Qualidade de vida, adesão e indicadores clínicos em pessoas vivendo com HIV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Primeira,Marcelo Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos,Wendel Mombaque dos, Paula,Cristiane Cardoso de, Padoin,Stela Maris de Mello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100425
Resumo: Resumo Objetivo Avaliar a associação entre a qualidade de vida e a adesão ao tratamento antirretroviral. Métodos Estudo transversal, desenvolvido em serviço ambulatorial de doenças infecciosas em hospital universitário, localizado no interior do Rio Grande do Sul, Brasil. A amostra constitui-se de 156 participantes com HIV que responderam a questões de caracterização social, demográfica, clínica, de avaliação da adesão ao tratamento antirretroviral (CEAT-VIH), e de qualidade de vida (HAT-QoL). Foram realizadas análises estatísticas, entre elas a regressão logística para verificar associações. Resultados Os domínios da qualidade de vida que interferem positivamente na adesão foram os relacionados à função geral, preocupações com a medicação e confiança no profissional de saúde. O domínio que interferiu de forma negativa na adesão foi relacionado com as preocupações com o sigilo. Observou-se que as médias mais elevadas dos domínios de qualidade de vida estão relacionadas com a adesão estrita (adequada). A adesão estrita promove a supressão viral e o aumento das células de defesa no organismo. No entanto, resultados negativos nesses indicadores clínicos prejudicam os domínios de qualidade de vida, principalmente os relacionados à preocupação com a saúde, preocupações com a medicação e função sexual. Conclusão A qualidade de vida, associada à adesão e aos indicadores clínicos geram um ciclo, em que os diferentes resultados de cada um admitem a interferência entre si.
id USP-8_190f0137d97596753dba72f2455dc16a
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002020000100425
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Qualidade de vida, adesão e indicadores clínicos em pessoas vivendo com HIVCuidados de enfermagemAdesão à medicaçãoHIVInfecções por HIVQualidade de vidaResumo Objetivo Avaliar a associação entre a qualidade de vida e a adesão ao tratamento antirretroviral. Métodos Estudo transversal, desenvolvido em serviço ambulatorial de doenças infecciosas em hospital universitário, localizado no interior do Rio Grande do Sul, Brasil. A amostra constitui-se de 156 participantes com HIV que responderam a questões de caracterização social, demográfica, clínica, de avaliação da adesão ao tratamento antirretroviral (CEAT-VIH), e de qualidade de vida (HAT-QoL). Foram realizadas análises estatísticas, entre elas a regressão logística para verificar associações. Resultados Os domínios da qualidade de vida que interferem positivamente na adesão foram os relacionados à função geral, preocupações com a medicação e confiança no profissional de saúde. O domínio que interferiu de forma negativa na adesão foi relacionado com as preocupações com o sigilo. Observou-se que as médias mais elevadas dos domínios de qualidade de vida estão relacionadas com a adesão estrita (adequada). A adesão estrita promove a supressão viral e o aumento das células de defesa no organismo. No entanto, resultados negativos nesses indicadores clínicos prejudicam os domínios de qualidade de vida, principalmente os relacionados à preocupação com a saúde, preocupações com a medicação e função sexual. Conclusão A qualidade de vida, associada à adesão e aos indicadores clínicos geram um ciclo, em que os diferentes resultados de cada um admitem a interferência entre si.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100425Acta Paulista de Enfermagem v.33 2020reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.37689/acta-ape/2020ao0141info:eu-repo/semantics/openAccessPrimeira,Marcelo RibeiroSantos,Wendel Mombaque dosPaula,Cristiane Cardoso dePadoin,Stela Maris de Mellopor2020-05-07T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002020000100425Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2020-05-07T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida, adesão e indicadores clínicos em pessoas vivendo com HIV
title Qualidade de vida, adesão e indicadores clínicos em pessoas vivendo com HIV
spellingShingle Qualidade de vida, adesão e indicadores clínicos em pessoas vivendo com HIV
Primeira,Marcelo Ribeiro
Cuidados de enfermagem
Adesão à medicação
HIV
Infecções por HIV
Qualidade de vida
title_short Qualidade de vida, adesão e indicadores clínicos em pessoas vivendo com HIV
title_full Qualidade de vida, adesão e indicadores clínicos em pessoas vivendo com HIV
title_fullStr Qualidade de vida, adesão e indicadores clínicos em pessoas vivendo com HIV
title_full_unstemmed Qualidade de vida, adesão e indicadores clínicos em pessoas vivendo com HIV
title_sort Qualidade de vida, adesão e indicadores clínicos em pessoas vivendo com HIV
author Primeira,Marcelo Ribeiro
author_facet Primeira,Marcelo Ribeiro
Santos,Wendel Mombaque dos
Paula,Cristiane Cardoso de
Padoin,Stela Maris de Mello
author_role author
author2 Santos,Wendel Mombaque dos
Paula,Cristiane Cardoso de
Padoin,Stela Maris de Mello
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Primeira,Marcelo Ribeiro
Santos,Wendel Mombaque dos
Paula,Cristiane Cardoso de
Padoin,Stela Maris de Mello
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidados de enfermagem
Adesão à medicação
HIV
Infecções por HIV
Qualidade de vida
topic Cuidados de enfermagem
Adesão à medicação
HIV
Infecções por HIV
Qualidade de vida
description Resumo Objetivo Avaliar a associação entre a qualidade de vida e a adesão ao tratamento antirretroviral. Métodos Estudo transversal, desenvolvido em serviço ambulatorial de doenças infecciosas em hospital universitário, localizado no interior do Rio Grande do Sul, Brasil. A amostra constitui-se de 156 participantes com HIV que responderam a questões de caracterização social, demográfica, clínica, de avaliação da adesão ao tratamento antirretroviral (CEAT-VIH), e de qualidade de vida (HAT-QoL). Foram realizadas análises estatísticas, entre elas a regressão logística para verificar associações. Resultados Os domínios da qualidade de vida que interferem positivamente na adesão foram os relacionados à função geral, preocupações com a medicação e confiança no profissional de saúde. O domínio que interferiu de forma negativa na adesão foi relacionado com as preocupações com o sigilo. Observou-se que as médias mais elevadas dos domínios de qualidade de vida estão relacionadas com a adesão estrita (adequada). A adesão estrita promove a supressão viral e o aumento das células de defesa no organismo. No entanto, resultados negativos nesses indicadores clínicos prejudicam os domínios de qualidade de vida, principalmente os relacionados à preocupação com a saúde, preocupações com a medicação e função sexual. Conclusão A qualidade de vida, associada à adesão e aos indicadores clínicos geram um ciclo, em que os diferentes resultados de cada um admitem a interferência entre si.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100425
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.37689/acta-ape/2020ao0141
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.33 2020
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858268596305920