Vertigo, a teoria artística de Alfred Hitchcock e seus desdobramentos no cinema moderno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/T.27.2015.tde-29062015-123125 |
Resumo: | A tese investiga a recorrência do filme Um corpo que cai (Vertigo, 1958), de Alfred Hitchcock, como esquema matricial de uma reflexão meta-artística que, tomando como objeto a própria imagem (cinematográfica, pictórica, fotográfica, digital), atravessa toda a história moderna do cinema. Depois de definir e analisar a teoria artística proposta por Vertigo, a tese verifica os desdobramentos dessa teoria em uma série de filmes realizados desde o começo da década de 1960 até os anos 2000. Dentre os filmes analisados se acham La Jetée (Chris Marker, 1962), Blow up (Michelangelo Antonioni, 1966), Trágica obsessão (Obsession, Brian De Palma, 1975), Special Effects (Larry Cohen, 1984), Síndrome mortal (La Sindrome di Stendhal, Dario Argento, 1996), Estrada perdida (Lost Highway, David Lynch, 1997), A prisioneira (La captive, Chantal Akerman, 2000) e Na cidade de Sylvia (En la ciudad de Sylvia, José Luis Guerín, 2007). |
id |
USP_4e9a824a9c58e62c42101747828b1aae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-29062015-123125 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Vertigo, a teoria artística de Alfred Hitchcock e seus desdobramentos no cinema moderno Vertigo, Alfred Hitchcock\'s artistic theory and its extensions in modern cinema 2015-04-24Ismail Norberto XavierCristian da Silva BorgesYanet Aguilera Viruez Franklin de MatosMateus Araújo SilvaJoão Luiz VieiraLuiz Carlos Gonçalves de Oliveira JúniorUniversidade de São PauloMeios e Processos AudiovisuaisUSPBR Aesthetical epistemology Alfred Hitchcock Alfred Hitchcock Cinema moderno, Epistemologia estética Estética cinematográfica Film aesthetics Modern cinema Vertigo Vertigo A tese investiga a recorrência do filme Um corpo que cai (Vertigo, 1958), de Alfred Hitchcock, como esquema matricial de uma reflexão meta-artística que, tomando como objeto a própria imagem (cinematográfica, pictórica, fotográfica, digital), atravessa toda a história moderna do cinema. Depois de definir e analisar a teoria artística proposta por Vertigo, a tese verifica os desdobramentos dessa teoria em uma série de filmes realizados desde o começo da década de 1960 até os anos 2000. Dentre os filmes analisados se acham La Jetée (Chris Marker, 1962), Blow up (Michelangelo Antonioni, 1966), Trágica obsessão (Obsession, Brian De Palma, 1975), Special Effects (Larry Cohen, 1984), Síndrome mortal (La Sindrome di Stendhal, Dario Argento, 1996), Estrada perdida (Lost Highway, David Lynch, 1997), A prisioneira (La captive, Chantal Akerman, 2000) e Na cidade de Sylvia (En la ciudad de Sylvia, José Luis Guerín, 2007). The thesis investigates the recurrence of Alfred Hitchcock\'s Vertigo (1958) as the matrix scheme of a meta-artistic reflection that crosses all the modern history of cinema. It includes a series of films whose subject is the image itself (cinematographic, pictorial, photographic, as well as digital image). After defining and analyzing the artistic theory proposed by Vertigo, the thesis verifies the developments of this theory in many modern and contemporary films made since the beginning of the 1960\'s. Among the films analyzed one will find La Jetée (Chris Marker, 1962), Blow up (Michelangelo Antonioni, 1966), Obsession (Brian De Palma, 1975), Special Effects (Larry Cohen, 1984), The Stendhal Syndrome (Dario Argento, 1996), Lost Highway (David Lynch, 1997), La captive (Chantal Akerman, 2000), and In the city of Sylvia (En la ciudad de Sylvia, José Luis Guerín, 2007). https://doi.org/10.11606/T.27.2015.tde-29062015-123125info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:23:29Zoai:teses.usp.br:tde-29062015-123125Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:29:15.763897Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Vertigo, a teoria artística de Alfred Hitchcock e seus desdobramentos no cinema moderno |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Vertigo, Alfred Hitchcock\'s artistic theory and its extensions in modern cinema |
title |
Vertigo, a teoria artística de Alfred Hitchcock e seus desdobramentos no cinema moderno |
spellingShingle |
Vertigo, a teoria artística de Alfred Hitchcock e seus desdobramentos no cinema moderno Luiz Carlos Gonçalves de Oliveira Júnior |
title_short |
Vertigo, a teoria artística de Alfred Hitchcock e seus desdobramentos no cinema moderno |
title_full |
Vertigo, a teoria artística de Alfred Hitchcock e seus desdobramentos no cinema moderno |
title_fullStr |
Vertigo, a teoria artística de Alfred Hitchcock e seus desdobramentos no cinema moderno |
title_full_unstemmed |
Vertigo, a teoria artística de Alfred Hitchcock e seus desdobramentos no cinema moderno |
title_sort |
Vertigo, a teoria artística de Alfred Hitchcock e seus desdobramentos no cinema moderno |
author |
Luiz Carlos Gonçalves de Oliveira Júnior |
author_facet |
Luiz Carlos Gonçalves de Oliveira Júnior |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ismail Norberto Xavier |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Cristian da Silva Borges |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Yanet Aguilera Viruez Franklin de Matos |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Mateus Araújo Silva |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
João Luiz Vieira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luiz Carlos Gonçalves de Oliveira Júnior |
contributor_str_mv |
Ismail Norberto Xavier Cristian da Silva Borges Yanet Aguilera Viruez Franklin de Matos Mateus Araújo Silva João Luiz Vieira |
description |
A tese investiga a recorrência do filme Um corpo que cai (Vertigo, 1958), de Alfred Hitchcock, como esquema matricial de uma reflexão meta-artística que, tomando como objeto a própria imagem (cinematográfica, pictórica, fotográfica, digital), atravessa toda a história moderna do cinema. Depois de definir e analisar a teoria artística proposta por Vertigo, a tese verifica os desdobramentos dessa teoria em uma série de filmes realizados desde o começo da década de 1960 até os anos 2000. Dentre os filmes analisados se acham La Jetée (Chris Marker, 1962), Blow up (Michelangelo Antonioni, 1966), Trágica obsessão (Obsession, Brian De Palma, 1975), Special Effects (Larry Cohen, 1984), Síndrome mortal (La Sindrome di Stendhal, Dario Argento, 1996), Estrada perdida (Lost Highway, David Lynch, 1997), A prisioneira (La captive, Chantal Akerman, 2000) e Na cidade de Sylvia (En la ciudad de Sylvia, José Luis Guerín, 2007). |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-04-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/T.27.2015.tde-29062015-123125 |
url |
https://doi.org/10.11606/T.27.2015.tde-29062015-123125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Meios e Processos Audiovisuais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1794503135412092928 |