Cotidiano de cuidado de adolescentes com necessidades especiais de atenção à saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira,Andressa da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Neves,Eliane Tatsch
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002019000300327
Resumo: Resumo Objetivo Compreender o cotidiano de cuidado de adolescentes com necessidades especiais de atenção à saúde. Métodos Pesquisa qualitativa, pautada no referencial crítico-libertador Freireano, realizada no ambulatório pediátrico de um hospital de ensino, no segundo semestre de 2016. Realizou-se a análise de prontuários, entrevista semiestruturada e a construção do genograma e ecomapa de 35 adolescentes com algum tipo de demanda de saúde. Após a dupla transcrição, as entrevistas foram submetidas à análise de discurso Pechetiana. Resultados O cotidiano de cuidado desses adolescentes é traduzido por meio da higiene pessoal, aparência física, uso de medicamentos, nutrição e habituais modificados. O discurso dos adolescentes apresentou diferentes níveis emancipatórios: em alguns momentos a partir da adaptação e alienação, pelo costume e necessidade de ter que desenvolver o cuidado por meio de uma reprodução técnica, o que contribui para a opressão; e em outros momentos pela possibilidade de emancipação, a partir da reflexão sobre sua realidade e posicionar-se sobre ela. Conclusão O cotidiano de cuidado do adolescente é permeado pelas possibilidades e habilidades em diferentes níveis emancipatórios. A ausência de dialogicidade, troca de saberes e reflexão podem contribuir para o processo de opressão. A Enfermagem necessita possibilitar a troca de saberes e a reflexão, para que o adolescente transite de uma consciência ingênua para crítica.
id USP-8_af7b7def96ee218fedd752a9ac0cbe2b
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002019000300327
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Cotidiano de cuidado de adolescentes com necessidades especiais de atenção à saúdeAdolescenteSaúde do adolescenteDoença crônicaAssistência à saúdePessoas com deficiênciaResumo Objetivo Compreender o cotidiano de cuidado de adolescentes com necessidades especiais de atenção à saúde. Métodos Pesquisa qualitativa, pautada no referencial crítico-libertador Freireano, realizada no ambulatório pediátrico de um hospital de ensino, no segundo semestre de 2016. Realizou-se a análise de prontuários, entrevista semiestruturada e a construção do genograma e ecomapa de 35 adolescentes com algum tipo de demanda de saúde. Após a dupla transcrição, as entrevistas foram submetidas à análise de discurso Pechetiana. Resultados O cotidiano de cuidado desses adolescentes é traduzido por meio da higiene pessoal, aparência física, uso de medicamentos, nutrição e habituais modificados. O discurso dos adolescentes apresentou diferentes níveis emancipatórios: em alguns momentos a partir da adaptação e alienação, pelo costume e necessidade de ter que desenvolver o cuidado por meio de uma reprodução técnica, o que contribui para a opressão; e em outros momentos pela possibilidade de emancipação, a partir da reflexão sobre sua realidade e posicionar-se sobre ela. Conclusão O cotidiano de cuidado do adolescente é permeado pelas possibilidades e habilidades em diferentes níveis emancipatórios. A ausência de dialogicidade, troca de saberes e reflexão podem contribuir para o processo de opressão. A Enfermagem necessita possibilitar a troca de saberes e a reflexão, para que o adolescente transite de uma consciência ingênua para crítica.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2019-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002019000300327Acta Paulista de Enfermagem v.32 n.3 2019reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/1982-0194201900045info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira,Andressa daNeves,Eliane Tatschpor2019-07-24T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002019000300327Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2019-07-24T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cotidiano de cuidado de adolescentes com necessidades especiais de atenção à saúde
title Cotidiano de cuidado de adolescentes com necessidades especiais de atenção à saúde
spellingShingle Cotidiano de cuidado de adolescentes com necessidades especiais de atenção à saúde
Silveira,Andressa da
Adolescente
Saúde do adolescente
Doença crônica
Assistência à saúde
Pessoas com deficiência
title_short Cotidiano de cuidado de adolescentes com necessidades especiais de atenção à saúde
title_full Cotidiano de cuidado de adolescentes com necessidades especiais de atenção à saúde
title_fullStr Cotidiano de cuidado de adolescentes com necessidades especiais de atenção à saúde
title_full_unstemmed Cotidiano de cuidado de adolescentes com necessidades especiais de atenção à saúde
title_sort Cotidiano de cuidado de adolescentes com necessidades especiais de atenção à saúde
author Silveira,Andressa da
author_facet Silveira,Andressa da
Neves,Eliane Tatsch
author_role author
author2 Neves,Eliane Tatsch
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira,Andressa da
Neves,Eliane Tatsch
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente
Saúde do adolescente
Doença crônica
Assistência à saúde
Pessoas com deficiência
topic Adolescente
Saúde do adolescente
Doença crônica
Assistência à saúde
Pessoas com deficiência
description Resumo Objetivo Compreender o cotidiano de cuidado de adolescentes com necessidades especiais de atenção à saúde. Métodos Pesquisa qualitativa, pautada no referencial crítico-libertador Freireano, realizada no ambulatório pediátrico de um hospital de ensino, no segundo semestre de 2016. Realizou-se a análise de prontuários, entrevista semiestruturada e a construção do genograma e ecomapa de 35 adolescentes com algum tipo de demanda de saúde. Após a dupla transcrição, as entrevistas foram submetidas à análise de discurso Pechetiana. Resultados O cotidiano de cuidado desses adolescentes é traduzido por meio da higiene pessoal, aparência física, uso de medicamentos, nutrição e habituais modificados. O discurso dos adolescentes apresentou diferentes níveis emancipatórios: em alguns momentos a partir da adaptação e alienação, pelo costume e necessidade de ter que desenvolver o cuidado por meio de uma reprodução técnica, o que contribui para a opressão; e em outros momentos pela possibilidade de emancipação, a partir da reflexão sobre sua realidade e posicionar-se sobre ela. Conclusão O cotidiano de cuidado do adolescente é permeado pelas possibilidades e habilidades em diferentes níveis emancipatórios. A ausência de dialogicidade, troca de saberes e reflexão podem contribuir para o processo de opressão. A Enfermagem necessita possibilitar a troca de saberes e a reflexão, para que o adolescente transite de uma consciência ingênua para crítica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002019000300327
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002019000300327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0194201900045
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.32 n.3 2019
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858268182118400