Avaliação, por graduandos de enfermagem, de ambiente virtual de aprendizagem para ensino de fisiologia endócrina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel,Elaine Maria Leite
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Mendes,Isabel Amélia Costa, Cárnio,Evelin Capellari, Alves,Leila Maria Marchi, Crispim,Juliane de Almeida, Mazzo,Alessandra, Andrade,Jesusmar Ximenes, Trevizan,Maria Auxiliadora, Rangel,Alexandre Leite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000300004
Resumo: OBJETIVO: Descrever a avaliação do Ambiente Virtual de Aprendizagem do TelEduc no ensino de Fisiologia Endócrina por graduandos de enfermagem de um Curso de Licenciatura em Enfermagem de uma universidade pública do interior do Estado de São Paulo. MÉTODOS: Estudo descritivo, transversal com análise quantitativa de dados e com amostra de 44 alunos. Para a coleta de dados, utilizou-se um instrumento que contemplava aspectos pedagógicos do ambiente virtual de aprendizagem: conteúdo, interação e atividades e aspectos técnicos: tempo de resposta e qualidade da interface. RESULTADOS: Na avaliação dos alunos, os dados apontaram que, na maioria das respostas obtidas, foi explicitado o atendimento dos itens compreendidos nas seguintes características: conteúdo (84,0%), interação (83,2%), atividades (89,3%), tempo de resposta (94,0%) e qualidade da interface (95,8%). CONCLUSÃO: O ambiente virtual de aprendizagem do TelEduc mostrou-se uma ferramenta eficaz para apoiar o ensino de Fisiologia Endócrina.
id USP-8_b19faf8313e6c37fd772cc67215ac91a
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002011000300004
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação, por graduandos de enfermagem, de ambiente virtual de aprendizagem para ensino de fisiologia endócrinaEstudantes de enfermagemFisiologia/educaçãoTecnologia educacionalEducação em enfermagemInformática em enfermagemOBJETIVO: Descrever a avaliação do Ambiente Virtual de Aprendizagem do TelEduc no ensino de Fisiologia Endócrina por graduandos de enfermagem de um Curso de Licenciatura em Enfermagem de uma universidade pública do interior do Estado de São Paulo. MÉTODOS: Estudo descritivo, transversal com análise quantitativa de dados e com amostra de 44 alunos. Para a coleta de dados, utilizou-se um instrumento que contemplava aspectos pedagógicos do ambiente virtual de aprendizagem: conteúdo, interação e atividades e aspectos técnicos: tempo de resposta e qualidade da interface. RESULTADOS: Na avaliação dos alunos, os dados apontaram que, na maioria das respostas obtidas, foi explicitado o atendimento dos itens compreendidos nas seguintes características: conteúdo (84,0%), interação (83,2%), atividades (89,3%), tempo de resposta (94,0%) e qualidade da interface (95,8%). CONCLUSÃO: O ambiente virtual de aprendizagem do TelEduc mostrou-se uma ferramenta eficaz para apoiar o ensino de Fisiologia Endócrina.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000300004Acta Paulista de Enfermagem v.24 n.3 2011reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/S0103-21002011000300004info:eu-repo/semantics/openAccessRangel,Elaine Maria LeiteMendes,Isabel Amélia CostaCárnio,Evelin CapellariAlves,Leila Maria MarchiCrispim,Juliane de AlmeidaMazzo,AlessandraAndrade,Jesusmar XimenesTrevizan,Maria AuxiliadoraRangel,Alexandre Leitepor2011-08-01T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002011000300004Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2011-08-01T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação, por graduandos de enfermagem, de ambiente virtual de aprendizagem para ensino de fisiologia endócrina
title Avaliação, por graduandos de enfermagem, de ambiente virtual de aprendizagem para ensino de fisiologia endócrina
spellingShingle Avaliação, por graduandos de enfermagem, de ambiente virtual de aprendizagem para ensino de fisiologia endócrina
Rangel,Elaine Maria Leite
Estudantes de enfermagem
Fisiologia/educação
Tecnologia educacional
Educação em enfermagem
Informática em enfermagem
title_short Avaliação, por graduandos de enfermagem, de ambiente virtual de aprendizagem para ensino de fisiologia endócrina
title_full Avaliação, por graduandos de enfermagem, de ambiente virtual de aprendizagem para ensino de fisiologia endócrina
title_fullStr Avaliação, por graduandos de enfermagem, de ambiente virtual de aprendizagem para ensino de fisiologia endócrina
title_full_unstemmed Avaliação, por graduandos de enfermagem, de ambiente virtual de aprendizagem para ensino de fisiologia endócrina
title_sort Avaliação, por graduandos de enfermagem, de ambiente virtual de aprendizagem para ensino de fisiologia endócrina
author Rangel,Elaine Maria Leite
author_facet Rangel,Elaine Maria Leite
Mendes,Isabel Amélia Costa
Cárnio,Evelin Capellari
Alves,Leila Maria Marchi
Crispim,Juliane de Almeida
Mazzo,Alessandra
Andrade,Jesusmar Ximenes
Trevizan,Maria Auxiliadora
Rangel,Alexandre Leite
author_role author
author2 Mendes,Isabel Amélia Costa
Cárnio,Evelin Capellari
Alves,Leila Maria Marchi
Crispim,Juliane de Almeida
Mazzo,Alessandra
Andrade,Jesusmar Ximenes
Trevizan,Maria Auxiliadora
Rangel,Alexandre Leite
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rangel,Elaine Maria Leite
Mendes,Isabel Amélia Costa
Cárnio,Evelin Capellari
Alves,Leila Maria Marchi
Crispim,Juliane de Almeida
Mazzo,Alessandra
Andrade,Jesusmar Ximenes
Trevizan,Maria Auxiliadora
Rangel,Alexandre Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de enfermagem
Fisiologia/educação
Tecnologia educacional
Educação em enfermagem
Informática em enfermagem
topic Estudantes de enfermagem
Fisiologia/educação
Tecnologia educacional
Educação em enfermagem
Informática em enfermagem
description OBJETIVO: Descrever a avaliação do Ambiente Virtual de Aprendizagem do TelEduc no ensino de Fisiologia Endócrina por graduandos de enfermagem de um Curso de Licenciatura em Enfermagem de uma universidade pública do interior do Estado de São Paulo. MÉTODOS: Estudo descritivo, transversal com análise quantitativa de dados e com amostra de 44 alunos. Para a coleta de dados, utilizou-se um instrumento que contemplava aspectos pedagógicos do ambiente virtual de aprendizagem: conteúdo, interação e atividades e aspectos técnicos: tempo de resposta e qualidade da interface. RESULTADOS: Na avaliação dos alunos, os dados apontaram que, na maioria das respostas obtidas, foi explicitado o atendimento dos itens compreendidos nas seguintes características: conteúdo (84,0%), interação (83,2%), atividades (89,3%), tempo de resposta (94,0%) e qualidade da interface (95,8%). CONCLUSÃO: O ambiente virtual de aprendizagem do TelEduc mostrou-se uma ferramenta eficaz para apoiar o ensino de Fisiologia Endócrina.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000300004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-21002011000300004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.24 n.3 2011
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858264213258240