Impacto de um programa de competências parentais no stress e competências de atenção plena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100480 |
Resumo: | Resumo Objetivo: Analisar o impacto da frequência do Adults and Children Together Raising Safe Kids (ACT-RSK) Programe nas competências parentais, no stress parental e nas competências de atenção plena, de um grupo de pais de crianças. Métodos: Realizou-se uma investigação-ação, utilizando um pré e pós-teste, tendo por referência a implementação do programa ACT-RSK, em 8 sessões de 90 minutos com periodicidade semanal, numa amostra de 22 pais da região Centro de Portugal. Utilizaram-se os questionários do Programa ACT-RSK, o Índice de Stress Parental, a Escala de Mindfulness Interpessoal na Parentalidade e um questionário sociodemográfico. A análise descritiva e inferencial ( Wilcoxon ) foi realizada com recurso ao Statistical Package fos Social Sciences (SPSS – IBM 24), com grau de confiança de 95%. Resultados: Os participantes melhoraram, do pré para pós-teste, nas 4 dimensões do programa: estilos parentais (M=36.32±6.61 vs. M=48.50±4.31; p<0.01); meios de comunicação (M=24.73±3.90 vs. M=30.73±2.90; p≤0.01); desenvolvimento infantil (M=55.18±11.82 vs. M=73.55±4.04; p≤0.01); e comportamento dos pais (M=34.23±7.83 vs. M=43.05±2.81; p≤0.01). Destacam-se, igualmente, melhorias consideráveis nos resultados da Escala de Mindfulness Interpessoal na Parentalidade (Z=-3.929, p=0.000) e no stress parental, que desceu do nível muito elevado (91.59) para o nível médio (74.45). Conclusão: Constata-se o impacto positivo do ACT-RSK na melhoria das variáveis estudadas. |
id |
USP-8_f2c5af6631422533e6a6d5fbef7fa144 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-21002020000100480 |
network_acronym_str |
USP-8 |
network_name_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Impacto de um programa de competências parentais no stress e competências de atenção plenaEducação profissionalizanteEducação parentalPoder familiarAtenção plenaEducação infantilResumo Objetivo: Analisar o impacto da frequência do Adults and Children Together Raising Safe Kids (ACT-RSK) Programe nas competências parentais, no stress parental e nas competências de atenção plena, de um grupo de pais de crianças. Métodos: Realizou-se uma investigação-ação, utilizando um pré e pós-teste, tendo por referência a implementação do programa ACT-RSK, em 8 sessões de 90 minutos com periodicidade semanal, numa amostra de 22 pais da região Centro de Portugal. Utilizaram-se os questionários do Programa ACT-RSK, o Índice de Stress Parental, a Escala de Mindfulness Interpessoal na Parentalidade e um questionário sociodemográfico. A análise descritiva e inferencial ( Wilcoxon ) foi realizada com recurso ao Statistical Package fos Social Sciences (SPSS – IBM 24), com grau de confiança de 95%. Resultados: Os participantes melhoraram, do pré para pós-teste, nas 4 dimensões do programa: estilos parentais (M=36.32±6.61 vs. M=48.50±4.31; p<0.01); meios de comunicação (M=24.73±3.90 vs. M=30.73±2.90; p≤0.01); desenvolvimento infantil (M=55.18±11.82 vs. M=73.55±4.04; p≤0.01); e comportamento dos pais (M=34.23±7.83 vs. M=43.05±2.81; p≤0.01). Destacam-se, igualmente, melhorias consideráveis nos resultados da Escala de Mindfulness Interpessoal na Parentalidade (Z=-3.929, p=0.000) e no stress parental, que desceu do nível muito elevado (91.59) para o nível médio (74.45). Conclusão: Constata-se o impacto positivo do ACT-RSK na melhoria das variáveis estudadas.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100480Acta Paulista de Enfermagem v.33 2020reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.37689/acta-ape/2020ae02826info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Ana Isabel Pratas Martins dosMartins,Emília da Conceição FigueiredoMagalhães,Cátia Clara ÁvilaMendes,Francisco Emiliano DiasFernandes,Rosina Inês Ribeiro de Sápor2020-12-11T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002020000100480Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2020-12-11T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto de um programa de competências parentais no stress e competências de atenção plena |
title |
Impacto de um programa de competências parentais no stress e competências de atenção plena |
spellingShingle |
Impacto de um programa de competências parentais no stress e competências de atenção plena Santos,Ana Isabel Pratas Martins dos Educação profissionalizante Educação parental Poder familiar Atenção plena Educação infantil |
title_short |
Impacto de um programa de competências parentais no stress e competências de atenção plena |
title_full |
Impacto de um programa de competências parentais no stress e competências de atenção plena |
title_fullStr |
Impacto de um programa de competências parentais no stress e competências de atenção plena |
title_full_unstemmed |
Impacto de um programa de competências parentais no stress e competências de atenção plena |
title_sort |
Impacto de um programa de competências parentais no stress e competências de atenção plena |
author |
Santos,Ana Isabel Pratas Martins dos |
author_facet |
Santos,Ana Isabel Pratas Martins dos Martins,Emília da Conceição Figueiredo Magalhães,Cátia Clara Ávila Mendes,Francisco Emiliano Dias Fernandes,Rosina Inês Ribeiro de Sá |
author_role |
author |
author2 |
Martins,Emília da Conceição Figueiredo Magalhães,Cátia Clara Ávila Mendes,Francisco Emiliano Dias Fernandes,Rosina Inês Ribeiro de Sá |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos,Ana Isabel Pratas Martins dos Martins,Emília da Conceição Figueiredo Magalhães,Cátia Clara Ávila Mendes,Francisco Emiliano Dias Fernandes,Rosina Inês Ribeiro de Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação profissionalizante Educação parental Poder familiar Atenção plena Educação infantil |
topic |
Educação profissionalizante Educação parental Poder familiar Atenção plena Educação infantil |
description |
Resumo Objetivo: Analisar o impacto da frequência do Adults and Children Together Raising Safe Kids (ACT-RSK) Programe nas competências parentais, no stress parental e nas competências de atenção plena, de um grupo de pais de crianças. Métodos: Realizou-se uma investigação-ação, utilizando um pré e pós-teste, tendo por referência a implementação do programa ACT-RSK, em 8 sessões de 90 minutos com periodicidade semanal, numa amostra de 22 pais da região Centro de Portugal. Utilizaram-se os questionários do Programa ACT-RSK, o Índice de Stress Parental, a Escala de Mindfulness Interpessoal na Parentalidade e um questionário sociodemográfico. A análise descritiva e inferencial ( Wilcoxon ) foi realizada com recurso ao Statistical Package fos Social Sciences (SPSS – IBM 24), com grau de confiança de 95%. Resultados: Os participantes melhoraram, do pré para pós-teste, nas 4 dimensões do programa: estilos parentais (M=36.32±6.61 vs. M=48.50±4.31; p<0.01); meios de comunicação (M=24.73±3.90 vs. M=30.73±2.90; p≤0.01); desenvolvimento infantil (M=55.18±11.82 vs. M=73.55±4.04; p≤0.01); e comportamento dos pais (M=34.23±7.83 vs. M=43.05±2.81; p≤0.01). Destacam-se, igualmente, melhorias consideráveis nos resultados da Escala de Mindfulness Interpessoal na Parentalidade (Z=-3.929, p=0.000) e no stress parental, que desceu do nível muito elevado (91.59) para o nível médio (74.45). Conclusão: Constata-se o impacto positivo do ACT-RSK na melhoria das variáveis estudadas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100480 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.37689/acta-ape/2020ae02826 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem v.33 2020 reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
collection |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br |
_version_ |
1748858268704309248 |