O projeto delta sob a perspectiva do marketing estratégico: uma abordagem em ambiente de economia digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus Tavares da Silva Cozer
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.12.2006.tde-03122006-103714
Resumo: O objetivo do trabalho é analisar o processo competitivo em ambiente de economia digital sob a ótica do marketing estratégico, fundamentado no Projeto Delta, de Arnoldo C. Hax e Dean L. Wilde II, que examina três posicionamentos estratégicos alternativos. O trabalho focaliza precipuamente um desses processos adaptativos críticos – o foco no cliente – e se justifica porque amplia a visão do processo estratégico no nível da unidade estratégica de negócios. As duas abordagens exclusivas de conquista de vantagem competitiva propostas por Michael Porter – baixo custo ou diferenciação – enfatizam, respectivamente, as vertentes rentabilidade do produto e entrega do melhor produto. Nesse sentido, embora relevantes, elas não descrevem todas as situações de competição que caracterizam o ambiente contemporâneo de negócios. Sob o aspecto metodológico, é feita, preliminarmente, uma fundamentação da literatura pertinente ao tema, a partir de uma perspectiva do marketing estratégico, sequencialmente são mostrados os resultados de uma pesquisa empírica sobre o caso de uma empresa de relações públicas.
id USP_669721f8d7e2ae48b1562de0191722f4
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03122006-103714
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis O projeto delta sob a perspectiva do marketing estratégico: uma abordagem em ambiente de economia digital The Delta Project under strategic marketing perspective: an approach on digital economy environment 2006-06-23Geraldo Luciano ToledoFrancisco Javier Sebastian Mendizabal AlvarezEdison Fernandes PoloMateus Tavares da Silva CozerUniversidade de São PauloAdministraçãoUSPBR Administração estratégica Delta Model Marketing estratégico Marketing On-line Networks Strategic marketing O objetivo do trabalho é analisar o processo competitivo em ambiente de economia digital sob a ótica do marketing estratégico, fundamentado no Projeto Delta, de Arnoldo C. Hax e Dean L. Wilde II, que examina três posicionamentos estratégicos alternativos. O trabalho focaliza precipuamente um desses processos adaptativos críticos – o foco no cliente – e se justifica porque amplia a visão do processo estratégico no nível da unidade estratégica de negócios. As duas abordagens exclusivas de conquista de vantagem competitiva propostas por Michael Porter – baixo custo ou diferenciação – enfatizam, respectivamente, as vertentes rentabilidade do produto e entrega do melhor produto. Nesse sentido, embora relevantes, elas não descrevem todas as situações de competição que caracterizam o ambiente contemporâneo de negócios. Sob o aspecto metodológico, é feita, preliminarmente, uma fundamentação da literatura pertinente ao tema, a partir de uma perspectiva do marketing estratégico, sequencialmente são mostrados os resultados de uma pesquisa empírica sobre o caso de uma empresa de relações públicas. The most influential contemporary strategic framework, espoused by Michael Porter, is based on two exclusive ways to compete: low cost or differentiation. Although the best-product strategy continues to be relevant, Arnoldo C. Hax and Dean L. Wilde II argues that it does not describe all the ways companies compete in the current environment. In that way, the focus of this work is to analyze the competitive process on the digital economy environment, under strategic marketing optics and based on the Delta Model, which looks to three strategic positioning options. The work focuses on one of those adaptative processes: customer targeting. On the methodological point of view, a literature review is done in the field of strategic marketing; sequentially are shown the results of an empiric research on the case of a public relationship company. https://doi.org/10.11606/D.12.2006.tde-03122006-103714info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:09:41Zoai:teses.usp.br:tde-03122006-103714Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:04:52.912364Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv O projeto delta sob a perspectiva do marketing estratégico: uma abordagem em ambiente de economia digital
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The Delta Project under strategic marketing perspective: an approach on digital economy environment
title O projeto delta sob a perspectiva do marketing estratégico: uma abordagem em ambiente de economia digital
spellingShingle O projeto delta sob a perspectiva do marketing estratégico: uma abordagem em ambiente de economia digital
Mateus Tavares da Silva Cozer
title_short O projeto delta sob a perspectiva do marketing estratégico: uma abordagem em ambiente de economia digital
title_full O projeto delta sob a perspectiva do marketing estratégico: uma abordagem em ambiente de economia digital
title_fullStr O projeto delta sob a perspectiva do marketing estratégico: uma abordagem em ambiente de economia digital
title_full_unstemmed O projeto delta sob a perspectiva do marketing estratégico: uma abordagem em ambiente de economia digital
title_sort O projeto delta sob a perspectiva do marketing estratégico: uma abordagem em ambiente de economia digital
author Mateus Tavares da Silva Cozer
author_facet Mateus Tavares da Silva Cozer
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Geraldo Luciano Toledo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Edison Fernandes Polo
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus Tavares da Silva Cozer
contributor_str_mv Geraldo Luciano Toledo
Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez
Edison Fernandes Polo
description O objetivo do trabalho é analisar o processo competitivo em ambiente de economia digital sob a ótica do marketing estratégico, fundamentado no Projeto Delta, de Arnoldo C. Hax e Dean L. Wilde II, que examina três posicionamentos estratégicos alternativos. O trabalho focaliza precipuamente um desses processos adaptativos críticos – o foco no cliente – e se justifica porque amplia a visão do processo estratégico no nível da unidade estratégica de negócios. As duas abordagens exclusivas de conquista de vantagem competitiva propostas por Michael Porter – baixo custo ou diferenciação – enfatizam, respectivamente, as vertentes rentabilidade do produto e entrega do melhor produto. Nesse sentido, embora relevantes, elas não descrevem todas as situações de competição que caracterizam o ambiente contemporâneo de negócios. Sob o aspecto metodológico, é feita, preliminarmente, uma fundamentação da literatura pertinente ao tema, a partir de uma perspectiva do marketing estratégico, sequencialmente são mostrados os resultados de uma pesquisa empírica sobre o caso de uma empresa de relações públicas.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-06-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.12.2006.tde-03122006-103714
url https://doi.org/10.11606/D.12.2006.tde-03122006-103714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502440432697344