O aprendiz de Fradique Mendes: Eça de Queirós na leitura de Gilberto Freyre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Vania Regina
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-23082011-091300/
Resumo: A presente dissertação trata do modo como a obra de juventude do sociólogo e escritor Gilberto Freyre estabelece uma forte relação intertextual com o conjunto da obra de Eça de Queirós. Tomamos por referência o livro Tempo de aprendiz, onde se encontram reunidos diversos textos jornalísticos do jovem intelectual brasileiro, livro repleto de referências ao escritor português. A análise de tais referências revela que a apropriação da obra queirosiana por meio de alusões e citações foi uma forma de Freyre se capitalizar simbolicamente - na expressão de Pierre Bourdieu - frente a um meio intelectual brasileiro que lhe era adverso. Procuramos ainda, a partir daí, fazer algumas inferências de como o modo de apropriação que Freyre faz da obra de Eça se transforma no decorrer de seu percurso intelectual .
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spelling O aprendiz de Fradique Mendes: Eça de Queirós na leitura de Gilberto FreyreFradiqe Mendes\'s apprentice: Eça de Queirós\'s in reading Gilberto FreireLiteratura BrasileiraLiteratura comparadaLiteratura PortuguesaLiterature BrazilianLiterature comparativeLiterature PortugueseA presente dissertação trata do modo como a obra de juventude do sociólogo e escritor Gilberto Freyre estabelece uma forte relação intertextual com o conjunto da obra de Eça de Queirós. Tomamos por referência o livro Tempo de aprendiz, onde se encontram reunidos diversos textos jornalísticos do jovem intelectual brasileiro, livro repleto de referências ao escritor português. A análise de tais referências revela que a apropriação da obra queirosiana por meio de alusões e citações foi uma forma de Freyre se capitalizar simbolicamente - na expressão de Pierre Bourdieu - frente a um meio intelectual brasileiro que lhe era adverso. Procuramos ainda, a partir daí, fazer algumas inferências de como o modo de apropriação que Freyre faz da obra de Eça se transforma no decorrer de seu percurso intelectual .This dissertation describes how the early works of sociologist and writer Gilberto Freyre forges a strong intertextual relationship with the works of Eça de Queirós. The basic reference is the book Tempo de aprendiz, wich collects several journalistic texts from the young Brazilian intellectual ,full of references to the works of the Portuguese writer. Analisys reveals that Freyre used the appropriation of Queirós´ works by means of citations and allusions as a means to capitalize himself -in the expression of Pierre Bourdieu-against a hostile Brazilian intellectual scenario.It is also shown that the manner of appropriation of the works of Eça de Queirós by Freyre changes along his career .Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGarmes, HelderGomes, Vania Regina2007-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-23082011-091300/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-23082011-091300Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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