Análise da produção teórica brasileira sobre o turismo e acessibilidade de 1987 a 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eduardo Duarte do Nascimento
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.100.2018.tde-17052018-132627
Resumo: A atividade turística desenvolve-se, na contemporaneidade, como um fenômeno que desloca um grande volume de pessoas que saem de sua rotina diária, em busca de novas experiências, cumprindo o turismo um papel na qualidade de vida do indivíduo. Diferente de um pensamento de outrora, algumas políticas do turismo do nosso tempo procuram assumir uma postura de maior inclusão, oportunizando grupos omitidos a participarem de atividades ligadas ao turismo, em destaque as pessoas com deficiência (PcDs). Enquanto circunstância essencial para a inclusão das PcDs, a acessibilidade e suas dimensões, em conjunto com o Desenho Universal e a Tecnologia Assistiva, permitem a todos e também às pessoas com deficiência alcançar, adentrar e usufruir espaços, produtos e serviços com autonomia e segurança. Esta realidade carece de estudos que venham averiguar a relação turismo e acessibilidade, por meio do conhecimento produzido nas academias de ensino. Desta forma, esta dissertação tem como objetivo principal, elaborar uma análise teórica sobre o turismo e acessibilidade nos cursos de pós-graduação (stricto sensu) no Brasil, entre os anos de 1987 a 2016, com foco na produção de teses e dissertações neste período. Para alcançar os objetivos propostos, esta investigação valeu-se de um levantamento e de revisão bibliográfica acerca das temáticas propostas e análise das produções acadêmicas (Teses e Dissertações). Como resultados, levantou-se e inventariou-se 98 teses e dissertações produzidas em IES no Brasil, que demostraram uma similaridade entre acessibilidade e turismo, no que tange à multidisciplinaridade e à interdisciplinaridade com as outras áreas de conhecimento. A acessibilidade associada ao conteúdo de turismo somente é estudada após os anos 2000, denotando certa jovialidade no desenvolvimento deste tema na produção do conhecimento. Por fim, percebeu-se que a acessibilidade é apoiada por uma ampla legislação, entretanto, em grande parte, estas leis são ignoradas ou desconhecidas pelos diversos stakeholders envolvidos, resultando em exclusão e preconceitos contra as pessoas com deficiência em diversos âmbitos da sociedade, assim como na atividade turística
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Análise da produção teórica brasileira sobre o turismo e acessibilidade de 1987 a 2016 Analysis of Brazilian theoretical production on tourism and accessibility from 1987 to 2016 2018-04-02Luiz Octavio de Lima CamargoThiago AllisAirton José CavenaghiRoseane Barcellos MarquesEduardo Duarte do NascimentoUniversidade de São PauloTurismoUSPBR Accessibility Accessible tourism Acessibilidade People with disabilities Pessoas com deficiência Produção teórica Theoretical production Tourism Turismo Turismo acessível A atividade turística desenvolve-se, na contemporaneidade, como um fenômeno que desloca um grande volume de pessoas que saem de sua rotina diária, em busca de novas experiências, cumprindo o turismo um papel na qualidade de vida do indivíduo. Diferente de um pensamento de outrora, algumas políticas do turismo do nosso tempo procuram assumir uma postura de maior inclusão, oportunizando grupos omitidos a participarem de atividades ligadas ao turismo, em destaque as pessoas com deficiência (PcDs). Enquanto circunstância essencial para a inclusão das PcDs, a acessibilidade e suas dimensões, em conjunto com o Desenho Universal e a Tecnologia Assistiva, permitem a todos e também às pessoas com deficiência alcançar, adentrar e usufruir espaços, produtos e serviços com autonomia e segurança. Esta realidade carece de estudos que venham averiguar a relação turismo e acessibilidade, por meio do conhecimento produzido nas academias de ensino. Desta forma, esta dissertação tem como objetivo principal, elaborar uma análise teórica sobre o turismo e acessibilidade nos cursos de pós-graduação (stricto sensu) no Brasil, entre os anos de 1987 a 2016, com foco na produção de teses e dissertações neste período. Para alcançar os objetivos propostos, esta investigação valeu-se de um levantamento e de revisão bibliográfica acerca das temáticas propostas e análise das produções acadêmicas (Teses e Dissertações). Como resultados, levantou-se e inventariou-se 98 teses e dissertações produzidas em IES no Brasil, que demostraram uma similaridade entre acessibilidade e turismo, no que tange à multidisciplinaridade e à interdisciplinaridade com as outras áreas de conhecimento. A acessibilidade associada ao conteúdo de turismo somente é estudada após os anos 2000, denotando certa jovialidade no desenvolvimento deste tema na produção do conhecimento. Por fim, percebeu-se que a acessibilidade é apoiada por uma ampla legislação, entretanto, em grande parte, estas leis são ignoradas ou desconhecidas pelos diversos stakeholders envolvidos, resultando em exclusão e preconceitos contra as pessoas com deficiência em diversos âmbitos da sociedade, assim como na atividade turística The tourist activity develops in the contemporaneity as a phenomenon that displaces a great volume of people who leave their daily routine, in search of new experiences, fulfilling a role in the quality of life to the human being. Different from a thinking of a recent past, the tourism policy of nowadays strives to assume a posture of greater inclusion, giving opportunity of omitted groups to participate in activities associated to tourism, in particular the disabled people. As an essential circumstance for the inclusion of people with disabilities (PwD), the accessibility and its dimensions, together with universal design and assistive technology, allow everyone, as well, people with disabilities to reach, enter and enjoy spaces, products and services with autonomy and security. This reality lacks studies that come to ascertain the relation between tourism and accessibility through the knowledge produced in the postgraduate courses. Thus, this dissertation has as main objective, to elaborate a theoretical analysis on tourism and accessibility in postgraduate courses in Brazil between 1987 and 2016, encompassing the production of theses and dissertations in this period. In order to reach the proposed objectives, this investigation is supported by a bibliographic research of literature available, revision about the proposed themes and analysis of postgraduate productions (Theses and Dissertations). As a result, were analyzed 98 theses and dissertations produced in Postgraduate Education Institutions in Brazil that showed a similarity on study topics between accessibility and tourism in terms of multidisciplinarity and interdisciplinarity with other areas of knowledge. Studies on accessibility and tourism arises only after the 2000s, denoting a certain joviality in the development of this theme in the production of knowledge. Finally, its realized that accessibility is supported by broad legislation, but so far extent these laws are ignored or unknown by the various stakeholders involved, resulting in exclusion and prejudices against people with disabilities in various spheres of society, as well as in tourism https://doi.org/10.11606/D.100.2018.tde-17052018-132627info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:12:01Zoai:teses.usp.br:tde-17052018-132627Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:47:56.301187Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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