A trilha sonora e musical produzida ao vivo como experiência cinematográfica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/T.27.2020.tde-26022021-222405 |
Resumo: | Por meio da combinação entre pesquisas teóricas e experiências práticas, este trabalho tem como objetivo discutir a realização de performances cujo mote é a trilha sonora e musical, produzida ao vivo para o acompanhamento (ou não) de projeções cinematográficas. Desta maneira, será oferecida recapitulação histórica que contextualize o desenvolvimento desta prática, entrevistas tanto com teóricos, quanto com realizadores, além de categorização que identifique distintas particularidades encontradas nos projetos observados - estes, pertencentes tanto ao circuito independente (sem vínculo com qualquer distribuidora, franquia etc.), como ao mainstream da música de cinema mundial. A respeito da experiência prática, devido à participação em funções como compositor, intérprete e produtor executivo de inúmeros projetos apresentados em diferentes espaços culturais de referência nacional, tais como SESC - Serviço Social do Comércio, MIS - Museu da Imagem e do Som, Cine Belas Artes, bem como em festivais internacionais que contemplam esse tipo de atividade, foi possível vivenciar na íntegra a produção de espetáculos similares aos investigados e, como consequência, criar uma plataforma própria chamada Cine Concerto BR - primeira deste segmento no país; processos que serão relatados de maneira detalhada. Assim, almeja-se expor um panorama mercadológico que se encontra em plena ascensão no cenário contemporâneo, bem como proporcionar uma maior reflexão acerca da \"experiência do ao vivo\". |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis A trilha sonora e musical produzida ao vivo como experiência cinematográfica The soundtrack and score produced live as cinematographic experience 2020-04-14Eduardo VicentePatrícia Moran FernandesSergio Nesteriuk GalloLeonardo Gabriel de MarchiMarco Antonio da Silva RamosAnselmo Mancini do NascimentoUniversidade de São PauloMeios e Processos AudiovisuaisUSPBR Audiovisual spectacle Cine concert Cine concerto Cinematographic experience Espetáculo Audiovisual Experiência Cinematográfica Live soundtrack Trilha sonora ao vivo Por meio da combinação entre pesquisas teóricas e experiências práticas, este trabalho tem como objetivo discutir a realização de performances cujo mote é a trilha sonora e musical, produzida ao vivo para o acompanhamento (ou não) de projeções cinematográficas. Desta maneira, será oferecida recapitulação histórica que contextualize o desenvolvimento desta prática, entrevistas tanto com teóricos, quanto com realizadores, além de categorização que identifique distintas particularidades encontradas nos projetos observados - estes, pertencentes tanto ao circuito independente (sem vínculo com qualquer distribuidora, franquia etc.), como ao mainstream da música de cinema mundial. A respeito da experiência prática, devido à participação em funções como compositor, intérprete e produtor executivo de inúmeros projetos apresentados em diferentes espaços culturais de referência nacional, tais como SESC - Serviço Social do Comércio, MIS - Museu da Imagem e do Som, Cine Belas Artes, bem como em festivais internacionais que contemplam esse tipo de atividade, foi possível vivenciar na íntegra a produção de espetáculos similares aos investigados e, como consequência, criar uma plataforma própria chamada Cine Concerto BR - primeira deste segmento no país; processos que serão relatados de maneira detalhada. Assim, almeja-se expor um panorama mercadológico que se encontra em plena ascensão no cenário contemporâneo, bem como proporcionar uma maior reflexão acerca da \"experiência do ao vivo\". By a combination of theoretical research and practical experiences, this work aims to discuss the performance of shows whose theme is soundtracks and film scoring produced live, for the accompaniment (or not) of cinematographic screenings. Thus, it will present a historical recapitulation, which contextualizes the development of this practice, besides interviews both with scholars and performers, and a categorization which identifies distinct particularities found in the observed projects. These belong both to the independent field (without any bond to distributors, franchises, etc.), and to the mainstream of worldwide cinema music. Regarding the practical experience, it is based on participation in diverse projects in functions such as composer, interpreter and executive producer, presented in different cultural venues which are national references such as SESC, MIS - Museum of Image and Sound, Cine Belas Artes, as well as international festivals which contemplate this type of activity. Consequently, it was possible to experience in full the production of spectacles similar to the researched ones, and, as a result, to create a platform called Cine Concerto BR - pioneer of this pitch in the country. Thereby, it aims to expose a market outlook that is on the rise within the contemporary scenario, in addition to providing a deeper analysis on the \"live experience\" https://doi.org/10.11606/T.27.2020.tde-26022021-222405info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:10:54Zoai:teses.usp.br:tde-26022021-222405Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:19:25.005682Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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