Influência das condições hidrodinâmicas na remoção de compostos orgânicos voláteis em arraste por ar difuso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renato Carlos Zambon
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.3.1998.tde-15082022-145806
Resumo: Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a influência do gradiente médio de velocidades na transferência de oxigênio da fase gasosa para a fase líquida. Confirmada esta influência através de ensaios de laboratório, propôs-se um modelo de transferência de compostos orgânicos voláteis considerando o grau de turbulência. Este foi calibrado com os resultados de ensaios de transferência de oxigênio, realizados em uma instalação de arraste com ar difuso. Nas simulações com o modelo observou-se também a complexidade das relações entre os diversos parâmetros envolvidos, destacando-se uma variação significativa do fluxo de massa por unidade de área ao longo da profundidade.
id USP_6b0147c10ce02abfa1d3fec9d1f1ae40
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15082022-145806
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Influência das condições hidrodinâmicas na remoção de compostos orgânicos voláteis em arraste por ar difuso. Influence of hydrodynamic conditions on the organic compounds removal in air stripping units. 1998-10-09Dione Mari MoritaSidney Seckler Ferreira FilhoPedro Caetano Sanches MancusoRenato Carlos ZambonUniversidade de São PauloEngenharia CivilUSPBR Air stripping Arraste com ar difuso Compostos orgânicos voláteis Volatile organic compounds Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a influência do gradiente médio de velocidades na transferência de oxigênio da fase gasosa para a fase líquida. Confirmada esta influência através de ensaios de laboratório, propôs-se um modelo de transferência de compostos orgânicos voláteis considerando o grau de turbulência. Este foi calibrado com os resultados de ensaios de transferência de oxigênio, realizados em uma instalação de arraste com ar difuso. Nas simulações com o modelo observou-se também a complexidade das relações entre os diversos parâmetros envolvidos, destacando-se uma variação significativa do fluxo de massa por unidade de área ao longo da profundidade. The purpose of this study was to evaluate the influence of the mean gradiente velocity in the oxygen transfer from gas phase to liquid phase. Once this influence was confirmed from the bench scale data it was proposed a mass transfer modelo f volatile organic compounds considering the turbulence effects. This model was calibrated with oxygen transfer data obtained from the air diffused pilot plant. Based on the simulation it was observed the complexity between the variables envolved in the mass transfer process, mainly the influence of mass transfer flux per unit area along the depth. https://doi.org/10.11606/D.3.1998.tde-15082022-145806info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:02:39Zoai:teses.usp.br:tde-15082022-145806Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:42:51.242819Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Influência das condições hidrodinâmicas na remoção de compostos orgânicos voláteis em arraste por ar difuso.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Influence of hydrodynamic conditions on the organic compounds removal in air stripping units.
title Influência das condições hidrodinâmicas na remoção de compostos orgânicos voláteis em arraste por ar difuso.
spellingShingle Influência das condições hidrodinâmicas na remoção de compostos orgânicos voláteis em arraste por ar difuso.
Renato Carlos Zambon
title_short Influência das condições hidrodinâmicas na remoção de compostos orgânicos voláteis em arraste por ar difuso.
title_full Influência das condições hidrodinâmicas na remoção de compostos orgânicos voláteis em arraste por ar difuso.
title_fullStr Influência das condições hidrodinâmicas na remoção de compostos orgânicos voláteis em arraste por ar difuso.
title_full_unstemmed Influência das condições hidrodinâmicas na remoção de compostos orgânicos voláteis em arraste por ar difuso.
title_sort Influência das condições hidrodinâmicas na remoção de compostos orgânicos voláteis em arraste por ar difuso.
author Renato Carlos Zambon
author_facet Renato Carlos Zambon
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dione Mari Morita
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sidney Seckler Ferreira Filho
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pedro Caetano Sanches Mancuso
dc.contributor.author.fl_str_mv Renato Carlos Zambon
contributor_str_mv Dione Mari Morita
Sidney Seckler Ferreira Filho
Pedro Caetano Sanches Mancuso
description Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a influência do gradiente médio de velocidades na transferência de oxigênio da fase gasosa para a fase líquida. Confirmada esta influência através de ensaios de laboratório, propôs-se um modelo de transferência de compostos orgânicos voláteis considerando o grau de turbulência. Este foi calibrado com os resultados de ensaios de transferência de oxigênio, realizados em uma instalação de arraste com ar difuso. Nas simulações com o modelo observou-se também a complexidade das relações entre os diversos parâmetros envolvidos, destacando-se uma variação significativa do fluxo de massa por unidade de área ao longo da profundidade.
publishDate 1998
dc.date.issued.fl_str_mv 1998-10-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.3.1998.tde-15082022-145806
url https://doi.org/10.11606/D.3.1998.tde-15082022-145806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Civil
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502763810390016