Terapia comunitária: cuidado com a família na perspectiva do graduando de enfermagem
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000200002 |
Resumo: | OBJETIVO: Identificar como o graduando de enfermagem relaciona a Terapia Comunitária (TC) como uma estratégia de cuidado com a família. MÉTODOS: Estudo qualitativo, em que foram entrevistados 12 graduandos do 2º ano de enfermagem da Universidade Federal de São Paulo que participaram de uma sessão de TC, como vivência do conteúdo prático da disciplina "saúde da família". A questão norteadora da entrevista foi: Como você percebe a TC na formação do enfermeiro em relação ao cuidado com a família? A partir dos dados coletados, realizou-se a análise de conteúdo proposta por BARDIN. RESULTADOS: Duas categorias descritivas foram encontradas: A TC, como estratégia de cuidado de enfermagem com a família - relação com a disciplina de saúde da famíla; A TC, como estratégia de reflexão dos estudantes em relação à dinâmica de suas famílias. CONCLUSÃO: Esta prática pode promover mudança de paradigma, pois coloca a família no centro do cuidado. Mostrou a necessidade de aprimorar a escuta qualificada, utilizar questionamentos que ampliem a possibilidade de reflexão em busca de estratégias para enfrentamento dos problemas. |
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Terapia comunitária: cuidado com a família na perspectiva do graduando de enfermagemEnfermagem em saúde comunitáriaEducação em EnfermagemSaúde da FamíliaOBJETIVO: Identificar como o graduando de enfermagem relaciona a Terapia Comunitária (TC) como uma estratégia de cuidado com a família. MÉTODOS: Estudo qualitativo, em que foram entrevistados 12 graduandos do 2º ano de enfermagem da Universidade Federal de São Paulo que participaram de uma sessão de TC, como vivência do conteúdo prático da disciplina "saúde da família". A questão norteadora da entrevista foi: Como você percebe a TC na formação do enfermeiro em relação ao cuidado com a família? A partir dos dados coletados, realizou-se a análise de conteúdo proposta por BARDIN. RESULTADOS: Duas categorias descritivas foram encontradas: A TC, como estratégia de cuidado de enfermagem com a família - relação com a disciplina de saúde da famíla; A TC, como estratégia de reflexão dos estudantes em relação à dinâmica de suas famílias. CONCLUSÃO: Esta prática pode promover mudança de paradigma, pois coloca a família no centro do cuidado. Mostrou a necessidade de aprimorar a escuta qualificada, utilizar questionamentos que ampliem a possibilidade de reflexão em busca de estratégias para enfrentamento dos problemas.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000200002Acta Paulista de Enfermagem v.24 n.2 2011reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/S0103-21002011000200002info:eu-repo/semantics/openAccessHorta,Ana Lúcia de MoraesCaldeira,Nicole Hannespor2011-10-14T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002011000200002Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2011-10-14T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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