História e filosofia da ciência em formação de professores de biologia: educação reflexiva e a replicação de experimentos históricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tatiana Tavares da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-11122019-200803
Resumo: A História e Filosofia da Ciência no ensino é uma linha de pesquisa importante para o ensino de Ciências, pois dentre várias contribuições possibilita que sejam trabalhadas competências científicas e didáticas. O desenvolvimento de um trabalho empírico sobre e na formação de professores de Biologia, em relação aos aspectos históricos e filosóficos da Ciência fornece uma contribuição importante para reflexões sobre a educação científica. A hipótese inicial desta tese era a de que o oferecimento de uma disciplina com conteúdos de História e Filosofia da Ciência durante a graduação proporcionaria aos professores o desenvolvimento de visões bem informadas para a atuação na educação científica. Como um objetivo geral, buscamos identificar as concepções sobre História da Ciência apresentadas por: professores que atuam na educação básica, de um professor formador e da pesquisadora. Através de entrevistas, anotações de campo e reflexões sobre o processo de investigação das práticas educativas esta tese analisou as perspectivas sobre História e Filosofia da Ciência na trajetória acadêmica e profissional de formadores de professores de Biologia e Ciências. O acompanhamento da replicação de experimentos históricos em uma disciplina da licenciatura em Ciências Biológicas, através de uma pesquisa-ação, possibilitou tanto a caracterização e a sugestão de atividades práticas envolvendo a História da Ciência, quanto reflexões sobre a formação e atuação docente. De acordo com a análise das concepções apresentadas pelos professores, a formação continuada possui um papel mais relevante no desenvolvimento de temas de História da Ciência em sala de aula. A replicação de experimentos históricos mobilizou o processo de ensino-aprendizagem, relacionando aspectos teóricos e práticos do conhecimento científico.
id USP_38fbc6fcb18899eb7181262ac8695e18
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11122019-200803
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis História e filosofia da ciência em formação de professores de biologia: educação reflexiva e a replicação de experimentos históricos History and philosophy of science in biology teacher education: reflective education and replication of historical experiments 2019-09-20Ermelinda Moutinho PatacaSílvia Fernanda de Mendonça FigueirôaThomás Augusto Santoro HaddadSimone Alves de Assis MartoranoElio Carlos RicardoTatiana Tavares da SilvaUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR Ensino de ciências Formação de professores História e filosofia da ciência History and philosophy of science Professores reflexivos Reflective teachers Replicação de experimentos históricos Replication of historical experiments Science education Teacher education A História e Filosofia da Ciência no ensino é uma linha de pesquisa importante para o ensino de Ciências, pois dentre várias contribuições possibilita que sejam trabalhadas competências científicas e didáticas. O desenvolvimento de um trabalho empírico sobre e na formação de professores de Biologia, em relação aos aspectos históricos e filosóficos da Ciência fornece uma contribuição importante para reflexões sobre a educação científica. A hipótese inicial desta tese era a de que o oferecimento de uma disciplina com conteúdos de História e Filosofia da Ciência durante a graduação proporcionaria aos professores o desenvolvimento de visões bem informadas para a atuação na educação científica. Como um objetivo geral, buscamos identificar as concepções sobre História da Ciência apresentadas por: professores que atuam na educação básica, de um professor formador e da pesquisadora. Através de entrevistas, anotações de campo e reflexões sobre o processo de investigação das práticas educativas esta tese analisou as perspectivas sobre História e Filosofia da Ciência na trajetória acadêmica e profissional de formadores de professores de Biologia e Ciências. O acompanhamento da replicação de experimentos históricos em uma disciplina da licenciatura em Ciências Biológicas, através de uma pesquisa-ação, possibilitou tanto a caracterização e a sugestão de atividades práticas envolvendo a História da Ciência, quanto reflexões sobre a formação e atuação docente. De acordo com a análise das concepções apresentadas pelos professores, a formação continuada possui um papel mais relevante no desenvolvimento de temas de História da Ciência em sala de aula. A replicação de experimentos históricos mobilizou o processo de ensino-aprendizagem, relacionando aspectos teóricos e práticos do conhecimento científico. The presente study focuses on the History and Philosophy of Science in teaching and argues that it allows the development of important scientific and didact competences. The development of empirical work on the education of Biology teachers, related to historical and philosophical aspects of Science, provides an important contribution towards scientific education. The thesis initial hypothesis was the offering of a subject which included contentes of History and Philosophy of Science during an undergraduation course would provide teachers with well-informed views for scientific education. The main objective was to identify the diferent perspectives about History of Science presented by school teachers, a teacher trainer and a researcher. Through interviews, field notes and reflections on education practices, this work has analyzed the perspectives on History and Philosophy of Science in the academic and professional background of Biology and Science teacher trainers. The replication of historical experiments in Biological Sciences classes, according to action research methodology, enabled both the characterization and the suggestion of practical activities involving the History of Science, as well as reflections on the education and teaching performance. According to the analyses of teachersconceptions, the continuing education is extremely important for the development of History of Science topics in the classroom. The replication of historical experiments related to the teaching-learning process enabled to discuss theoretical and practical aspects about scientific knowledge. https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-11122019-200803info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:44:53Zoai:teses.usp.br:tde-11122019-200803Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:31:35.698776Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv História e filosofia da ciência em formação de professores de biologia: educação reflexiva e a replicação de experimentos históricos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv History and philosophy of science in biology teacher education: reflective education and replication of historical experiments
title História e filosofia da ciência em formação de professores de biologia: educação reflexiva e a replicação de experimentos históricos
spellingShingle História e filosofia da ciência em formação de professores de biologia: educação reflexiva e a replicação de experimentos históricos
Tatiana Tavares da Silva
title_short História e filosofia da ciência em formação de professores de biologia: educação reflexiva e a replicação de experimentos históricos
title_full História e filosofia da ciência em formação de professores de biologia: educação reflexiva e a replicação de experimentos históricos
title_fullStr História e filosofia da ciência em formação de professores de biologia: educação reflexiva e a replicação de experimentos históricos
title_full_unstemmed História e filosofia da ciência em formação de professores de biologia: educação reflexiva e a replicação de experimentos históricos
title_sort História e filosofia da ciência em formação de professores de biologia: educação reflexiva e a replicação de experimentos históricos
author Tatiana Tavares da Silva
author_facet Tatiana Tavares da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ermelinda Moutinho Pataca
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sílvia Fernanda de Mendonça Figueirôa
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Thomás Augusto Santoro Haddad
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Simone Alves de Assis Martorano
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Elio Carlos Ricardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Tatiana Tavares da Silva
contributor_str_mv Ermelinda Moutinho Pataca
Sílvia Fernanda de Mendonça Figueirôa
Thomás Augusto Santoro Haddad
Simone Alves de Assis Martorano
Elio Carlos Ricardo
description A História e Filosofia da Ciência no ensino é uma linha de pesquisa importante para o ensino de Ciências, pois dentre várias contribuições possibilita que sejam trabalhadas competências científicas e didáticas. O desenvolvimento de um trabalho empírico sobre e na formação de professores de Biologia, em relação aos aspectos históricos e filosóficos da Ciência fornece uma contribuição importante para reflexões sobre a educação científica. A hipótese inicial desta tese era a de que o oferecimento de uma disciplina com conteúdos de História e Filosofia da Ciência durante a graduação proporcionaria aos professores o desenvolvimento de visões bem informadas para a atuação na educação científica. Como um objetivo geral, buscamos identificar as concepções sobre História da Ciência apresentadas por: professores que atuam na educação básica, de um professor formador e da pesquisadora. Através de entrevistas, anotações de campo e reflexões sobre o processo de investigação das práticas educativas esta tese analisou as perspectivas sobre História e Filosofia da Ciência na trajetória acadêmica e profissional de formadores de professores de Biologia e Ciências. O acompanhamento da replicação de experimentos históricos em uma disciplina da licenciatura em Ciências Biológicas, através de uma pesquisa-ação, possibilitou tanto a caracterização e a sugestão de atividades práticas envolvendo a História da Ciência, quanto reflexões sobre a formação e atuação docente. De acordo com a análise das concepções apresentadas pelos professores, a formação continuada possui um papel mais relevante no desenvolvimento de temas de História da Ciência em sala de aula. A replicação de experimentos históricos mobilizou o processo de ensino-aprendizagem, relacionando aspectos teóricos e práticos do conhecimento científico.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-09-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-11122019-200803
url https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-11122019-200803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502669155434496