Impacto de um programa de competências parentais no stress e competências de atenção plena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Ana Isabel Pratas Martins dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Martins,Emília da Conceição Figueiredo, Magalhães,Cátia Clara Ávila, Mendes,Francisco Emiliano Dias, Fernandes,Rosina Inês Ribeiro de Sá
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100480
Resumo: Resumo Objetivo: Analisar o impacto da frequência do Adults and Children Together Raising Safe Kids (ACT-RSK) Programe nas competências parentais, no stress parental e nas competências de atenção plena, de um grupo de pais de crianças. Métodos: Realizou-se uma investigação-ação, utilizando um pré e pós-teste, tendo por referência a implementação do programa ACT-RSK, em 8 sessões de 90 minutos com periodicidade semanal, numa amostra de 22 pais da região Centro de Portugal. Utilizaram-se os questionários do Programa ACT-RSK, o Índice de Stress Parental, a Escala de Mindfulness Interpessoal na Parentalidade e um questionário sociodemográfico. A análise descritiva e inferencial ( Wilcoxon ) foi realizada com recurso ao Statistical Package fos Social Sciences (SPSS – IBM 24), com grau de confiança de 95%. Resultados: Os participantes melhoraram, do pré para pós-teste, nas 4 dimensões do programa: estilos parentais (M=36.32±6.61 vs. M=48.50±4.31; p<0.01); meios de comunicação (M=24.73±3.90 vs. M=30.73±2.90; p≤0.01); desenvolvimento infantil (M=55.18±11.82 vs. M=73.55±4.04; p≤0.01); e comportamento dos pais (M=34.23±7.83 vs. M=43.05±2.81; p≤0.01). Destacam-se, igualmente, melhorias consideráveis nos resultados da Escala de Mindfulness Interpessoal na Parentalidade (Z=-3.929, p=0.000) e no stress parental, que desceu do nível muito elevado (91.59) para o nível médio (74.45). Conclusão: Constata-se o impacto positivo do ACT-RSK na melhoria das variáveis estudadas.
id USP-8_f2c5af6631422533e6a6d5fbef7fa144
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002020000100480
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Impacto de um programa de competências parentais no stress e competências de atenção plenaEducação profissionalizanteEducação parentalPoder familiarAtenção plenaEducação infantilResumo Objetivo: Analisar o impacto da frequência do Adults and Children Together Raising Safe Kids (ACT-RSK) Programe nas competências parentais, no stress parental e nas competências de atenção plena, de um grupo de pais de crianças. Métodos: Realizou-se uma investigação-ação, utilizando um pré e pós-teste, tendo por referência a implementação do programa ACT-RSK, em 8 sessões de 90 minutos com periodicidade semanal, numa amostra de 22 pais da região Centro de Portugal. Utilizaram-se os questionários do Programa ACT-RSK, o Índice de Stress Parental, a Escala de Mindfulness Interpessoal na Parentalidade e um questionário sociodemográfico. A análise descritiva e inferencial ( Wilcoxon ) foi realizada com recurso ao Statistical Package fos Social Sciences (SPSS – IBM 24), com grau de confiança de 95%. Resultados: Os participantes melhoraram, do pré para pós-teste, nas 4 dimensões do programa: estilos parentais (M=36.32±6.61 vs. M=48.50±4.31; p<0.01); meios de comunicação (M=24.73±3.90 vs. M=30.73±2.90; p≤0.01); desenvolvimento infantil (M=55.18±11.82 vs. M=73.55±4.04; p≤0.01); e comportamento dos pais (M=34.23±7.83 vs. M=43.05±2.81; p≤0.01). Destacam-se, igualmente, melhorias consideráveis nos resultados da Escala de Mindfulness Interpessoal na Parentalidade (Z=-3.929, p=0.000) e no stress parental, que desceu do nível muito elevado (91.59) para o nível médio (74.45). Conclusão: Constata-se o impacto positivo do ACT-RSK na melhoria das variáveis estudadas.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100480Acta Paulista de Enfermagem v.33 2020reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.37689/acta-ape/2020ae02826info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Ana Isabel Pratas Martins dosMartins,Emília da Conceição FigueiredoMagalhães,Cátia Clara ÁvilaMendes,Francisco Emiliano DiasFernandes,Rosina Inês Ribeiro de Sápor2020-12-11T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002020000100480Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2020-12-11T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto de um programa de competências parentais no stress e competências de atenção plena
title Impacto de um programa de competências parentais no stress e competências de atenção plena
spellingShingle Impacto de um programa de competências parentais no stress e competências de atenção plena
Santos,Ana Isabel Pratas Martins dos
Educação profissionalizante
Educação parental
Poder familiar
Atenção plena
Educação infantil
title_short Impacto de um programa de competências parentais no stress e competências de atenção plena
title_full Impacto de um programa de competências parentais no stress e competências de atenção plena
title_fullStr Impacto de um programa de competências parentais no stress e competências de atenção plena
title_full_unstemmed Impacto de um programa de competências parentais no stress e competências de atenção plena
title_sort Impacto de um programa de competências parentais no stress e competências de atenção plena
author Santos,Ana Isabel Pratas Martins dos
author_facet Santos,Ana Isabel Pratas Martins dos
Martins,Emília da Conceição Figueiredo
Magalhães,Cátia Clara Ávila
Mendes,Francisco Emiliano Dias
Fernandes,Rosina Inês Ribeiro de Sá
author_role author
author2 Martins,Emília da Conceição Figueiredo
Magalhães,Cátia Clara Ávila
Mendes,Francisco Emiliano Dias
Fernandes,Rosina Inês Ribeiro de Sá
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Ana Isabel Pratas Martins dos
Martins,Emília da Conceição Figueiredo
Magalhães,Cátia Clara Ávila
Mendes,Francisco Emiliano Dias
Fernandes,Rosina Inês Ribeiro de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Educação profissionalizante
Educação parental
Poder familiar
Atenção plena
Educação infantil
topic Educação profissionalizante
Educação parental
Poder familiar
Atenção plena
Educação infantil
description Resumo Objetivo: Analisar o impacto da frequência do Adults and Children Together Raising Safe Kids (ACT-RSK) Programe nas competências parentais, no stress parental e nas competências de atenção plena, de um grupo de pais de crianças. Métodos: Realizou-se uma investigação-ação, utilizando um pré e pós-teste, tendo por referência a implementação do programa ACT-RSK, em 8 sessões de 90 minutos com periodicidade semanal, numa amostra de 22 pais da região Centro de Portugal. Utilizaram-se os questionários do Programa ACT-RSK, o Índice de Stress Parental, a Escala de Mindfulness Interpessoal na Parentalidade e um questionário sociodemográfico. A análise descritiva e inferencial ( Wilcoxon ) foi realizada com recurso ao Statistical Package fos Social Sciences (SPSS – IBM 24), com grau de confiança de 95%. Resultados: Os participantes melhoraram, do pré para pós-teste, nas 4 dimensões do programa: estilos parentais (M=36.32±6.61 vs. M=48.50±4.31; p<0.01); meios de comunicação (M=24.73±3.90 vs. M=30.73±2.90; p≤0.01); desenvolvimento infantil (M=55.18±11.82 vs. M=73.55±4.04; p≤0.01); e comportamento dos pais (M=34.23±7.83 vs. M=43.05±2.81; p≤0.01). Destacam-se, igualmente, melhorias consideráveis nos resultados da Escala de Mindfulness Interpessoal na Parentalidade (Z=-3.929, p=0.000) e no stress parental, que desceu do nível muito elevado (91.59) para o nível médio (74.45). Conclusão: Constata-se o impacto positivo do ACT-RSK na melhoria das variáveis estudadas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100480
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.37689/acta-ape/2020ae02826
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.33 2020
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858268704309248