Efeito da simulação clínica na retenção do conhecimento de estudantes de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002021000100466 |
Resumo: | Resumo Objetivo Identificar o efeito da simulação clínica no desempenho cognitivo imediato e retido de estudantes do curso técnico de enfermagem acerca da atuação nas emergências na Atenção Primária à Saúde. Métodos Estudo de intervenção, do tipo antes e depois, realizado com 46 estudantes do curso técnico em enfermagem. Estes foram alocados em dois grupos: controle e experimental. O grupo controle teve acesso a uma aula teórica com demonstração de habilidade. O grupo experimental teve acesso a sessão de simulação com quatro cenários. Além da caracterização sociodemográfica, os estudantes responderam a um teste de conhecimento em três momentos, a saber: pré-teste, pós-teste imediato e pós-teste tardio (após 30 dias). Adotou-se um nível de significância de 5%, através da utilização do teste de Mann-Whitney e de Kruskal Wallis, Resultados Houve diferença estatística entre as medianas do grupo controle e experimental no pós-teste tardio (p valor = 0,038), dessa forma, os estudantes do grupo experimental retiveram mais conhecimento que os do grupo controle. Conclusão A aprendizagem a partir da simulação clínica conferiu scores e retenção do conhecimento maiores comparados àqueles adquiridos por meio de aula expositiva com demonstração de habilidades. |
id |
USP-8_bc9a9aea597525a9afc61da9eb720afa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-21002021000100466 |
network_acronym_str |
USP-8 |
network_name_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeito da simulação clínica na retenção do conhecimento de estudantes de enfermagemSimulaçãoEmergênciasConhecimentoEstudantes de enfermagemAtenção Primária à SaúdeResumo Objetivo Identificar o efeito da simulação clínica no desempenho cognitivo imediato e retido de estudantes do curso técnico de enfermagem acerca da atuação nas emergências na Atenção Primária à Saúde. Métodos Estudo de intervenção, do tipo antes e depois, realizado com 46 estudantes do curso técnico em enfermagem. Estes foram alocados em dois grupos: controle e experimental. O grupo controle teve acesso a uma aula teórica com demonstração de habilidade. O grupo experimental teve acesso a sessão de simulação com quatro cenários. Além da caracterização sociodemográfica, os estudantes responderam a um teste de conhecimento em três momentos, a saber: pré-teste, pós-teste imediato e pós-teste tardio (após 30 dias). Adotou-se um nível de significância de 5%, através da utilização do teste de Mann-Whitney e de Kruskal Wallis, Resultados Houve diferença estatística entre as medianas do grupo controle e experimental no pós-teste tardio (p valor = 0,038), dessa forma, os estudantes do grupo experimental retiveram mais conhecimento que os do grupo controle. Conclusão A aprendizagem a partir da simulação clínica conferiu scores e retenção do conhecimento maiores comparados àqueles adquiridos por meio de aula expositiva com demonstração de habilidades.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002021000100466Acta Paulista de Enfermagem v.34 2021reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.37689/acta-ape/2021ao000955info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo,Marília Souto deMedeiros,Soraya Maria deCosta,Raphael Raniere de OliveiraCoutinho,Verónica Rita DiasMazzo,AlessandraSousa,Yanna Gomes depor2021-11-24T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002021000100466Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2021-11-24T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeito da simulação clínica na retenção do conhecimento de estudantes de enfermagem |
title |
Efeito da simulação clínica na retenção do conhecimento de estudantes de enfermagem |
spellingShingle |
Efeito da simulação clínica na retenção do conhecimento de estudantes de enfermagem Araújo,Marília Souto de Simulação Emergências Conhecimento Estudantes de enfermagem Atenção Primária à Saúde |
title_short |
Efeito da simulação clínica na retenção do conhecimento de estudantes de enfermagem |
title_full |
Efeito da simulação clínica na retenção do conhecimento de estudantes de enfermagem |
title_fullStr |
Efeito da simulação clínica na retenção do conhecimento de estudantes de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Efeito da simulação clínica na retenção do conhecimento de estudantes de enfermagem |
title_sort |
Efeito da simulação clínica na retenção do conhecimento de estudantes de enfermagem |
author |
Araújo,Marília Souto de |
author_facet |
Araújo,Marília Souto de Medeiros,Soraya Maria de Costa,Raphael Raniere de Oliveira Coutinho,Verónica Rita Dias Mazzo,Alessandra Sousa,Yanna Gomes de |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros,Soraya Maria de Costa,Raphael Raniere de Oliveira Coutinho,Verónica Rita Dias Mazzo,Alessandra Sousa,Yanna Gomes de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo,Marília Souto de Medeiros,Soraya Maria de Costa,Raphael Raniere de Oliveira Coutinho,Verónica Rita Dias Mazzo,Alessandra Sousa,Yanna Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Simulação Emergências Conhecimento Estudantes de enfermagem Atenção Primária à Saúde |
topic |
Simulação Emergências Conhecimento Estudantes de enfermagem Atenção Primária à Saúde |
description |
Resumo Objetivo Identificar o efeito da simulação clínica no desempenho cognitivo imediato e retido de estudantes do curso técnico de enfermagem acerca da atuação nas emergências na Atenção Primária à Saúde. Métodos Estudo de intervenção, do tipo antes e depois, realizado com 46 estudantes do curso técnico em enfermagem. Estes foram alocados em dois grupos: controle e experimental. O grupo controle teve acesso a uma aula teórica com demonstração de habilidade. O grupo experimental teve acesso a sessão de simulação com quatro cenários. Além da caracterização sociodemográfica, os estudantes responderam a um teste de conhecimento em três momentos, a saber: pré-teste, pós-teste imediato e pós-teste tardio (após 30 dias). Adotou-se um nível de significância de 5%, através da utilização do teste de Mann-Whitney e de Kruskal Wallis, Resultados Houve diferença estatística entre as medianas do grupo controle e experimental no pós-teste tardio (p valor = 0,038), dessa forma, os estudantes do grupo experimental retiveram mais conhecimento que os do grupo controle. Conclusão A aprendizagem a partir da simulação clínica conferiu scores e retenção do conhecimento maiores comparados àqueles adquiridos por meio de aula expositiva com demonstração de habilidades. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002021000100466 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002021000100466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.37689/acta-ape/2021ao000955 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem v.34 2021 reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
collection |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br |
_version_ |
1748858269133176832 |