Hábitos de atividade física em escolares, indicadores socioeconômicos e a prática de atividade física dos pais no município de Ribeirão Preto-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo Luiz dos Reis Santos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.17.2011.tde-23042012-230330
Resumo: A prática de atividade física de crianças tem diminuído, devido à disponibilidade de tecnologia, aumento da violência e redução de oportunidades de lazer fisicamente ativo. A atividade física na criança promove benefícios para o seu estado de saúde. A prática de atividade física pode ser influenciada por múltiplos fatores, como a prática de atividade física dos pais, suporte social e aspectos socioeconômicos. Esta pesquisa tem como objetivo investigar os hábitos de atividade física de escolares de 7 a 12 anos de idade, matriculados nas escolas públicas e particulares de Ribeirão Preto SP, verificando a associação com indicadores socioeconômicos e a prática de atividade física dos pais. Trata-se de estudo transversal com amostra de 380 escolares de 7 a 12 anos de idade, de 13 escolas municipais, estaduais e particulares do município de Ribeirão Preto SP. Para o cálculo da amostra utilizou-se software EpiTM Info 6 para DOS. Para o estudo foi considerado intervalo de confiança (IC) de 95%, freqüência esperada de 50% e erro amostral de 5%. A investigação dos hábitos de atividade física dos escolares e dos pais foi a partir de questionários disponíveis: IPAQ, PAQ-C, DAFA. A investigação dos indicadores socioeconômicos também será feita a partir de questionários, CCEB-ABEP, dados sociodemográficos e socioeconômicos. A análise e apresentação dos resultados foram realizadas com auxílio de estatística descritiva, testes de associação (Exato de Fisher) e comparação entre as variáveis, e discussão com base na literatura. Para tanto, utilizou-se Excel e Stata10. Ocorreu associação entre o nível de atividade física de escolares e de suas mães. Não houve associação entre o nível de atividade física dos escolares e os indicadores socioeconômicos da família. Houve associação do nível de atividade física dos escolares com o incentivo e o suporte logístico, dado pelos familiares. O tempo gasto pelos escolares assistindo televisão foi de 1 a 2 horas (29%). Quanto ao hábito de dormir durante o dia, 72% (n = 140) dos escolares não possui esse hábito. Fora do horário escolar, as crianças (n = 141) tendem a brincar mais no quintal de casa (45%), seguido de brincar dentro de casa (28%) e na rua (18%). A prática de algum esporte além das aulas de educação física foi de 44% (n = 140). Nos momentos de lazer, os escolares (n = 122) gostam mais de assistir TV e jogar vídeo game (29%), jogar bola (24%) e andar de bicicleta ou patins (14%). A prática de atividade física e seus benefícios estão bem documentadas na literatura, mas ainda, estudos sobre o comportamento de crianças e adolescentes em relação a ela está sendo estudo e documentado. Além disso, a influência de pais, de fatores socioeconômicos e do próprio ambiente em que a criança vive e se relaciona, está presente nos hábitos desses escolares, de uma forma ou outra. O suporte social, estudado nesta pesquisa, foi relevante no nível da prática de atividade física dos escolares, denotando o papel fundamental de pais, outros familiares e professores. Justificam-se políticas públicas de incentivo à prática de atividade física nos bairros e nos grandes centros, aproveitando os espaços para realizar atividade física em família ou em grupos, o que se acredita fortalecer e aumentar a prática.
id USP_6473b6c26867dfda35b241b7651ca12c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23042012-230330
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Hábitos de atividade física em escolares, indicadores socioeconômicos e a prática de atividade física dos pais no município de Ribeirão Preto-SP Physical activity habits in schoolchildren, socioeconomic indicators and physical activity of parents in the city of Ribeirão Preto-SP 2011-04-26Amaury Lelis Dal FabbroCassiano Merussi NeivaAnderson Saranz ZagoRicardo Luiz dos Reis SantosUniversidade de São PauloSaúde na ComunidadeUSPBR Atividade física Escolares Hábitos habits Indicadores socioeconômicos Pais parents physical activity schoolchildren socioeconomic indicators A prática de atividade física de crianças tem diminuído, devido à disponibilidade de tecnologia, aumento da violência e redução de oportunidades de lazer fisicamente ativo. A atividade física na criança promove benefícios para o seu estado de saúde. A prática de atividade física pode ser influenciada por múltiplos fatores, como a prática de atividade física dos pais, suporte social e aspectos socioeconômicos. Esta pesquisa tem como objetivo investigar os hábitos de atividade física de escolares de 7 a 12 anos de idade, matriculados nas escolas públicas e particulares de Ribeirão Preto SP, verificando a associação com indicadores socioeconômicos e a prática de atividade física dos pais. Trata-se de estudo transversal com amostra de 380 escolares de 7 a 12 anos de idade, de 13 escolas municipais, estaduais e particulares do município de Ribeirão Preto SP. Para o cálculo da amostra utilizou-se software EpiTM Info 6 para DOS. Para o estudo foi considerado intervalo de confiança (IC) de 95%, freqüência esperada de 50% e erro amostral de 5%. A investigação dos hábitos de atividade física dos escolares e dos pais foi a partir de questionários disponíveis: IPAQ, PAQ-C, DAFA. A investigação dos indicadores socioeconômicos também será feita a partir de questionários, CCEB-ABEP, dados sociodemográficos e socioeconômicos. A análise e apresentação dos resultados foram realizadas com auxílio de estatística descritiva, testes de associação (Exato de Fisher) e comparação entre as variáveis, e discussão com base na literatura. Para tanto, utilizou-se Excel e Stata10. Ocorreu associação entre o nível de atividade física de escolares e de suas mães. Não houve associação entre o nível de atividade física dos escolares e os indicadores socioeconômicos da família. Houve associação do nível de atividade física dos escolares com o incentivo e o suporte logístico, dado pelos familiares. O tempo gasto pelos escolares assistindo televisão foi de 1 a 2 horas (29%). Quanto ao hábito de dormir durante o dia, 72% (n = 140) dos escolares não possui esse hábito. Fora do horário escolar, as crianças (n = 141) tendem a brincar mais no quintal de casa (45%), seguido de brincar dentro de casa (28%) e na rua (18%). A prática de algum esporte além das aulas de educação física foi de 44% (n = 140). Nos momentos de lazer, os escolares (n = 122) gostam mais de assistir TV e jogar vídeo game (29%), jogar bola (24%) e andar de bicicleta ou patins (14%). A prática de atividade física e seus benefícios estão bem documentadas na literatura, mas ainda, estudos sobre o comportamento de crianças e adolescentes em relação a ela está sendo estudo e documentado. Além disso, a influência de pais, de fatores socioeconômicos e do próprio ambiente em que a criança vive e se relaciona, está presente nos hábitos desses escolares, de uma forma ou outra. O suporte social, estudado nesta pesquisa, foi relevante no nível da prática de atividade física dos escolares, denotando o papel fundamental de pais, outros familiares e professores. Justificam-se políticas públicas de incentivo à prática de atividade física nos bairros e nos grandes centros, aproveitando os espaços para realizar atividade física em família ou em grupos, o que se acredita fortalecer e aumentar a prática. The physical activity of children has decreased because of the availability of technology, increased violence and reduce opportunities for physically active leisure. Physical activity promotes the child benefits for your health. The physical activity can be influenced by multiple factors such as physical activity of parents, social support and socio-economic aspects. This research aims to investigate the physical activity habits of students aged 7 to 12 years of age, enrolled in public and private schools in Ribeirão Preto - SP, verifying the association with socioeconomic indicators and physical activity of parents. This is a cross-sectional study of 380 schoolchildren aged 7 to 12 years old, of 13 municipal, state and private schools of Ribeirão Preto - SP. To calculate the sample we used software EpiTM Info 6 for DOS. For the study was considered a confidence interval (CI) 95%, 50% expected frequency and sampling error of 5%. The investigation of physical activity habits of schoolchildren and parents were from questionnaires available: IPAQ, PAQ-C, DAFA. The investigation of socio-economic indicators will also be done from questionnaires, CCEB-ABEP (Brazil), sociodemographic and socioeconomic factors. The analysis and presentation of results were performed using descriptive statistics, tests of association (Fisher exact) and comparison among variables, and discussion based on literature. For both, was used Excel and Stata 10. The association between level of physical activity of schoolchildren and their mothers. There was no association between level of physical activity of schoolchildren and the socioeconomic indicators of the family. An association of physical activity level of the students with the encouragement and logistical support given by family. The time spent by students watching television was 1 to 2 hours (29%). As for the habit of sleeping during the day, 72% (n = 140) of students do not have that habit. Outside school hours, children (n = 141) tend to play more in the backyard (45%), followed by playing indoors (28%) and in the street (18%). The practice of any sport apart from physical education classes was 44% (n = 140). For leisure, the students (n = 122) more like watching TV and playing video games (29%), playing ball (24%) and cycling or rollerblading (14%). The physical activity and its benefits are well documented in the literature, but also studies on the behavior of children and adolescents in the study and it is being documented. Furthermore, the influence of parents, socioeconomic factors and the actual environment in which children live and relate, is present in the habits of these children, in one form or another. Social support, studied here, was relevant at the level of physical activity of students, demonstrating the crucial role of parents, other relatives and teachers. Justified on public policies to encourage physical activity in neighborhoods and in major centers, taking advantage of the spaces for physical activity with family or in groups, which are believed to strengthen and increase practice of physical activity. https://doi.org/10.11606/D.17.2011.tde-23042012-230330info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:57:25Zoai:teses.usp.br:tde-23042012-230330Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:11:01.782435Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Hábitos de atividade física em escolares, indicadores socioeconômicos e a prática de atividade física dos pais no município de Ribeirão Preto-SP
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Physical activity habits in schoolchildren, socioeconomic indicators and physical activity of parents in the city of Ribeirão Preto-SP
title Hábitos de atividade física em escolares, indicadores socioeconômicos e a prática de atividade física dos pais no município de Ribeirão Preto-SP
spellingShingle Hábitos de atividade física em escolares, indicadores socioeconômicos e a prática de atividade física dos pais no município de Ribeirão Preto-SP
Ricardo Luiz dos Reis Santos
title_short Hábitos de atividade física em escolares, indicadores socioeconômicos e a prática de atividade física dos pais no município de Ribeirão Preto-SP
title_full Hábitos de atividade física em escolares, indicadores socioeconômicos e a prática de atividade física dos pais no município de Ribeirão Preto-SP
title_fullStr Hábitos de atividade física em escolares, indicadores socioeconômicos e a prática de atividade física dos pais no município de Ribeirão Preto-SP
title_full_unstemmed Hábitos de atividade física em escolares, indicadores socioeconômicos e a prática de atividade física dos pais no município de Ribeirão Preto-SP
title_sort Hábitos de atividade física em escolares, indicadores socioeconômicos e a prática de atividade física dos pais no município de Ribeirão Preto-SP
author Ricardo Luiz dos Reis Santos
author_facet Ricardo Luiz dos Reis Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amaury Lelis Dal Fabbro
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cassiano Merussi Neiva
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Anderson Saranz Zago
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricardo Luiz dos Reis Santos
contributor_str_mv Amaury Lelis Dal Fabbro
Cassiano Merussi Neiva
Anderson Saranz Zago
description A prática de atividade física de crianças tem diminuído, devido à disponibilidade de tecnologia, aumento da violência e redução de oportunidades de lazer fisicamente ativo. A atividade física na criança promove benefícios para o seu estado de saúde. A prática de atividade física pode ser influenciada por múltiplos fatores, como a prática de atividade física dos pais, suporte social e aspectos socioeconômicos. Esta pesquisa tem como objetivo investigar os hábitos de atividade física de escolares de 7 a 12 anos de idade, matriculados nas escolas públicas e particulares de Ribeirão Preto SP, verificando a associação com indicadores socioeconômicos e a prática de atividade física dos pais. Trata-se de estudo transversal com amostra de 380 escolares de 7 a 12 anos de idade, de 13 escolas municipais, estaduais e particulares do município de Ribeirão Preto SP. Para o cálculo da amostra utilizou-se software EpiTM Info 6 para DOS. Para o estudo foi considerado intervalo de confiança (IC) de 95%, freqüência esperada de 50% e erro amostral de 5%. A investigação dos hábitos de atividade física dos escolares e dos pais foi a partir de questionários disponíveis: IPAQ, PAQ-C, DAFA. A investigação dos indicadores socioeconômicos também será feita a partir de questionários, CCEB-ABEP, dados sociodemográficos e socioeconômicos. A análise e apresentação dos resultados foram realizadas com auxílio de estatística descritiva, testes de associação (Exato de Fisher) e comparação entre as variáveis, e discussão com base na literatura. Para tanto, utilizou-se Excel e Stata10. Ocorreu associação entre o nível de atividade física de escolares e de suas mães. Não houve associação entre o nível de atividade física dos escolares e os indicadores socioeconômicos da família. Houve associação do nível de atividade física dos escolares com o incentivo e o suporte logístico, dado pelos familiares. O tempo gasto pelos escolares assistindo televisão foi de 1 a 2 horas (29%). Quanto ao hábito de dormir durante o dia, 72% (n = 140) dos escolares não possui esse hábito. Fora do horário escolar, as crianças (n = 141) tendem a brincar mais no quintal de casa (45%), seguido de brincar dentro de casa (28%) e na rua (18%). A prática de algum esporte além das aulas de educação física foi de 44% (n = 140). Nos momentos de lazer, os escolares (n = 122) gostam mais de assistir TV e jogar vídeo game (29%), jogar bola (24%) e andar de bicicleta ou patins (14%). A prática de atividade física e seus benefícios estão bem documentadas na literatura, mas ainda, estudos sobre o comportamento de crianças e adolescentes em relação a ela está sendo estudo e documentado. Além disso, a influência de pais, de fatores socioeconômicos e do próprio ambiente em que a criança vive e se relaciona, está presente nos hábitos desses escolares, de uma forma ou outra. O suporte social, estudado nesta pesquisa, foi relevante no nível da prática de atividade física dos escolares, denotando o papel fundamental de pais, outros familiares e professores. Justificam-se políticas públicas de incentivo à prática de atividade física nos bairros e nos grandes centros, aproveitando os espaços para realizar atividade física em família ou em grupos, o que se acredita fortalecer e aumentar a prática.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-04-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.17.2011.tde-23042012-230330
url https://doi.org/10.11606/D.17.2011.tde-23042012-230330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Saúde na Comunidade
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502991421636608