Satisfaction among accounting professors in Brazil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista Contabilidade & Finanças (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/131275 |
Resumo: | A proposta deste trabalho foi identificar a predominância de satisfação dos professores de Contabilidade no Brasil ao longo da sua trajetória profissional. A pesquisa classifica-se como descritiva e utilizou abordagem quantitativa para análise dos dados. Obtiveram-se 641 respostas válidas de docentes de todas as regiões do Brasil. Os resultados evidenciam que o sentimento de satisfação predomina nos docentes dos cursos de Ciências Contábeis, pois a maioria dos docentes “gosta da profissão” e, em geral, “sente-se satisfeita com a profissão”. Identificou-se que os níveis de satisfação são maiores entre os indivíduos com mais tempo de experiência, de forma que, nos primeiros anos no trabalho (um a três anos), os docentes têm menores índices de satisfação; já na última fase (acima de 35 anos), estão concentrados os maiores níveis de satisfação. O fator que mais impulsiona a satisfação é a realização pessoal (trabalho docente e relação com os alunos). Também foi possível identificar que sentimentos positivos em relação à docência predominam (67,3%) quando comparados aos negativos (32,7%). Esses resultados mostram a necessidade de maior atenção nos primeiros anos da carreira a fim de ser evitado o “choque de realidade” e também a necessidade de outros estudos que investiguem como se caracterizam as fases do ciclo de vida do professor de Contabilidade. |
id |
USP-7_ed69f1509d84c6ea77f4c45fb783647d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/131275 |
network_acronym_str |
USP-7 |
network_name_str |
Revista Contabilidade & Finanças (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Satisfaction among accounting professors in BrazilSatisfação dos professores de Contabilidade no Brasildocênciaformação profissionalprofessor de contabilidadeciências contábeisensino superior.teachingprofessional qualificationaccounting professorsaccountinghigher education A proposta deste trabalho foi identificar a predominância de satisfação dos professores de Contabilidade no Brasil ao longo da sua trajetória profissional. A pesquisa classifica-se como descritiva e utilizou abordagem quantitativa para análise dos dados. Obtiveram-se 641 respostas válidas de docentes de todas as regiões do Brasil. Os resultados evidenciam que o sentimento de satisfação predomina nos docentes dos cursos de Ciências Contábeis, pois a maioria dos docentes “gosta da profissão” e, em geral, “sente-se satisfeita com a profissão”. Identificou-se que os níveis de satisfação são maiores entre os indivíduos com mais tempo de experiência, de forma que, nos primeiros anos no trabalho (um a três anos), os docentes têm menores índices de satisfação; já na última fase (acima de 35 anos), estão concentrados os maiores níveis de satisfação. O fator que mais impulsiona a satisfação é a realização pessoal (trabalho docente e relação com os alunos). Também foi possível identificar que sentimentos positivos em relação à docência predominam (67,3%) quando comparados aos negativos (32,7%). Esses resultados mostram a necessidade de maior atenção nos primeiros anos da carreira a fim de ser evitado o “choque de realidade” e também a necessidade de outros estudos que investiguem como se caracterizam as fases do ciclo de vida do professor de Contabilidade.The aim of this study was to identify the prevalence of satisfaction among accounting professors in Brazil throughout their careers. The research is classified as descriptive and used a quantitative approach to data analysis. 641 valid responses were obtained from professors from all regions of Brazil. The results show that a feeling of satisfaction prevails among accounting course professors, as most of them “like the profession” and, in general, "are satisfied with it”. It was found that levels of satisfaction are higher among individuals with more experience, in that in their first years in the job (one to three years), professors have lower satisfaction rates; the highest levels of satisfaction are found in the final stage (over 35 years). The main factor that influences satisfaction is personal fulfillment (teaching work and relationship with students). It was also possible to identify that positive feelings about teaching predominate (67.3%) compared to negative ones (32.7%). These results show the need for greater attention to be paid in the early years of the career in order to avoid a "reality clash". They also show the need for other studies to investigate how the phases in the life cycle of accounting professors are characterized.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/13127510.1590/1808-057x201703420Revista Contabilidade & Finanças; v. 28 n. 74 (2017); 264-281Revista Contabilidade & Finanças; Vol. 28 No. 74 (2017); 264-281Revista Contabilidade & Finanças; Vol. 28 Núm. 74 (2017); 264-2811808-057X1519-7077reponame:Revista Contabilidade & Finanças (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/131275/127673https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/131275/127674https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/131275/148222Copyright (c) 2018 Revista Contabilidade & Finançasinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Tamires SousaMiranda, Gilberto JoséPereira, Janser Moura2017-04-18T20:00:34Zoai:revistas.usp.br:article/131275Revistahttp://www.revistas.usp.br/rcf/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprecont@usp.br||recont@usp.br1808-057X1519-7077opendoar:2017-04-18T20:00:34Revista Contabilidade & Finanças (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Satisfaction among accounting professors in Brazil Satisfação dos professores de Contabilidade no Brasil |
title |
Satisfaction among accounting professors in Brazil |
spellingShingle |
Satisfaction among accounting professors in Brazil Araújo, Tamires Sousa docência formação profissional professor de contabilidade ciências contábeis ensino superior. teaching professional qualification accounting professors accounting higher education |
title_short |
Satisfaction among accounting professors in Brazil |
title_full |
Satisfaction among accounting professors in Brazil |
title_fullStr |
Satisfaction among accounting professors in Brazil |
title_full_unstemmed |
Satisfaction among accounting professors in Brazil |
title_sort |
Satisfaction among accounting professors in Brazil |
author |
Araújo, Tamires Sousa |
author_facet |
Araújo, Tamires Sousa Miranda, Gilberto José Pereira, Janser Moura |
author_role |
author |
author2 |
Miranda, Gilberto José Pereira, Janser Moura |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Tamires Sousa Miranda, Gilberto José Pereira, Janser Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
docência formação profissional professor de contabilidade ciências contábeis ensino superior. teaching professional qualification accounting professors accounting higher education |
topic |
docência formação profissional professor de contabilidade ciências contábeis ensino superior. teaching professional qualification accounting professors accounting higher education |
description |
A proposta deste trabalho foi identificar a predominância de satisfação dos professores de Contabilidade no Brasil ao longo da sua trajetória profissional. A pesquisa classifica-se como descritiva e utilizou abordagem quantitativa para análise dos dados. Obtiveram-se 641 respostas válidas de docentes de todas as regiões do Brasil. Os resultados evidenciam que o sentimento de satisfação predomina nos docentes dos cursos de Ciências Contábeis, pois a maioria dos docentes “gosta da profissão” e, em geral, “sente-se satisfeita com a profissão”. Identificou-se que os níveis de satisfação são maiores entre os indivíduos com mais tempo de experiência, de forma que, nos primeiros anos no trabalho (um a três anos), os docentes têm menores índices de satisfação; já na última fase (acima de 35 anos), estão concentrados os maiores níveis de satisfação. O fator que mais impulsiona a satisfação é a realização pessoal (trabalho docente e relação com os alunos). Também foi possível identificar que sentimentos positivos em relação à docência predominam (67,3%) quando comparados aos negativos (32,7%). Esses resultados mostram a necessidade de maior atenção nos primeiros anos da carreira a fim de ser evitado o “choque de realidade” e também a necessidade de outros estudos que investiguem como se caracterizam as fases do ciclo de vida do professor de Contabilidade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/131275 10.1590/1808-057x201703420 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/131275 |
identifier_str_mv |
10.1590/1808-057x201703420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/131275/127673 https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/131275/127674 https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/131275/148222 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Contabilidade & Finanças info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Contabilidade & Finanças |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Contabilidade & Finanças; v. 28 n. 74 (2017); 264-281 Revista Contabilidade & Finanças; Vol. 28 No. 74 (2017); 264-281 Revista Contabilidade & Finanças; Vol. 28 Núm. 74 (2017); 264-281 1808-057X 1519-7077 reponame:Revista Contabilidade & Finanças (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Contabilidade & Finanças (Online) |
collection |
Revista Contabilidade & Finanças (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Contabilidade & Finanças (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
recont@usp.br||recont@usp.br |
_version_ |
1787713777350737920 |