As viagens de Salles, Solanas e Sarquís: identidade em travessias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Denise Tavares da Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.84.2009.tde-01072011-140231
Resumo: Este projeto analisa quatro filmes da América Latina que têm como ponto comum o fato de estarem centrados em personagens que realizam viagens em seus países de origem (dois filmes) e na América do Sul (outros dois). O objetivo é demarcar nestas obras construídas sob a necessidade do deslocamento, dados constitutivos de identidade e pertencimento a uma dada geografia física e humana. Os que percorrem a América Latina são Diários de Motocicleta, dirigido pelo brasileiro Walter Salles e El viaje la aventura de ser joven, do cineasta argentino Fernando Ezequiel Pino Solanas. Os que centram suas narrativas em território nacional são Central do Brasil, também de Walter Salles, e Facundo, la sombra del tigre, do diretor argentino Nicolás Sarquís. O estudo aborda a relação dessas obras com o contexto cultural e político da América Latina dos anos 60, com destaque pontual a Brasil e Argentina, e discute como se apropriam do gênero road movie. Defende, ainda, que os quatro expõem e traduzem uma das tensões centrais da pós-modernidade, que é a sua convivência com o universo cultural da chamada modernidade sólida. Tal procedimento deriva principalmente da condição de percorrer a estrada e nela afirmar uma identidade configurada por valores quase sempre idealizados e nostálgicos, formando um conjunto de filmes que expressa a persistência das ficções-nacionais e pan-continentais no cinema contemporâneo de Brasil e Argentina.
id USP_a63f83a519e35641529b5aecb35892b6
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01072011-140231
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis As viagens de Salles, Solanas e Sarquís: identidade em travessias The trips of Salles, Solanas and Sarquís: identity in crossings 2009-09-25Afranio Mendes CataniMarcos Francisco Napolitano de EugênioMarcius Cesar Soares FreirePaulo Roberto Arruda de MenezesSamuel José Holanda de PaivaDenise Tavares da SilvaUniversidade de São PauloIntegração da América LatinaUSPBR Cinema latino-americano Fernando Solanas Fernando Solanas Identity Latin American cinema/movie Nicolás Sarquís Nicolás Sarquís Road movie Road movie identidade Walter Salles Walter Salles Este projeto analisa quatro filmes da América Latina que têm como ponto comum o fato de estarem centrados em personagens que realizam viagens em seus países de origem (dois filmes) e na América do Sul (outros dois). O objetivo é demarcar nestas obras construídas sob a necessidade do deslocamento, dados constitutivos de identidade e pertencimento a uma dada geografia física e humana. Os que percorrem a América Latina são Diários de Motocicleta, dirigido pelo brasileiro Walter Salles e El viaje la aventura de ser joven, do cineasta argentino Fernando Ezequiel Pino Solanas. Os que centram suas narrativas em território nacional são Central do Brasil, também de Walter Salles, e Facundo, la sombra del tigre, do diretor argentino Nicolás Sarquís. O estudo aborda a relação dessas obras com o contexto cultural e político da América Latina dos anos 60, com destaque pontual a Brasil e Argentina, e discute como se apropriam do gênero road movie. Defende, ainda, que os quatro expõem e traduzem uma das tensões centrais da pós-modernidade, que é a sua convivência com o universo cultural da chamada modernidade sólida. Tal procedimento deriva principalmente da condição de percorrer a estrada e nela afirmar uma identidade configurada por valores quase sempre idealizados e nostálgicos, formando um conjunto de filmes que expressa a persistência das ficções-nacionais e pan-continentais no cinema contemporâneo de Brasil e Argentina. This project will analyze four Latin American movies that have in common the fact of being centered in characters that travel around their country of origin (two movies) and South America (two other movies). The objective is to demarcate in these movies, which were built under the need of displacement, relevant information regarding the identity and belonging of a given physical and human geography.The two movies that take place in Latin America are Diários de Motocicleta, directed by the Brazilian Walter Salles and El viaje la aventura de ser joven, from the Argentinean filmmaker Fernando Ezequiel Pino Solanas. The other two movies that focus their narratives on national territory are Central do Brasil also from Walter Salles and Facundo, la sombra del tigre from Argentinean director Nicolás Sarquís. The study addresses the relationship of these works with the political and cultural context in Latin America on the 60s, with focus on Brazil and Argentina, and discusses how these movies also appropriate the road movie style. It also defends the idea that these movies expose and reflect one of the central tensions of post-modernity, which is its coexistence with the cultural universe called solid modernity. This procedure comes mainly from the condition of riding the road and on it reaffirming an identity shaped by values that are, almost always, idealized and nostalgic, forming a set of films that express the persistency of national fixation and pan-continental for Brazil and Argentinas contemporary cinema. https://doi.org/10.11606/T.84.2009.tde-01072011-140231info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:02:26Zoai:teses.usp.br:tde-01072011-140231Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T11:57:50.891867Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv As viagens de Salles, Solanas e Sarquís: identidade em travessias
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The trips of Salles, Solanas and Sarquís: identity in crossings
title As viagens de Salles, Solanas e Sarquís: identidade em travessias
spellingShingle As viagens de Salles, Solanas e Sarquís: identidade em travessias
Denise Tavares da Silva
title_short As viagens de Salles, Solanas e Sarquís: identidade em travessias
title_full As viagens de Salles, Solanas e Sarquís: identidade em travessias
title_fullStr As viagens de Salles, Solanas e Sarquís: identidade em travessias
title_full_unstemmed As viagens de Salles, Solanas e Sarquís: identidade em travessias
title_sort As viagens de Salles, Solanas e Sarquís: identidade em travessias
author Denise Tavares da Silva
author_facet Denise Tavares da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Afranio Mendes Catani
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marcos Francisco Napolitano de Eugênio
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marcius Cesar Soares Freire
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Paulo Roberto Arruda de Menezes
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Samuel José Holanda de Paiva
dc.contributor.author.fl_str_mv Denise Tavares da Silva
contributor_str_mv Afranio Mendes Catani
Marcos Francisco Napolitano de Eugênio
Marcius Cesar Soares Freire
Paulo Roberto Arruda de Menezes
Samuel José Holanda de Paiva
description Este projeto analisa quatro filmes da América Latina que têm como ponto comum o fato de estarem centrados em personagens que realizam viagens em seus países de origem (dois filmes) e na América do Sul (outros dois). O objetivo é demarcar nestas obras construídas sob a necessidade do deslocamento, dados constitutivos de identidade e pertencimento a uma dada geografia física e humana. Os que percorrem a América Latina são Diários de Motocicleta, dirigido pelo brasileiro Walter Salles e El viaje la aventura de ser joven, do cineasta argentino Fernando Ezequiel Pino Solanas. Os que centram suas narrativas em território nacional são Central do Brasil, também de Walter Salles, e Facundo, la sombra del tigre, do diretor argentino Nicolás Sarquís. O estudo aborda a relação dessas obras com o contexto cultural e político da América Latina dos anos 60, com destaque pontual a Brasil e Argentina, e discute como se apropriam do gênero road movie. Defende, ainda, que os quatro expõem e traduzem uma das tensões centrais da pós-modernidade, que é a sua convivência com o universo cultural da chamada modernidade sólida. Tal procedimento deriva principalmente da condição de percorrer a estrada e nela afirmar uma identidade configurada por valores quase sempre idealizados e nostálgicos, formando um conjunto de filmes que expressa a persistência das ficções-nacionais e pan-continentais no cinema contemporâneo de Brasil e Argentina.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-09-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.84.2009.tde-01072011-140231
url https://doi.org/10.11606/T.84.2009.tde-01072011-140231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Integração da América Latina
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502381556203520