Indicadores empresariais de qualidade de vida no trabalho: esforço empresarial e satisfação dos empregados no ambiente de manufaturas com certificação ISO 9000

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Cristina Limongi Franca
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.12.1996.tde-14042009-113324
Resumo: Este trabalho examina Qualidade de Vida no Trabalho nas manufaturas, de médio porte que obtiveram certificação ISO 9000. Nosso principal objetivo foi investigar as prováveis relações entre esforço da empresa e satisfação dos empregados através de indicadores empresariais selecionados com critérios da abordagem biopsicossocial. O método de pesquisa foi estudo de campo, com o modelo de variáveis dependentes e independentes. Os dados foram coletados em 26 empresas e 446 questionários, na Região de São Paulo. Os resultados demonstram inicialmente comparações através de análise exploratória entre gerência de recursos humanos e empregados. A seguir, levantaram-se fatores de satisfação dos empregados, quais sejam: atuação organizacional, necessidades biológicas, inclusão social, prestação de serviços; e fatores de esforço das empresas: imagem, desenvolvimento profissional, administração de recursos humanos, saúde e ética, demandas legais e reposição de energias. Através de análise de conglomerados foram obtidos perfis de atitudes dos empregados. Os perfis são diferenciados entre realização, desconfiança ou crítica à empresa. Finalmente, obtivemos resultados sobre tipos de gestão. Os tipos identificados foram estruturado, reativo e aleatório. Relacionando-se esses tipos de gestão e perfis dos empregados, constatou-se que a satisfação dos empregados localiza-se mais na imagem da empresa e em programas de atendimento a saúde e benefícios, que no tipo de gestão.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Indicadores empresariais de qualidade de vida no trabalho: esforço empresarial e satisfação dos empregados no ambiente de manufaturas com certificação ISO 9000 Business indicators of life quality at work: companys effort and employees satisfaction at ISO 9000 certified manufacturers environment. 1996-12-20Lindolfo Galvao de AlbuquerqueRoberto CodaPedro Luiz de Oliveira Costa NetoJoel Souza DutraPeter Kevin SpinkAna Cristina Limongi FrancaUniversidade de São PauloAdministraçãoUSPBR Bio-psycho-social-organizational (BPSO) Biopsicossocial e organizacional (BPSO) Certificação ISO 9000 Comportamento organizacional Contrato psicológico de trabalho Cultura organizacional Effort and satisfaction method Ergonomia Ergonomics Estrutura organizacional Ferramentas de gestão de qualidade de vida no trabalho (GQVT) Gestão de pessoas Human resource management Human resource practices Indicadores de qualidade de vida no trabalho Indicators of life quality at work ISO 9000 certification Método de esforço e satisfação Modelo de gestão de qualidade de vida no trabalho (GQVT) Models of life quality at work management Motivação Motivation Occupational health Organizational behaviour Organizational culture Organizational structure Practices of life quality at work Práticas de qualidade de vida no trabalho Práticas de recursos humanos Psicological work contract Psicossomatic Psicossomática Saúde ocupacional Tools of life quality at work management Este trabalho examina Qualidade de Vida no Trabalho nas manufaturas, de médio porte que obtiveram certificação ISO 9000. Nosso principal objetivo foi investigar as prováveis relações entre esforço da empresa e satisfação dos empregados através de indicadores empresariais selecionados com critérios da abordagem biopsicossocial. O método de pesquisa foi estudo de campo, com o modelo de variáveis dependentes e independentes. Os dados foram coletados em 26 empresas e 446 questionários, na Região de São Paulo. Os resultados demonstram inicialmente comparações através de análise exploratória entre gerência de recursos humanos e empregados. A seguir, levantaram-se fatores de satisfação dos empregados, quais sejam: atuação organizacional, necessidades biológicas, inclusão social, prestação de serviços; e fatores de esforço das empresas: imagem, desenvolvimento profissional, administração de recursos humanos, saúde e ética, demandas legais e reposição de energias. Através de análise de conglomerados foram obtidos perfis de atitudes dos empregados. Os perfis são diferenciados entre realização, desconfiança ou crítica à empresa. Finalmente, obtivemos resultados sobre tipos de gestão. Os tipos identificados foram estruturado, reativo e aleatório. Relacionando-se esses tipos de gestão e perfis dos empregados, constatou-se que a satisfação dos empregados localiza-se mais na imagem da empresa e em programas de atendimento a saúde e benefícios, que no tipo de gestão. This work deals with Life Quality at Work at medium-sized manufacturers that had been awarded ISO 9000 certificate. We targeted investigating the potential relationship between companys effort and employees satisfaction through the selected companys indicators based on criteria of the bio-psycho-social approach. Research method was the field study with the model of dependent and independent variables. Data were collected at 26 companies by 446 questionnaires in the São Paulo Region. Results show first comparisons through exploratory analysis of human resources management and employees. Following, employees satisfaction factors were identified as follows: organizational acting, biological needs, social integration, service rendering; so were the companys effort factors: image, professional development, human resources management, health and ethics, legal actions and energy recovery. By means of a cluster analysis, the employees attitude profile was obtained. They were made distinct among accomplishment, discredit or criticism about the company. Finally, we have obtained results related to kinds of management. Identified kinds were structured, reactive and random. After relating these kinds of management and employees profiles, we could find out that employees satisfaction is based more on the companys image and on medical services and benefits than on the kind of management. https://doi.org/10.11606/T.12.1996.tde-14042009-113324info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:55:53Zoai:teses.usp.br:tde-14042009-113324Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:38:35.439584Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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