Competências desenvolvidas em um curso de especialização em gestão em enfermagem à distância
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2013 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Download full: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002013000300006 |
Summary: | OBJETIVOS: O objetivo da pesquisa foi identificar competências gerenciais desenvolvidas no curso de especialização em gestão em enfermagem modalidade educação à distância, com base nas respostas dos alunos que concluíram o curso. MÉTODOS: Este foi um estudo exploratório, transversal com abordagem quantitativa, com uma amostra de conveniência de 197 Especialistas. O primeiro curso foi realizado em oito cidades em três regiões do Brasil, entre maio e julho de 2009. As transcrições foram analisadas utilizando um referencial teórico brasileiro sobre competências gerenciais em enfermagem. RESULTADOS: Os participantes citaram 274 competências e identificaram 14 competências gerenciais primárias. Liderança foi a mais citada, seguida de comunicação, aquisição de conhecimento e trabalho em equipe. CONCLUSÃO: Este estudo identificou 14 competências gerenciais de enfermagem essenciais para a prática, e indicou um forte potencial da educação à distância como uma ferramenta educacional para melhorar as qualificações profissionais. |
id |
USP-8_cb9aceb8ffb73b7c47b502b5094ac02f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-21002013000300006 |
network_acronym_str |
USP-8 |
network_name_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Competências desenvolvidas em um curso de especialização em gestão em enfermagem à distânciaEnfermagemEducação em enfermagemPesquisa em educação de enfermagemEducação a distânciaEducação baseada em competênciasOBJETIVOS: O objetivo da pesquisa foi identificar competências gerenciais desenvolvidas no curso de especialização em gestão em enfermagem modalidade educação à distância, com base nas respostas dos alunos que concluíram o curso. MÉTODOS: Este foi um estudo exploratório, transversal com abordagem quantitativa, com uma amostra de conveniência de 197 Especialistas. O primeiro curso foi realizado em oito cidades em três regiões do Brasil, entre maio e julho de 2009. As transcrições foram analisadas utilizando um referencial teórico brasileiro sobre competências gerenciais em enfermagem. RESULTADOS: Os participantes citaram 274 competências e identificaram 14 competências gerenciais primárias. Liderança foi a mais citada, seguida de comunicação, aquisição de conhecimento e trabalho em equipe. CONCLUSÃO: Este estudo identificou 14 competências gerenciais de enfermagem essenciais para a prática, e indicou um forte potencial da educação à distância como uma ferramenta educacional para melhorar as qualificações profissionais.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002013000300006Acta Paulista de Enfermagem v.26 n.3 2013reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/S0103-21002013000300006info:eu-repo/semantics/openAccessOkagawa,Fabiana SilvaBohomol,ElenaCunha,Isabel Cristina Kowal Olmpor2013-07-31T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002013000300006Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2013-07-31T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências desenvolvidas em um curso de especialização em gestão em enfermagem à distância |
title |
Competências desenvolvidas em um curso de especialização em gestão em enfermagem à distância |
spellingShingle |
Competências desenvolvidas em um curso de especialização em gestão em enfermagem à distância Okagawa,Fabiana Silva Enfermagem Educação em enfermagem Pesquisa em educação de enfermagem Educação a distância Educação baseada em competências |
title_short |
Competências desenvolvidas em um curso de especialização em gestão em enfermagem à distância |
title_full |
Competências desenvolvidas em um curso de especialização em gestão em enfermagem à distância |
title_fullStr |
Competências desenvolvidas em um curso de especialização em gestão em enfermagem à distância |
title_full_unstemmed |
Competências desenvolvidas em um curso de especialização em gestão em enfermagem à distância |
title_sort |
Competências desenvolvidas em um curso de especialização em gestão em enfermagem à distância |
author |
Okagawa,Fabiana Silva |
author_facet |
Okagawa,Fabiana Silva Bohomol,Elena Cunha,Isabel Cristina Kowal Olm |
author_role |
author |
author2 |
Bohomol,Elena Cunha,Isabel Cristina Kowal Olm |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Okagawa,Fabiana Silva Bohomol,Elena Cunha,Isabel Cristina Kowal Olm |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Educação em enfermagem Pesquisa em educação de enfermagem Educação a distância Educação baseada em competências |
topic |
Enfermagem Educação em enfermagem Pesquisa em educação de enfermagem Educação a distância Educação baseada em competências |
description |
OBJETIVOS: O objetivo da pesquisa foi identificar competências gerenciais desenvolvidas no curso de especialização em gestão em enfermagem modalidade educação à distância, com base nas respostas dos alunos que concluíram o curso. MÉTODOS: Este foi um estudo exploratório, transversal com abordagem quantitativa, com uma amostra de conveniência de 197 Especialistas. O primeiro curso foi realizado em oito cidades em três regiões do Brasil, entre maio e julho de 2009. As transcrições foram analisadas utilizando um referencial teórico brasileiro sobre competências gerenciais em enfermagem. RESULTADOS: Os participantes citaram 274 competências e identificaram 14 competências gerenciais primárias. Liderança foi a mais citada, seguida de comunicação, aquisição de conhecimento e trabalho em equipe. CONCLUSÃO: Este estudo identificou 14 competências gerenciais de enfermagem essenciais para a prática, e indicou um forte potencial da educação à distância como uma ferramenta educacional para melhorar as qualificações profissionais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002013000300006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002013000300006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-21002013000300006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem v.26 n.3 2013 reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
collection |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br |
_version_ |
1748858265525026816 |