Fatores críticos de sucesso no processo de aquisição de empresa brasileira por multinacional: estudo de caso

Bibliographic Details
Main Author: Marcelo Tavares da Silva
Publication Date: 2018
Format: Master thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Download full: https://doi.org/10.11606/D.12.2018.tde-18122018-180343
Summary: Os processos de fusão e aquisição (F&A) são complexos e exigem investimento de tempo e dinheiro. Mesmo assim, a literatura registra que a maioria desses processos não proporciona os resultados esperados pela empresa adquirente, o que se pode traduzir em insucesso da operação de F&A. Apesar de vários estudos apresentarem as diferenças culturais entre adquirida e adquirente como o fator maior responsável por esse insucesso, principalmente, durante a fase de integração da aquisição, há poucos estudos sobre o processo de aquisição ainda em seu início, na chamada fase pré-aquisição. A partir de sua experiência em projetos de F&A, o autor acredita que as decisões tomadas na fase pré-aquisição desempenham papel-chave para o sucesso ou insucesso da operação de F&A. Este trabalho teve por objetivo principal identificar e analisar os fatores críticos de sucesso do processo de aquisição de empresa brasileira por uma multinacional. Esperou-se contribuir com um melhor entendimento destes fatores e, assim, possibilitar que o número de casos de insucesso diminua, doravante. Para tanto, foi utilizado o método de estudo de caso longitudinal, para estudo do processo de aquisição. A análise do caso real específico teve por objetivo fazer a análise de aplicabilidade da teoria estudada e aplicada, com ênfase na fase pré-aquisição, e como esta fase pode influenciar e definir todo o restante do processo de aquisição e refletir no desempenho da operação. Neste estudo de caso, foi utilizada a abordagem exploratória, por meio de pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos recentes sobre F&A para entender os detalhes do processo de aquisição e construção do referencial teórico, além da contribuição empírica do pesquisador. As técnicas de coleta de dados foram a pesquisa documental, realizada a partir de documentos internos do caso real de aquisição; e, entrevistas semiestruturadas com 8 participantes ativos de fases do processo de aquisição com a utilização de um guia orientador das perguntas previamente elaborado. Então, realizou-se a análise de conteúdo qualitativa dos resultados (ideias) obtidos nas entrevistas em relação aos oito temas do protocolo de pesquisa contrapondo com os fatores críticos de sucesso encontrados na literatura, a fim de analisar as correlações existentes entre as ideias encontradas nos resultados dos questionários e os fatores do estudo mencionado. A pesquisa concluiu que há 13 (treze) fatores críticos de sucesso na fase pré-aquisição que devem ser considerados num processo de aquisição, pois têm reflexos nas fases subsequentes que podem influenciar no sucesso ou insucesso da operação.
id USP_a1116fbc9057a150161b6f6066901221
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18122018-180343
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Fatores críticos de sucesso no processo de aquisição de empresa brasileira por multinacional: estudo de caso Success critical factors in the acquisition process of a Brazilian company by a multinational company: case study 2018-10-16Marcelo Caldeira PedrosoMoacir de Miranda Oliveira JúniorFernando Antonio Ribeiro SerraMarcelo Tavares da SilvaUniversidade de São PauloMestrado Profissional EmpreendedorismoUSPBR Acquisition Aquisição Empreendedorismo Entrepreneurship Estratégia Innovation Inovação Strategy Os processos de fusão e aquisição (F&A) são complexos e exigem investimento de tempo e dinheiro. Mesmo assim, a literatura registra que a maioria desses processos não proporciona os resultados esperados pela empresa adquirente, o que se pode traduzir em insucesso da operação de F&A. Apesar de vários estudos apresentarem as diferenças culturais entre adquirida e adquirente como o fator maior responsável por esse insucesso, principalmente, durante a fase de integração da aquisição, há poucos estudos sobre o processo de aquisição ainda em seu início, na chamada fase pré-aquisição. A partir de sua experiência em projetos de F&A, o autor acredita que as decisões tomadas na fase pré-aquisição desempenham papel-chave para o sucesso ou insucesso da operação de F&A. Este trabalho teve por objetivo principal identificar e analisar os fatores críticos de sucesso do processo de aquisição de empresa brasileira por uma multinacional. Esperou-se contribuir com um melhor entendimento destes fatores e, assim, possibilitar que o número de casos de insucesso diminua, doravante. Para tanto, foi utilizado o método de estudo de caso longitudinal, para estudo do processo de aquisição. A análise do caso real específico teve por objetivo fazer a análise de aplicabilidade da teoria estudada e aplicada, com ênfase na fase pré-aquisição, e como esta fase pode influenciar e definir todo o restante do processo de aquisição e refletir no desempenho da operação. Neste estudo de caso, foi utilizada a abordagem exploratória, por meio de pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos recentes sobre F&A para entender os detalhes do processo de aquisição e construção do referencial teórico, além da contribuição empírica do pesquisador. As técnicas de coleta de dados foram a pesquisa documental, realizada a partir de documentos internos do caso real de aquisição; e, entrevistas semiestruturadas com 8 participantes ativos de fases do processo de aquisição com a utilização de um guia orientador das perguntas previamente elaborado. Então, realizou-se a análise de conteúdo qualitativa dos resultados (ideias) obtidos nas entrevistas em relação aos oito temas do protocolo de pesquisa contrapondo com os fatores críticos de sucesso encontrados na literatura, a fim de analisar as correlações existentes entre as ideias encontradas nos resultados dos questionários e os fatores do estudo mencionado. A pesquisa concluiu que há 13 (treze) fatores críticos de sucesso na fase pré-aquisição que devem ser considerados num processo de aquisição, pois têm reflexos nas fases subsequentes que podem influenciar no sucesso ou insucesso da operação. Mergers and acquisition (M & A) processes are complex and require investment of time and money. Even so, the literature records that most of these processes do not provide the expected results to the acquiring company, which can be translated as failure of the M & A operation. Although several studies present the cultural differences between acquired company and acquiring company as the major factor responsible for this failure, mainly during the acquisition integration phase, there are some studies about the acquisition process still in its beginning, in the so-called pre-acquisition phase. From his experience in M & A projects, the author believes that the decisions taken in the pre-acquisition phase play a key role in the success or failure of the M & A operation. This research had as main objective to identify and analyze the critical success factors in the acquisition process of a Brazilian company by a multinational company. It was expected to contribute with a better understanding of these factors and, thus, to allow the number of cases of failure to decrease, henceforth. Thus, the longitudinal case study method was chosen to study the acquisition process. The real case analysis aimed analyzing the applicability of the theory studied and applied, with emphasis on the pre-acquisition phase, and how this phase can influence and define the rest of the acquisition process and reflect on the performance of the operation. In this case study, the exploratory approach was used, through bibliographical research in recent M & A scientific books and articles to understand the details of the acquisition process and construction of the theoretical reference, as well as the empirical contribution of the researcher. The data collection techniques were a documentary research, made from internal documents of the acquisition real case; and semi structured interviews with 8 active participants of acquisition process phases with the use of a guide with elaborated questions. Then, the qualitative content analysis of the results (ideas) obtained in the interviews was carried out in relation to the eight themes of the research protocol, contrasting with the critical success factors found in the literature, in order to analyze the correlations between the ideas found in the results of the questionnaires and the factors of the mentioned study. The research concluded that there are 13 (thirteen) critical success factors in the pre-acquisition phase that should be considered in an acquisition process, since they have consequences in subsequent phases that may influence the success or failure of the operation https://doi.org/10.11606/D.12.2018.tde-18122018-180343info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:21:15Zoai:teses.usp.br:tde-18122018-180343Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:53:11.922138Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Fatores críticos de sucesso no processo de aquisição de empresa brasileira por multinacional: estudo de caso
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Success critical factors in the acquisition process of a Brazilian company by a multinational company: case study
title Fatores críticos de sucesso no processo de aquisição de empresa brasileira por multinacional: estudo de caso
spellingShingle Fatores críticos de sucesso no processo de aquisição de empresa brasileira por multinacional: estudo de caso
Marcelo Tavares da Silva
title_short Fatores críticos de sucesso no processo de aquisição de empresa brasileira por multinacional: estudo de caso
title_full Fatores críticos de sucesso no processo de aquisição de empresa brasileira por multinacional: estudo de caso
title_fullStr Fatores críticos de sucesso no processo de aquisição de empresa brasileira por multinacional: estudo de caso
title_full_unstemmed Fatores críticos de sucesso no processo de aquisição de empresa brasileira por multinacional: estudo de caso
title_sort Fatores críticos de sucesso no processo de aquisição de empresa brasileira por multinacional: estudo de caso
author Marcelo Tavares da Silva
author_facet Marcelo Tavares da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcelo Caldeira Pedroso
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Moacir de Miranda Oliveira Júnior
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fernando Antonio Ribeiro Serra
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelo Tavares da Silva
contributor_str_mv Marcelo Caldeira Pedroso
Moacir de Miranda Oliveira Júnior
Fernando Antonio Ribeiro Serra
description Os processos de fusão e aquisição (F&A) são complexos e exigem investimento de tempo e dinheiro. Mesmo assim, a literatura registra que a maioria desses processos não proporciona os resultados esperados pela empresa adquirente, o que se pode traduzir em insucesso da operação de F&A. Apesar de vários estudos apresentarem as diferenças culturais entre adquirida e adquirente como o fator maior responsável por esse insucesso, principalmente, durante a fase de integração da aquisição, há poucos estudos sobre o processo de aquisição ainda em seu início, na chamada fase pré-aquisição. A partir de sua experiência em projetos de F&A, o autor acredita que as decisões tomadas na fase pré-aquisição desempenham papel-chave para o sucesso ou insucesso da operação de F&A. Este trabalho teve por objetivo principal identificar e analisar os fatores críticos de sucesso do processo de aquisição de empresa brasileira por uma multinacional. Esperou-se contribuir com um melhor entendimento destes fatores e, assim, possibilitar que o número de casos de insucesso diminua, doravante. Para tanto, foi utilizado o método de estudo de caso longitudinal, para estudo do processo de aquisição. A análise do caso real específico teve por objetivo fazer a análise de aplicabilidade da teoria estudada e aplicada, com ênfase na fase pré-aquisição, e como esta fase pode influenciar e definir todo o restante do processo de aquisição e refletir no desempenho da operação. Neste estudo de caso, foi utilizada a abordagem exploratória, por meio de pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos recentes sobre F&A para entender os detalhes do processo de aquisição e construção do referencial teórico, além da contribuição empírica do pesquisador. As técnicas de coleta de dados foram a pesquisa documental, realizada a partir de documentos internos do caso real de aquisição; e, entrevistas semiestruturadas com 8 participantes ativos de fases do processo de aquisição com a utilização de um guia orientador das perguntas previamente elaborado. Então, realizou-se a análise de conteúdo qualitativa dos resultados (ideias) obtidos nas entrevistas em relação aos oito temas do protocolo de pesquisa contrapondo com os fatores críticos de sucesso encontrados na literatura, a fim de analisar as correlações existentes entre as ideias encontradas nos resultados dos questionários e os fatores do estudo mencionado. A pesquisa concluiu que há 13 (treze) fatores críticos de sucesso na fase pré-aquisição que devem ser considerados num processo de aquisição, pois têm reflexos nas fases subsequentes que podem influenciar no sucesso ou insucesso da operação.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-10-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.12.2018.tde-18122018-180343
url https://doi.org/10.11606/D.12.2018.tde-18122018-180343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado Profissional Empreendedorismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502848332955648