Sucesso escolar de negros em território negro da cidade de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/T.47.2020.tde-28052020-171658 |
Resumo: | Constatada a escassez de estudos e pesquisas relativos aos temas relações étnico-raciais no Brasil e racismo na educação no âmbito da Psicologia Escolar e Educacional (PEE) e o fato de o fracasso escolar haver atraído, mais do que o sucesso escolar, o interesse de estudiosos e pesquisadores da PEE, esta tese tem por objetivos: conhecer especificidades do sucesso escolar de negros, a despeito dos fatores desfavoráveis histórica e socialmente a eles impostos, bem como gerar novos subsídios para a práxis de uma Psicologia Escolar e Educacional Crítica. Eleito como lócus o Parque Peruche, território negro da cidade de São Paulo, foi adotada como estratégia metodológica a pesquisa de perspectiva etnográfica, que incluiu uma etapa de permanência em campo, com escuta ativa das histórias de vida de três homens e duas mulheres, alguns dos quais haviam concluído o curso superior em período inferior a dois anos, e outros, que estavam concluindo sua formação universitária. A interpretação dos dados foi realizada com base na produção teórica da Psicologia e de ciências afins, com especial ênfase na construção teórica de uma Psicologia Escolar e Educacional de enfoque histórico-cultural, libertária, emancipadora, cuja práxis não admite o uso de recursos educacionais que hierarquizem e/ou excluam sujeitos do conhecimento. Além do reconhecimento da importância do apoio familiar e comunitário para alcance do sucesso escolar, os principais resultados apontam para a importância de políticas públicas, programas e ações governamentais de caráter afirmativo para negros, em prol da igualdade racial. Evidencia-se a necessidade de formação e atuação de psicólogos críticos, cuja leitura da escolarização e das instituições escolares se realize com base na percepção atenta da realidade social, do cenário político e das políticas públicas vigentes. Torna-se evidente, ainda, a necessidade de expansão do espectro de estudos e pesquisas sobre os temas relações étnico-raciais no Brasil e racismo na educação nesse âmbito da Psicologia |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Sucesso escolar de negros em território negro da cidade de São Paulo School success of black students in a Black Territory in São Paulo City 2020-04-23Marilene Proença Rebello de SouzaGuillermo Arias BeatónRoseli Fernandes Lins CaldasMônica Cintrão França RibeiroMarie Claire SekkelJuarez Tadeu de Paula XavierEduardo Ribeiro FriasUniversidade de São PauloPsicologia Escolar e do Desenvolvimento HumanoUSPBR Black Territory Educational and School Psychology Ethnic-racial relations in Brazil Historical-Cultural Theory Liberation Psychology Parque Peruche Parque Peruche Psicologia da Libertação Psicologia Escolar e Educacional Relações étnico-raciais no Brasil School success Sucesso Escolar Teoria Histórico-Cultural Território Negro Constatada a escassez de estudos e pesquisas relativos aos temas relações étnico-raciais no Brasil e racismo na educação no âmbito da Psicologia Escolar e Educacional (PEE) e o fato de o fracasso escolar haver atraído, mais do que o sucesso escolar, o interesse de estudiosos e pesquisadores da PEE, esta tese tem por objetivos: conhecer especificidades do sucesso escolar de negros, a despeito dos fatores desfavoráveis histórica e socialmente a eles impostos, bem como gerar novos subsídios para a práxis de uma Psicologia Escolar e Educacional Crítica. Eleito como lócus o Parque Peruche, território negro da cidade de São Paulo, foi adotada como estratégia metodológica a pesquisa de perspectiva etnográfica, que incluiu uma etapa de permanência em campo, com escuta ativa das histórias de vida de três homens e duas mulheres, alguns dos quais haviam concluído o curso superior em período inferior a dois anos, e outros, que estavam concluindo sua formação universitária. A interpretação dos dados foi realizada com base na produção teórica da Psicologia e de ciências afins, com especial ênfase na construção teórica de uma Psicologia Escolar e Educacional de enfoque histórico-cultural, libertária, emancipadora, cuja práxis não admite o uso de recursos educacionais que hierarquizem e/ou excluam sujeitos do conhecimento. Além do reconhecimento da importância do apoio familiar e comunitário para alcance do sucesso escolar, os principais resultados apontam para a importância de políticas públicas, programas e ações governamentais de caráter afirmativo para negros, em prol da igualdade racial. Evidencia-se a necessidade de formação e atuação de psicólogos críticos, cuja leitura da escolarização e das instituições escolares se realize com base na percepção atenta da realidade social, do cenário político e das políticas públicas vigentes. Torna-se evidente, ainda, a necessidade de expansão do espectro de estudos e pesquisas sobre os temas relações étnico-raciais no Brasil e racismo na educação nesse âmbito da Psicologia The scarcity of studies and researches related to the themes \"ethnic-racial relations in Brazil\" and \"racism in education\" in the context of Educational and School Psychology (ESP) and the fact that the \"school failure\" attracted, more than \"school success\", the interest of ESP scholars and researchers, were established here the objective of knowing specificities of the school success of blacks, despite the unfavorable factors historically and socially imposed on them and the objective of generating new subsidies for the praxis of a Critical Educational and School Psychology. Elected Parque Peruche, black territory of the city of São Paulo, as locus, the ethnographic perspective research adopted includes a stage of permanence in the field, with active listening to the life histories of three men and two women, some of whom had completed the higher education in a period of less than two years, and others, who were completing their university education. The interpretation of the data was performed based on the theoretical production of Psychology and related sciences, with special emphasis on the theoretical construction of a historical-cultural, libertarian, emancipatory Educational and School Psychology, whose praxis does not admit the use of educational resources that hierarchy and/or exclude subjects of knowledge. In addition to recognizing the importance of family and community support to achieve school success, the main results point to the importance of public policies, programs and government affirmative actions for blacks, in favor of racial equality. It is evidenced the need for training and performance of critical psychologists, whose reading of schooling and school institutions is carried out based on the attentive perception of the social reality, political landscape and current public policies. It also becomes evident the need to expand the spectrum of studies and researches on the themes \"ethnic-racial relations in Brazil\" and \"racism in education\" in this field of Psychology https://doi.org/10.11606/T.47.2020.tde-28052020-171658info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:20:37Zoai:teses.usp.br:tde-28052020-171658Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:26:25.565650Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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