), numa fase caracterizada pela multiplicidade da oferta de conteúdos radiofônicos,produzidos por grupos empresariais sem vínculos prévios com a indústria da radiodifusão sonora. Entende-se que o rádio,expandindo-se para novas plataformas de distribuição, torna-se cada vez mais ubíquo, na esteira de processos de redução decustos de produção e de reordenação do mercado.This paper seeks to investigate a recent phenomenon, which is yet to be properly studied: the expansion of corporate andcustomized radio stations, which bring new forms of mediation, establishing direct connections between organizations andtheir stakeholders. Large, medium and even small companies from the most various fields of activity have been investing inradio broadcasting, both online and offline, posing challenges to the credibility and sustainability of the medium and settingaside the public interest. One also investigates to what extent this process entails the emergence of new intermediaries in thecommunication business (re-intermediation), a phase characterized by the multiplicity of supply of radio content produced bybusiness groups having no prior connections with the radio broadcasting business. It is understood that radio, when expanding tonew distribution platforms, becomes increasingly ubiquitous in the wake of downsizing and market reconfiguration processes.corporativasy customizadas, que ejercen nuevas formas de mediación, estableciendo conexiones directas entre organizaciones y suspúblicos de interés. Empresas grandes, medianas e incluso pequeñas de los más diversos campos de actividad han invertidoen las radiodifusión sonora, on-line y off-line, generando desafíos a la credibilidad y la sostenibilidad del medio y amenazandodeja el interés público en segundo plano. Se investiga también en qué medida ese proceso conlleva la aparición de nuevosintermediarios en el negocio de la comunicación (re-intermediación), en una fase caracterizada por la multiplicidad deoferta de contenidos radiofónicos, producidos por grupos empresariales sin historia en la industria de radiodifusión sonora.Se entiende que la radio, en expansión a nuevas plataformas de distribución, se vuelve cada vez más omnipresente, en lalínea de procesos de reducción de costos y la reordenación del mercado.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13926810.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139268Organicom; v. 12 n. 22 (2015): Redes Sociais: Usos Corporativos; 67-772238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139268/134609Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessKischinhevsky, Marcelo2017-11-09T15:08:36Zoai:revistas.usp.br:article/139268Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:38.356422Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Rádios corporativas e customizadas: novos atores no mercado da radiodifusão sonora
Corporate and customized radios: new players in the audio broadcasting market
Radios corporativas y customizadas: nuevos actores en el mercado de la radiodifusión sonora
title Rádios corporativas e customizadas: novos atores no mercado da radiodifusão sonora
spellingShingle Rádios corporativas e customizadas: novos atores no mercado da radiodifusão sonora
Kischinhevsky, Marcelo
Radio. Political economy of communication. Multiplicity of supply. Re-Intermediation.
Radio. Economía política de la comunicación. Multiplicidad de la oferta. Re-Intermediación.
Rádio. Economia política da comunicação. Multiplicidade da oferta. Reintermediação.
title_short Rádios corporativas e customizadas: novos atores no mercado da radiodifusão sonora
title_full Rádios corporativas e customizadas: novos atores no mercado da radiodifusão sonora
title_fullStr Rádios corporativas e customizadas: novos atores no mercado da radiodifusão sonora
title_full_unstemmed Rádios corporativas e customizadas: novos atores no mercado da radiodifusão sonora
title_sort Rádios corporativas e customizadas: novos atores no mercado da radiodifusão sonora
author Kischinhevsky, Marcelo
author_facet Kischinhevsky, Marcelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kischinhevsky, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Radio. Political economy of communication. Multiplicity of supply. Re-Intermediation.
Radio. Economía política de la comunicación. Multiplicidad de la oferta. Re-Intermediación.
Rádio. Economia política da comunicação. Multiplicidade da oferta. Reintermediação.
topic Radio. Political economy of communication. Multiplicity of supply. Re-Intermediation.
Radio. Economía política de la comunicación. Multiplicidad de la oferta. Re-Intermediación.
Rádio. Economia política da comunicação. Multiplicidade da oferta. Reintermediação.
description O presente artigo busca investigar fenômeno recente, ainda pouco estudado: a expansão das rádios corporativas e customizadas,que exercem novas formas de mediação, estabelecendo conexões diretas entre organizações e seus públicos de interesse.Grandes, médias e mesmo pequenas empresas dos mais variados ramos de atividade têm investido na radiodifusão sonora,on-line e off-line, colocando desafios à credibilidade e à sustentabilidade do meio e ameaçando deixar o interesse público emsegundo plano. Investiga-se ainda em que medida esse processo acarreta a emergência de novos intermediários no negócioda comunicação (reintermediação), numa fase caracterizada pela multiplicidade da oferta de conteúdos radiofônicos,produzidos por grupos empresariais sem vínculos prévios com a indústria da radiodifusão sonora. Entende-se que o rádio,expandindo-se para novas plataformas de distribuição, torna-se cada vez mais ubíquo, na esteira de processos de redução decustos de produção e de reordenação do mercado.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139268
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139268
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139268
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139268/134609
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 12 n. 22 (2015): Redes Sociais: Usos Corporativos; 67-77
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047109843681280