Methodological proposal for communication research in organizations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verdugo, Manuela Matus
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Munguía, Jorge Alfredo Estupiñán, Zermeño-Espinosa, Ma Elena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/154580
Resumo: O objetivo do trabalho é apresentar uma proposta metodológica para investigar a comunicação nas organizações, considerando a dimensão praxeológica do campo educacional, bem como o profissional. Três atores-chave são identificados: o profissional, ou seja, o aluno que aborda o mundo profissional como parte de sua formação acadêmica; o profissional de Comunicação, que resolve as necessidades de comunicação em organizações públicas, sociais e do setor privado; e organizações representando, para o primeiro, a unidade receptora e, para o segundo, o mercado de trabalho.
id USP-72_de9a8081fe4196e44ec63849bba483ad
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/154580
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Methodological proposal for communication research in organizationsProposta metodológica para pesquisa em comunicação em organizaçõesPropuesta metodológica para la investigación de la comunicación en las organizacionesMethodological ProposalPraxeological DimensionOrganizational CommunicationPropuesta MetodológicaDimensión PraxeológicaComunicación OrganizacionalProposta MetodológicaDimensão PraxeológicaComunicação OrganizacionalO objetivo do trabalho é apresentar uma proposta metodológica para investigar a comunicação nas organizações, considerando a dimensão praxeológica do campo educacional, bem como o profissional. Três atores-chave são identificados: o profissional, ou seja, o aluno que aborda o mundo profissional como parte de sua formação acadêmica; o profissional de Comunicação, que resolve as necessidades de comunicação em organizações públicas, sociais e do setor privado; e organizações representando, para o primeiro, a unidade receptora e, para o segundo, o mercado de trabalho.This article aims to present a methodological proposal to investigate communication in organizations, considering the praxeological dimension of the educational environment, as well as the professional. Three key actors are identified: the student, who approaches the professional world as part of their academic preparation; the communication professional, who solves communication needs in public, social and private sector organizations; and the organizations, representing, for the first mentioned, the receiving unit, and, for the second one, the labor market. El propósito del trabajo es presentar una propuesta metodológica para investigar la comunicación en las organizaciones, considerando la dimensión praxeológica del ámbito educativo, así como la profesional. Se identifican tres actores clave: el practicante profesional, es decir, el estudiante que se acerca al mundo profesional como parte de su formación académica; el profesional en Comunicación, quien soluciona necesidades de comunicación en organizaciones del sector público, social y privado; y las organizaciones representando, para el primero, la unidad receptora y, para el segundo, el mercado laboral.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/15458010.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.154580Organicom; v. 16 n. 30 (2019): Escutando Nossas Vozes: Perspectivas Latino americanas de Comunicação Organizacional; 93-1022238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/154580/156049Copyright (c) 2019 Manuela Matus Verdugo, Jorge Alfredo Estupiñán Munguía, Ma Elena Zermeño-Espinosainfo:eu-repo/semantics/openAccessVerdugo, Manuela MatusMunguía, Jorge Alfredo EstupiñánZermeño-Espinosa, Ma Elena2019-09-17T18:27:02Zoai:revistas.usp.br:article/154580Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:48.791776Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Methodological proposal for communication research in organizations
Proposta metodológica para pesquisa em comunicação em organizações
Propuesta metodológica para la investigación de la comunicación en las organizaciones
title Methodological proposal for communication research in organizations
spellingShingle Methodological proposal for communication research in organizations
Verdugo, Manuela Matus
Methodological Proposal
Praxeological Dimension
Organizational Communication
Propuesta Metodológica
Dimensión Praxeológica
Comunicación Organizacional
Proposta Metodológica
Dimensão Praxeológica
Comunicação Organizacional
title_short Methodological proposal for communication research in organizations
title_full Methodological proposal for communication research in organizations
title_fullStr Methodological proposal for communication research in organizations
title_full_unstemmed Methodological proposal for communication research in organizations
title_sort Methodological proposal for communication research in organizations
author Verdugo, Manuela Matus
author_facet Verdugo, Manuela Matus
Munguía, Jorge Alfredo Estupiñán
Zermeño-Espinosa, Ma Elena
author_role author
author2 Munguía, Jorge Alfredo Estupiñán
Zermeño-Espinosa, Ma Elena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Verdugo, Manuela Matus
Munguía, Jorge Alfredo Estupiñán
Zermeño-Espinosa, Ma Elena
dc.subject.por.fl_str_mv Methodological Proposal
Praxeological Dimension
Organizational Communication
Propuesta Metodológica
Dimensión Praxeológica
Comunicación Organizacional
Proposta Metodológica
Dimensão Praxeológica
Comunicação Organizacional
topic Methodological Proposal
Praxeological Dimension
Organizational Communication
Propuesta Metodológica
Dimensión Praxeológica
Comunicación Organizacional
Proposta Metodológica
Dimensão Praxeológica
Comunicação Organizacional
description O objetivo do trabalho é apresentar uma proposta metodológica para investigar a comunicação nas organizações, considerando a dimensão praxeológica do campo educacional, bem como o profissional. Três atores-chave são identificados: o profissional, ou seja, o aluno que aborda o mundo profissional como parte de sua formação acadêmica; o profissional de Comunicação, que resolve as necessidades de comunicação em organizações públicas, sociais e do setor privado; e organizações representando, para o primeiro, a unidade receptora e, para o segundo, o mercado de trabalho.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/154580
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.154580
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/154580
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.154580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/154580/156049
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 16 n. 30 (2019): Escutando Nossas Vozes: Perspectivas Latino americanas de Comunicação Organizacional; 93-102
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047110891208704