A cognição comunicacional no futebol: a semiose tática no agenciamento midiático-televisual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diego Frank Marques Cavalcante
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.27.2015.tde-20062023-114826
Resumo: O objeto de investigação dessa pesquisa são as movimentações coordenadas dos jogadores de futebol (a tática) no contexto de midiatização televisual. Propomos uma abordagem teórico-metodológica para compreender os significados envolvidos nesse contexto investigativo: a cognição comunicacional. Nessa abordagem as competências podem ser associadas quando estão em comunicação. A cognição comunicacional e composta pela associação de quatro linhas de significado: semiótica-cognitiva, culturais, distinções sociológicas e agenciamentos políticos. A semiótica-cognitiva tem o propósito de compreender os aspectos lógicos das competências. Destacamos três semióticas cognitivas principais: do cérebro, dos movimentos e das imagens televisuais. O significado cultural tem a competência de fornecer um repertorio de conhecimento bem como de caracterizar uma cultura. A distinção sociológica tem a competência de compor esquemas de valorações para os significados semiótico-cognitivos e os culturais. Os agenciamentos políticos organizam as linhas de significado que estão em comunicação. Nossa tese e de que o agenciamento das imagens televisuais no futebol gera transformações na dinâmica de sua cognição comunicacional. Os efeitos principais são cinco: a valorização das táticas vencedoras, a formação de uma comunicação em rede entre as culturas táticas, intensificarão das interages entre as culturas táticas, dos conhecimentos extrínsecos ao futebol e das transformações táticas. Compreendemos esses efeitos por meio da analise dos movimentos coordenados (tática) dos jogadores.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis A cognição comunicacional no futebol: a semiose tática no agenciamento midiático-televisual The comunicational cognition in soccer: tactical semiosis in mediatic-televisual agencement 2015-03-24Eneus Trindade Barreto FilhoLeandro Leonardo BatistaLucia Isaltina Clemente LeãoAna Maria PellegriniAnderson Vinícius RomaniniDiego Frank Marques CavalcanteUniversidade de São PauloCiências da ComunicaçãoUSPBR Cognição Comunicacional Communicational Cognition Futebol Mediatization Midiatização Semiotic Semiótica Soccer Tactic Tática O objeto de investigação dessa pesquisa são as movimentações coordenadas dos jogadores de futebol (a tática) no contexto de midiatização televisual. Propomos uma abordagem teórico-metodológica para compreender os significados envolvidos nesse contexto investigativo: a cognição comunicacional. Nessa abordagem as competências podem ser associadas quando estão em comunicação. A cognição comunicacional e composta pela associação de quatro linhas de significado: semiótica-cognitiva, culturais, distinções sociológicas e agenciamentos políticos. A semiótica-cognitiva tem o propósito de compreender os aspectos lógicos das competências. Destacamos três semióticas cognitivas principais: do cérebro, dos movimentos e das imagens televisuais. O significado cultural tem a competência de fornecer um repertorio de conhecimento bem como de caracterizar uma cultura. A distinção sociológica tem a competência de compor esquemas de valorações para os significados semiótico-cognitivos e os culturais. Os agenciamentos políticos organizam as linhas de significado que estão em comunicação. Nossa tese e de que o agenciamento das imagens televisuais no futebol gera transformações na dinâmica de sua cognição comunicacional. Os efeitos principais são cinco: a valorização das táticas vencedoras, a formação de uma comunicação em rede entre as culturas táticas, intensificarão das interages entre as culturas táticas, dos conhecimentos extrínsecos ao futebol e das transformações táticas. Compreendemos esses efeitos por meio da analise dos movimentos coordenados (tática) dos jogadores. Abstract: The main object of this research is the coordinated movements (tactic) of soccer players in context of televisual mediatization. We propose a theoretical and methodological approach to understand the meanings involved in that investigative context: the communicational cognition. On that approach, the competences could be associated when they are at communication. The communicational cognition is composed by association of four lines of meaning: the cognitive-semiotic, the cultural influence, the sociologic distinction and the political agencement. The cognitive-semiotic have the purpose of understand logical aspects of competences. We highlight three main cognitive-semiotics: from the brain, from the movements, and from televisual images. The cultural purport has the competence of provide a plethora of knowledge and characterize the culture. The sociological distinction has the competence of set the valorization schemes to semiotic - cognitives and cultural meanings. The political agencement organizes the thought lines, which are in communication. We believe that the political selection of televisual images transform the dynamic of communication cognition in soccer. The main effects are five: the valorization of the winners tactics, the formation of a communication network among the tactical culture, the intensification of interactions among the tactical cultures as well as the intensification of football extrinsic knowledge and tactical transformations. We understand these effects through of analyses of coordinated movements of soccer players (tactics). https://doi.org/10.11606/T.27.2015.tde-20062023-114826info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:31:45Zoai:teses.usp.br:tde-20062023-114826Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:58:22.506375Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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