SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DA RELATIVIDADE GERAL: ANÁLISE DO ENGAJAMENTO DOS ALUNOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leticia Zago
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.81.2018.tde-25072018-151949
Resumo: Dadas as necessidades da inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio e a escassez de materiais didáticos que abordem a Relatividade Geral, propomos a construção e aplicação de uma Sequência Didática sobre o tema com o intuito de responder à questão: como os alunos se engajam em atividades propostas a partir de uma Sequência Didática sobre Relatividade no Ensino Médio? A partir das ideias do Engajamento Disciplinar Produtivo (EDP) e pela Teoria das Situações Didáticas, elaboramos uma ferramenta para analisar o engajamento dos alunos nas diferentes interações ocorridas na aula sobre Princípio da Relatividade de Galileu. A partir dos resultados podemos observar a importância das interações ocorridas em torno das situações de validação do conhecimento, nos momentos em que os alunos procuram justificar suas hipóteses e quando a professora realiza a sistematização com base no conhecimento científico, pois revelam progresso intelectual do aluno e, portanto, evidencias de Engajamento Disciplinar Produtivo. Deste modo fica claro a importância do papel das atividades e ações da professora para estimular o uso de mecanismos de prova por parte dos alunos.
id USP_1b4987732aac4e0b8099d2e9356a6df5
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25072018-151949
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DA RELATIVIDADE GERAL: ANÁLISE DO ENGAJAMENTO DOS ALUNOS Didactic Situations in the teaching of General Relativity: analysis of students\' engagement 2018-05-04Lúcia Helena Sasseron RobertoMárlon Caetano Ramos PessanhaMaria Inês Ribas RodriguesLeticia ZagoUniversidade de São PauloEnsino de CiênciasUSPBR Didactic Situations Disciplinary Productive Engagement Engajamento Disciplinar Produtivo Ensino da Relatividade Ensino Médio High School Relativity Teaching Situações Didáticas Dadas as necessidades da inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio e a escassez de materiais didáticos que abordem a Relatividade Geral, propomos a construção e aplicação de uma Sequência Didática sobre o tema com o intuito de responder à questão: como os alunos se engajam em atividades propostas a partir de uma Sequência Didática sobre Relatividade no Ensino Médio? A partir das ideias do Engajamento Disciplinar Produtivo (EDP) e pela Teoria das Situações Didáticas, elaboramos uma ferramenta para analisar o engajamento dos alunos nas diferentes interações ocorridas na aula sobre Princípio da Relatividade de Galileu. A partir dos resultados podemos observar a importância das interações ocorridas em torno das situações de validação do conhecimento, nos momentos em que os alunos procuram justificar suas hipóteses e quando a professora realiza a sistematização com base no conhecimento científico, pois revelam progresso intelectual do aluno e, portanto, evidencias de Engajamento Disciplinar Produtivo. Deste modo fica claro a importância do papel das atividades e ações da professora para estimular o uso de mecanismos de prova por parte dos alunos. Given the needs of the insertion of Modern and Contemporary Physics in High School and the shortage of didactic materials that address General Relativity, we propose the construction and application of a Didactic Sequence on the theme in order to answer the question: How students engage in activities proposed from a Didactic Sequence on Relativity in High School? Based on the ideas of Productive Disciplinary Engagement (DPE) and the Theory of Didactic Situations, we have developed a tool to analyze students\' engagement regarding different interactions that occurred in Galileo Principle of Relativity class. According to the results, we could observe the importance of interactions taken around the validation of knowledge, when the students seek to justify their hypotheses and when the teacher performs the systematization based on scientific knowledge, because they reveal student\'s intellectual progress and, therefore, evidences of Productive Disciplinary Engagement. This makes clear the importance of the role of the teacher\'s activities and actions to stimulate students\' use of proof mechanisms. https://doi.org/10.11606/D.81.2018.tde-25072018-151949info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:08:23Zoai:teses.usp.br:tde-25072018-151949Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:17:40.863601Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DA RELATIVIDADE GERAL: ANÁLISE DO ENGAJAMENTO DOS ALUNOS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Didactic Situations in the teaching of General Relativity: analysis of students\' engagement
title SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DA RELATIVIDADE GERAL: ANÁLISE DO ENGAJAMENTO DOS ALUNOS
spellingShingle SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DA RELATIVIDADE GERAL: ANÁLISE DO ENGAJAMENTO DOS ALUNOS
Leticia Zago
title_short SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DA RELATIVIDADE GERAL: ANÁLISE DO ENGAJAMENTO DOS ALUNOS
title_full SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DA RELATIVIDADE GERAL: ANÁLISE DO ENGAJAMENTO DOS ALUNOS
title_fullStr SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DA RELATIVIDADE GERAL: ANÁLISE DO ENGAJAMENTO DOS ALUNOS
title_full_unstemmed SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DA RELATIVIDADE GERAL: ANÁLISE DO ENGAJAMENTO DOS ALUNOS
title_sort SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DA RELATIVIDADE GERAL: ANÁLISE DO ENGAJAMENTO DOS ALUNOS
author Leticia Zago
author_facet Leticia Zago
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lúcia Helena Sasseron Roberto
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Márlon Caetano Ramos Pessanha
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Inês Ribas Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Leticia Zago
contributor_str_mv Lúcia Helena Sasseron Roberto
Márlon Caetano Ramos Pessanha
Maria Inês Ribas Rodrigues
description Dadas as necessidades da inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio e a escassez de materiais didáticos que abordem a Relatividade Geral, propomos a construção e aplicação de uma Sequência Didática sobre o tema com o intuito de responder à questão: como os alunos se engajam em atividades propostas a partir de uma Sequência Didática sobre Relatividade no Ensino Médio? A partir das ideias do Engajamento Disciplinar Produtivo (EDP) e pela Teoria das Situações Didáticas, elaboramos uma ferramenta para analisar o engajamento dos alunos nas diferentes interações ocorridas na aula sobre Princípio da Relatividade de Galileu. A partir dos resultados podemos observar a importância das interações ocorridas em torno das situações de validação do conhecimento, nos momentos em que os alunos procuram justificar suas hipóteses e quando a professora realiza a sistematização com base no conhecimento científico, pois revelam progresso intelectual do aluno e, portanto, evidencias de Engajamento Disciplinar Produtivo. Deste modo fica claro a importância do papel das atividades e ações da professora para estimular o uso de mecanismos de prova por parte dos alunos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-05-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.81.2018.tde-25072018-151949
url https://doi.org/10.11606/D.81.2018.tde-25072018-151949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Ensino de Ciências
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794503044542496768