Competências desenvolvidas em um curso de especialização em gestão em enfermagem à distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Okagawa,Fabiana Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Bohomol,Elena, Cunha,Isabel Cristina Kowal Olm
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002013000300006
Resumo: OBJETIVOS: O objetivo da pesquisa foi identificar competências gerenciais desenvolvidas no curso de especialização em gestão em enfermagem modalidade educação à distância, com base nas respostas dos alunos que concluíram o curso. MÉTODOS: Este foi um estudo exploratório, transversal com abordagem quantitativa, com uma amostra de conveniência de 197 Especialistas. O primeiro curso foi realizado em oito cidades em três regiões do Brasil, entre maio e julho de 2009. As transcrições foram analisadas utilizando um referencial teórico brasileiro sobre competências gerenciais em enfermagem. RESULTADOS: Os participantes citaram 274 competências e identificaram 14 competências gerenciais primárias. Liderança foi a mais citada, seguida de comunicação, aquisição de conhecimento e trabalho em equipe. CONCLUSÃO: Este estudo identificou 14 competências gerenciais de enfermagem essenciais para a prática, e indicou um forte potencial da educação à distância como uma ferramenta educacional para melhorar as qualificações profissionais.
id USP-8_cb9aceb8ffb73b7c47b502b5094ac02f
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002013000300006
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Competências desenvolvidas em um curso de especialização em gestão em enfermagem à distânciaEnfermagemEducação em enfermagemPesquisa em educação de enfermagemEducação a distânciaEducação baseada em competênciasOBJETIVOS: O objetivo da pesquisa foi identificar competências gerenciais desenvolvidas no curso de especialização em gestão em enfermagem modalidade educação à distância, com base nas respostas dos alunos que concluíram o curso. MÉTODOS: Este foi um estudo exploratório, transversal com abordagem quantitativa, com uma amostra de conveniência de 197 Especialistas. O primeiro curso foi realizado em oito cidades em três regiões do Brasil, entre maio e julho de 2009. As transcrições foram analisadas utilizando um referencial teórico brasileiro sobre competências gerenciais em enfermagem. RESULTADOS: Os participantes citaram 274 competências e identificaram 14 competências gerenciais primárias. Liderança foi a mais citada, seguida de comunicação, aquisição de conhecimento e trabalho em equipe. CONCLUSÃO: Este estudo identificou 14 competências gerenciais de enfermagem essenciais para a prática, e indicou um forte potencial da educação à distância como uma ferramenta educacional para melhorar as qualificações profissionais.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002013000300006Acta Paulista de Enfermagem v.26 n.3 2013reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/S0103-21002013000300006info:eu-repo/semantics/openAccessOkagawa,Fabiana SilvaBohomol,ElenaCunha,Isabel Cristina Kowal Olmpor2013-07-31T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002013000300006Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2013-07-31T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências desenvolvidas em um curso de especialização em gestão em enfermagem à distância
title Competências desenvolvidas em um curso de especialização em gestão em enfermagem à distância
spellingShingle Competências desenvolvidas em um curso de especialização em gestão em enfermagem à distância
Okagawa,Fabiana Silva
Enfermagem
Educação em enfermagem
Pesquisa em educação de enfermagem
Educação a distância
Educação baseada em competências
title_short Competências desenvolvidas em um curso de especialização em gestão em enfermagem à distância
title_full Competências desenvolvidas em um curso de especialização em gestão em enfermagem à distância
title_fullStr Competências desenvolvidas em um curso de especialização em gestão em enfermagem à distância
title_full_unstemmed Competências desenvolvidas em um curso de especialização em gestão em enfermagem à distância
title_sort Competências desenvolvidas em um curso de especialização em gestão em enfermagem à distância
author Okagawa,Fabiana Silva
author_facet Okagawa,Fabiana Silva
Bohomol,Elena
Cunha,Isabel Cristina Kowal Olm
author_role author
author2 Bohomol,Elena
Cunha,Isabel Cristina Kowal Olm
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Okagawa,Fabiana Silva
Bohomol,Elena
Cunha,Isabel Cristina Kowal Olm
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação em enfermagem
Pesquisa em educação de enfermagem
Educação a distância
Educação baseada em competências
topic Enfermagem
Educação em enfermagem
Pesquisa em educação de enfermagem
Educação a distância
Educação baseada em competências
description OBJETIVOS: O objetivo da pesquisa foi identificar competências gerenciais desenvolvidas no curso de especialização em gestão em enfermagem modalidade educação à distância, com base nas respostas dos alunos que concluíram o curso. MÉTODOS: Este foi um estudo exploratório, transversal com abordagem quantitativa, com uma amostra de conveniência de 197 Especialistas. O primeiro curso foi realizado em oito cidades em três regiões do Brasil, entre maio e julho de 2009. As transcrições foram analisadas utilizando um referencial teórico brasileiro sobre competências gerenciais em enfermagem. RESULTADOS: Os participantes citaram 274 competências e identificaram 14 competências gerenciais primárias. Liderança foi a mais citada, seguida de comunicação, aquisição de conhecimento e trabalho em equipe. CONCLUSÃO: Este estudo identificou 14 competências gerenciais de enfermagem essenciais para a prática, e indicou um forte potencial da educação à distância como uma ferramenta educacional para melhorar as qualificações profissionais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002013000300006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002013000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-21002013000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.26 n.3 2013
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858265525026816