Validade e confiabilidade de software com realidade virtual como tecnologia assistiva para pessoas com distrofia muscular de Duchenne

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thais Massetti
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.5.2019.tde-06122019-122042
Resumo: INTRODUCAO: A distrofia muscular de Duchenne (DMD) e uma doenca genetica recessiva, caracterizada pelo enfraquecimento progressivo e irreversivel da musculatura, levando a uma grave incapacidade fisica. OBJETIVO: Analisar a validade e confiabilidade de uma tarefa de \"timing coincidente\" realizada em jogo de realidade virtual nao imersiva com pessoas com DMD. METODOS: Estudo prospectivo, observacional, nao experimental. A amostra foi constituida por 91 participantes, sendo 31 com DMD e 60 com desenvolvimento tipico (DT). O jogo \"Timing Coincidente\" do pacote de jogos Team Bridge Games (Bridge) foi utilizado para validacao concorrente com o padrao-ouro Bassin Anticipation Timer (Bassin). RESULTADOS: Bridge e Bassin mostraram consistencias internas aceitaveis, variando de alfa = 0,75 a alfa = 0,84 para o Bridge e alfa = 0,74 a alfa = 0,89 para o Bassin. O grupo DT apresentou os maiores niveis de consistencia interna quando comparados ao grupo DMD. As consistencias internas das pontuacoes do bloco de transferencia mostraram os escores mais baixos em ambas as tarefas, com alfa = 0,75 para Bridge e alfa = 0,74 para Bassin. O resultado da validade convergente entre Bridge e Bassin atraves do coeficiente de correlacao intraclasse mostrou uma excelente confiabilidade com valores variando de 0,66 a 0,74 no grupo DMD e 0,73 a 0,82 no grupo DT para os erros absoluto (EA), constante (EC) e variavel (EV). O grupo DMD apresentou excelente correlacao apenas nos Bl3 e Bl4 nos EA e EC, e sem correlacao em todos os blocos no EV. CONCLUSAO: O jogo de Timing Coincidente do \"Team Bridge\" e uma opcao valida de software com realidade virtual como tecnologia assistiva para a mensuracao deste tipo de tarefa em individuos com DMD
id USP_34883d9c3af47eee684787ce60845d74
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06122019-122042
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Validade e confiabilidade de software com realidade virtual como tecnologia assistiva para pessoas com distrofia muscular de Duchenne Validity and reliability of virtual reality software as assistive technology for people with Duchenne muscular dystrophy 2019-09-06Carlos Bandeira de Mello MonteiroFátima Aparecida CaromanoTania Brusque CrocettaThais MassettiUniversidade de São PauloCiências da ReabilitaçãoUSPBR Destreza motora Distrofia muscular de Duchenne Distrofias musculares Interface usuário-computador Motor skills Muscular dystrophies Muscular dystrophy Duchenne Reabilitação Reality exposure therapy Rehabilitation Software validation Terapia de exposição de realidade virtual User-computer interface Validação de programas de computador INTRODUCAO: A distrofia muscular de Duchenne (DMD) e uma doenca genetica recessiva, caracterizada pelo enfraquecimento progressivo e irreversivel da musculatura, levando a uma grave incapacidade fisica. OBJETIVO: Analisar a validade e confiabilidade de uma tarefa de \"timing coincidente\" realizada em jogo de realidade virtual nao imersiva com pessoas com DMD. METODOS: Estudo prospectivo, observacional, nao experimental. A amostra foi constituida por 91 participantes, sendo 31 com DMD e 60 com desenvolvimento tipico (DT). O jogo \"Timing Coincidente\" do pacote de jogos Team Bridge Games (Bridge) foi utilizado para validacao concorrente com o padrao-ouro Bassin Anticipation Timer (Bassin). RESULTADOS: Bridge e Bassin mostraram consistencias internas aceitaveis, variando de alfa = 0,75 a alfa = 0,84 para o Bridge e alfa = 0,74 a alfa = 0,89 para o Bassin. O grupo DT apresentou os maiores niveis de consistencia interna quando comparados ao grupo DMD. As consistencias internas das pontuacoes do bloco de transferencia mostraram os escores mais baixos em ambas as tarefas, com alfa = 0,75 para Bridge e alfa = 0,74 para Bassin. O resultado da validade convergente entre Bridge e Bassin atraves do coeficiente de correlacao intraclasse mostrou uma excelente confiabilidade com valores variando de 0,66 a 0,74 no grupo DMD e 0,73 a 0,82 no grupo DT para os erros absoluto (EA), constante (EC) e variavel (EV). O grupo DMD apresentou excelente correlacao apenas nos Bl3 e Bl4 nos EA e EC, e sem correlacao em todos os blocos no EV. CONCLUSAO: O jogo de Timing Coincidente do \"Team Bridge\" e uma opcao valida de software com realidade virtual como tecnologia assistiva para a mensuracao deste tipo de tarefa em individuos com DMD INTRODUCTION: Duchenne muscular dystrophy (DMD) is a recessive genetic disease. Characterized by the progressive and irreversible weakness of the musculature, leading to a serious physical disability. OBJECTIVE: To analyze the reliability and validity of a coincident timing instrument of a non-immersive virtual reality task in person with DMD. METHODS: A prospective, observational, nonexperimental design was used. In our study, we analyzed 91 participants, consisted of 31 DMD participants and 60 typically development (TD) participants. To perform the validation, we use two instruments, a gold standard - Bassin Anticipation Timer and the other instrument Team Bridge games. RESULTS: Bridge and Bassin showed acceptable blocks score internal consistencies, ranging from Alpha =.75 to Alpha =.84 for Bridge, and Alpha =.74 to Alpha =.89 for Bassin. TD group had higher internal consistency blocks when compared to DMD group. The internal consistencies of the transfer block scores showed the lower scores in both tasks, with Alpha =.75 for Bridge and Alpha =.74 for Bassin. The comparison results between the Bridge and Bassin in terms of the blocks mean differences correlation coefficients for three types of error (absolute error, constant error and variable error) except for transfer block in AE and CE, Pearson correlation showed the excellent relationship between blocks for TD group. The DMD group showed excellent relationship only in Bl3 and Bl4 in AE and CE, and no relationship in all blocks of VE. CONCLUSION: The Coincident Timing game in Team Bridge package is a viable option to coincidence anticipation timing task measurement https://doi.org/10.11606/T.5.2019.tde-06122019-122042info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:21:42Zoai:teses.usp.br:tde-06122019-122042Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:15:17.469401Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Validade e confiabilidade de software com realidade virtual como tecnologia assistiva para pessoas com distrofia muscular de Duchenne
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Validity and reliability of virtual reality software as assistive technology for people with Duchenne muscular dystrophy
title Validade e confiabilidade de software com realidade virtual como tecnologia assistiva para pessoas com distrofia muscular de Duchenne
spellingShingle Validade e confiabilidade de software com realidade virtual como tecnologia assistiva para pessoas com distrofia muscular de Duchenne
Thais Massetti
title_short Validade e confiabilidade de software com realidade virtual como tecnologia assistiva para pessoas com distrofia muscular de Duchenne
title_full Validade e confiabilidade de software com realidade virtual como tecnologia assistiva para pessoas com distrofia muscular de Duchenne
title_fullStr Validade e confiabilidade de software com realidade virtual como tecnologia assistiva para pessoas com distrofia muscular de Duchenne
title_full_unstemmed Validade e confiabilidade de software com realidade virtual como tecnologia assistiva para pessoas com distrofia muscular de Duchenne
title_sort Validade e confiabilidade de software com realidade virtual como tecnologia assistiva para pessoas com distrofia muscular de Duchenne
author Thais Massetti
author_facet Thais Massetti
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlos Bandeira de Mello Monteiro
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fátima Aparecida Caromano
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Tania Brusque Crocetta
dc.contributor.author.fl_str_mv Thais Massetti
contributor_str_mv Carlos Bandeira de Mello Monteiro
Fátima Aparecida Caromano
Tania Brusque Crocetta
description INTRODUCAO: A distrofia muscular de Duchenne (DMD) e uma doenca genetica recessiva, caracterizada pelo enfraquecimento progressivo e irreversivel da musculatura, levando a uma grave incapacidade fisica. OBJETIVO: Analisar a validade e confiabilidade de uma tarefa de \"timing coincidente\" realizada em jogo de realidade virtual nao imersiva com pessoas com DMD. METODOS: Estudo prospectivo, observacional, nao experimental. A amostra foi constituida por 91 participantes, sendo 31 com DMD e 60 com desenvolvimento tipico (DT). O jogo \"Timing Coincidente\" do pacote de jogos Team Bridge Games (Bridge) foi utilizado para validacao concorrente com o padrao-ouro Bassin Anticipation Timer (Bassin). RESULTADOS: Bridge e Bassin mostraram consistencias internas aceitaveis, variando de alfa = 0,75 a alfa = 0,84 para o Bridge e alfa = 0,74 a alfa = 0,89 para o Bassin. O grupo DT apresentou os maiores niveis de consistencia interna quando comparados ao grupo DMD. As consistencias internas das pontuacoes do bloco de transferencia mostraram os escores mais baixos em ambas as tarefas, com alfa = 0,75 para Bridge e alfa = 0,74 para Bassin. O resultado da validade convergente entre Bridge e Bassin atraves do coeficiente de correlacao intraclasse mostrou uma excelente confiabilidade com valores variando de 0,66 a 0,74 no grupo DMD e 0,73 a 0,82 no grupo DT para os erros absoluto (EA), constante (EC) e variavel (EV). O grupo DMD apresentou excelente correlacao apenas nos Bl3 e Bl4 nos EA e EC, e sem correlacao em todos os blocos no EV. CONCLUSAO: O jogo de Timing Coincidente do \"Team Bridge\" e uma opcao valida de software com realidade virtual como tecnologia assistiva para a mensuracao deste tipo de tarefa em individuos com DMD
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-09-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.5.2019.tde-06122019-122042
url https://doi.org/10.11606/T.5.2019.tde-06122019-122042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Ciências da Reabilitação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502530088042496