O projeto delta sob a perspectiva do marketing estratégico: uma abordagem em ambiente de economia digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/D.12.2006.tde-03122006-103714 |
Resumo: | O objetivo do trabalho é analisar o processo competitivo em ambiente de economia digital sob a ótica do marketing estratégico, fundamentado no Projeto Delta, de Arnoldo C. Hax e Dean L. Wilde II, que examina três posicionamentos estratégicos alternativos. O trabalho focaliza precipuamente um desses processos adaptativos críticos o foco no cliente e se justifica porque amplia a visão do processo estratégico no nível da unidade estratégica de negócios. As duas abordagens exclusivas de conquista de vantagem competitiva propostas por Michael Porter baixo custo ou diferenciação enfatizam, respectivamente, as vertentes rentabilidade do produto e entrega do melhor produto. Nesse sentido, embora relevantes, elas não descrevem todas as situações de competição que caracterizam o ambiente contemporâneo de negócios. Sob o aspecto metodológico, é feita, preliminarmente, uma fundamentação da literatura pertinente ao tema, a partir de uma perspectiva do marketing estratégico, sequencialmente são mostrados os resultados de uma pesquisa empírica sobre o caso de uma empresa de relações públicas. |
id |
USP_669721f8d7e2ae48b1562de0191722f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-03122006-103714 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis O projeto delta sob a perspectiva do marketing estratégico: uma abordagem em ambiente de economia digital The Delta Project under strategic marketing perspective: an approach on digital economy environment 2006-06-23Geraldo Luciano ToledoFrancisco Javier Sebastian Mendizabal AlvarezEdison Fernandes PoloMateus Tavares da Silva CozerUniversidade de São PauloAdministraçãoUSPBR Administração estratégica Delta Model Marketing estratégico Marketing On-line Networks Strategic marketing O objetivo do trabalho é analisar o processo competitivo em ambiente de economia digital sob a ótica do marketing estratégico, fundamentado no Projeto Delta, de Arnoldo C. Hax e Dean L. Wilde II, que examina três posicionamentos estratégicos alternativos. O trabalho focaliza precipuamente um desses processos adaptativos críticos o foco no cliente e se justifica porque amplia a visão do processo estratégico no nível da unidade estratégica de negócios. As duas abordagens exclusivas de conquista de vantagem competitiva propostas por Michael Porter baixo custo ou diferenciação enfatizam, respectivamente, as vertentes rentabilidade do produto e entrega do melhor produto. Nesse sentido, embora relevantes, elas não descrevem todas as situações de competição que caracterizam o ambiente contemporâneo de negócios. Sob o aspecto metodológico, é feita, preliminarmente, uma fundamentação da literatura pertinente ao tema, a partir de uma perspectiva do marketing estratégico, sequencialmente são mostrados os resultados de uma pesquisa empírica sobre o caso de uma empresa de relações públicas. The most influential contemporary strategic framework, espoused by Michael Porter, is based on two exclusive ways to compete: low cost or differentiation. Although the best-product strategy continues to be relevant, Arnoldo C. Hax and Dean L. Wilde II argues that it does not describe all the ways companies compete in the current environment. In that way, the focus of this work is to analyze the competitive process on the digital economy environment, under strategic marketing optics and based on the Delta Model, which looks to three strategic positioning options. The work focuses on one of those adaptative processes: customer targeting. On the methodological point of view, a literature review is done in the field of strategic marketing; sequentially are shown the results of an empiric research on the case of a public relationship company. https://doi.org/10.11606/D.12.2006.tde-03122006-103714info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:09:41Zoai:teses.usp.br:tde-03122006-103714Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:04:52.912364Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O projeto delta sob a perspectiva do marketing estratégico: uma abordagem em ambiente de economia digital |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The Delta Project under strategic marketing perspective: an approach on digital economy environment |
title |
O projeto delta sob a perspectiva do marketing estratégico: uma abordagem em ambiente de economia digital |
spellingShingle |
O projeto delta sob a perspectiva do marketing estratégico: uma abordagem em ambiente de economia digital Mateus Tavares da Silva Cozer |
title_short |
O projeto delta sob a perspectiva do marketing estratégico: uma abordagem em ambiente de economia digital |
title_full |
O projeto delta sob a perspectiva do marketing estratégico: uma abordagem em ambiente de economia digital |
title_fullStr |
O projeto delta sob a perspectiva do marketing estratégico: uma abordagem em ambiente de economia digital |
title_full_unstemmed |
O projeto delta sob a perspectiva do marketing estratégico: uma abordagem em ambiente de economia digital |
title_sort |
O projeto delta sob a perspectiva do marketing estratégico: uma abordagem em ambiente de economia digital |
author |
Mateus Tavares da Silva Cozer |
author_facet |
Mateus Tavares da Silva Cozer |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Geraldo Luciano Toledo |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Edison Fernandes Polo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mateus Tavares da Silva Cozer |
contributor_str_mv |
Geraldo Luciano Toledo Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez Edison Fernandes Polo |
description |
O objetivo do trabalho é analisar o processo competitivo em ambiente de economia digital sob a ótica do marketing estratégico, fundamentado no Projeto Delta, de Arnoldo C. Hax e Dean L. Wilde II, que examina três posicionamentos estratégicos alternativos. O trabalho focaliza precipuamente um desses processos adaptativos críticos o foco no cliente e se justifica porque amplia a visão do processo estratégico no nível da unidade estratégica de negócios. As duas abordagens exclusivas de conquista de vantagem competitiva propostas por Michael Porter baixo custo ou diferenciação enfatizam, respectivamente, as vertentes rentabilidade do produto e entrega do melhor produto. Nesse sentido, embora relevantes, elas não descrevem todas as situações de competição que caracterizam o ambiente contemporâneo de negócios. Sob o aspecto metodológico, é feita, preliminarmente, uma fundamentação da literatura pertinente ao tema, a partir de uma perspectiva do marketing estratégico, sequencialmente são mostrados os resultados de uma pesquisa empírica sobre o caso de uma empresa de relações públicas. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-06-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/D.12.2006.tde-03122006-103714 |
url |
https://doi.org/10.11606/D.12.2006.tde-03122006-103714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1794502440432697344 |