Sociedade de risco e responsabilidade socioambiental: perspectivas para a educação corporativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacques Demajorovic
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.48.2000.tde-27022005-143102
Resumo: Um dos aspectos mais relevantes da crise da modernidade é a elevação dos riscos socioambientais associados ao intenso desenvolvimento industrial, sendo que o setor químico contribuiu significativamente para a construção deste quadro de vulnerabilidade socioambiental. Desde o final da década de 80, no entanto, as grandes corporações químicas adotaram um discurso enfatizando a necessidade de integrar a variável socioambiental como um componente fundamental para garantir sua competitividade e sua legitimidade perante a opinião pública. Esta pesquisa procurou analisar, a partir do desenvolvimento de estudos de caso em empresas no setor químico, como os programas de educação corporativa refletem nas práticas gerenciais, influenciando os indicadores de desempenho das empresas nos campos ambiental e social. Os resultados desse trabalho apontam que, embora nenhuma das empresas pesquisadas apresente características ideais para a disseminação de um conhecimento socioambiental, as organizações que optam por tratar a educação corporativa de forma estratégica tendem a elevar seu desempenho ambiental e social. Isto foi observado tanto na fase em que o foco foi apenas o controle da poluição, quanto no presente em que características da abordagem de prevenção à poluição estão sendo integradas.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Sociedade de risco e responsabilidade socioambiental: perspectivas para a educação corporativa Risk society and and corporate social responsability: perspectives for corporate education 2000-08-18Pedro Roberto JacobiJosé Carlos BarbieriLadislau DowborIsak KruglianskasPeter Kevin SpinkJacques DemajorovicUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR Chemical industry Corporate education Corporate social responsability Educação corporativa Environmental indicatos Indicadores socioambientais Indústria química Responsabilidade socioambiental Risco socioambiental Risk society Um dos aspectos mais relevantes da crise da modernidade é a elevação dos riscos socioambientais associados ao intenso desenvolvimento industrial, sendo que o setor químico contribuiu significativamente para a construção deste quadro de vulnerabilidade socioambiental. Desde o final da década de 80, no entanto, as grandes corporações químicas adotaram um discurso enfatizando a necessidade de integrar a variável socioambiental como um componente fundamental para garantir sua competitividade e sua legitimidade perante a opinião pública. Esta pesquisa procurou analisar, a partir do desenvolvimento de estudos de caso em empresas no setor químico, como os programas de educação corporativa refletem nas práticas gerenciais, influenciando os indicadores de desempenho das empresas nos campos ambiental e social. Os resultados desse trabalho apontam que, embora nenhuma das empresas pesquisadas apresente características ideais para a disseminação de um conhecimento socioambiental, as organizações que optam por tratar a educação corporativa de forma estratégica tendem a elevar seu desempenho ambiental e social. Isto foi observado tanto na fase em que o foco foi apenas o controle da poluição, quanto no presente em que características da abordagem de prevenção à poluição estão sendo integradas. One of the most important aspects of the crisis of modernity is the increase in environmental risks, associated with the expansion of industrial development. The chemical sector has contributed significantly to current state of social and environmental vulnerability. Since the end of the 1980s, however, the large chemical companies have been adopting a discourse which emphasizes the need to integrate social and environmental variables as fundamental components of their operational planning in order to ensure their competitiveness and the legitimacy in terms of public opinion. The research presented in this dissertation uses case studies of companies in the chemical sector to analyze the impact that corporate education programs have on management practices in the company and performance indicators in the environmental and social areas. The results of this research indicate that, while none of the companies examined present ideal characteristics for the dissemination of social and environmental knowledge, those corporations that choose to treat corporate education as a strategic element also tend to have better environmental and social performance. This was observed both in periods when the focus was strictly centered on pollution control, as well as more recently when the preventative approach to pollution is becoming more influential. https://doi.org/10.11606/T.48.2000.tde-27022005-143102info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:15:33Zoai:teses.usp.br:tde-27022005-143102Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:22:24.896389Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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