Pais e mães das camadas populares na escola pública fundamental: a participação fragmentada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suemy Yukizaki
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.48.2017.tde-12022015-134522
Resumo: Desde sua emergência no cenário público nacional no início do século passado até os dias de hoje, as camadas populares1 têm mostrado formas de participação política distintas que acompanham as transformações econômicas, sociais e políticas por que passa o país ao longo desse período. Embora as péssimas condições de vida que experimentavam os primeiros operários no começo do século 20 tivessem projetado na cena pública os trabalhadores das nascentes indústrias, o reconhecimento das camadas populares como um novo ator político, entre outros já existentes, se dá apenas no início da década de 30, marcado por dois eventos - um em âmbito mundial e outro de caráter local - que irão promover as áreas urbanas, em detrimento das áreas rurais, como o local que sintetiza as condições econômicas e políticas do conjunto do país naquela época. Com efeito, a crise de 29 - que põe fim à primazia dos interesses agrários vinculados à economia de exportação do café - e a revolução de 30 - que abala a supremacia das oligarquias rurais na sociedade brasileira - dão livre curso às mudanças sociais e econômicas associadas ao desenvolvimento industrial, levando à necessidade de incorporação das camadas populares ao processo político.
id USP_d6c3f5eefeea12573a8f9df71a93086a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12022015-134522
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Pais e mães das camadas populares na escola pública fundamental: a participação fragmentada The parents from the lower social classes in the public elementary school: an incomplete involvement 2002-08-08Vitor Henrique ParoMarilia Pinto de CarvalhoMaria Lucia de Abrantes FortunaJose Marcelino de Rezende PintoClaudia Pereira ViannaSuemy YukizakiUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR Common people involvement Democratical management of education Envolvimento das pessoas comuns Escola pública Gestão democrática da educação Public school Desde sua emergência no cenário público nacional no início do século passado até os dias de hoje, as camadas populares1 têm mostrado formas de participação política distintas que acompanham as transformações econômicas, sociais e políticas por que passa o país ao longo desse período. Embora as péssimas condições de vida que experimentavam os primeiros operários no começo do século 20 tivessem projetado na cena pública os trabalhadores das nascentes indústrias, o reconhecimento das camadas populares como um novo ator político, entre outros já existentes, se dá apenas no início da década de 30, marcado por dois eventos - um em âmbito mundial e outro de caráter local - que irão promover as áreas urbanas, em detrimento das áreas rurais, como o local que sintetiza as condições econômicas e políticas do conjunto do país naquela época. Com efeito, a crise de 29 - que põe fim à primazia dos interesses agrários vinculados à economia de exportação do café - e a revolução de 30 - que abala a supremacia das oligarquias rurais na sociedade brasileira - dão livre curso às mudanças sociais e econômicas associadas ao desenvolvimento industrial, levando à necessidade de incorporação das camadas populares ao processo político. Since its emergence on the national political scene at the beginning of the last century, the working class has had different forms of political participation that have accompanied the economic, social and political transformations which the country has undergone during this period. If, immediately after the 1930 revolution until the mid-60s, the presence of the working class on the political scene was tied to the State which, to gain legitimacy, had to incorporate it into the political process as a new actor whose demands had to be recognized, in the 1970s and the 1980s, this same social class challenged the State, which had imposed a new discipline on social life, bringing to collective life the individual experiences of private life, arising from urban privations. Nowadays, in view of the relative obscurity of the working classes in national affairs - when compared with the two previously mentioned periods - one can infer that the crisis afflicting collective mobilization is very much a reflection of the absence of participation of these social classes. In a survey carried out in a municipal public school, located in a working class district in the town of Itaguaí/RJ, an attempt was made to assess forms of participation - in the guise of fragmented participation - which, recovering the meaning of social actions for the actors themselves, seeks to show the scope of collective participation for reconstructing the meaning of such actions. This stems from the fact that the meaning that people, as individuals, confer on what they do, remains as a clear link between routine daily life and times of mobilization and struggle, between particular needs and collective needs. https://doi.org/10.11606/T.48.2017.tde-12022015-134522info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:45:38Zoai:teses.usp.br:tde-12022015-134522Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:32:01.092929Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Pais e mães das camadas populares na escola pública fundamental: a participação fragmentada
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The parents from the lower social classes in the public elementary school: an incomplete involvement
title Pais e mães das camadas populares na escola pública fundamental: a participação fragmentada
spellingShingle Pais e mães das camadas populares na escola pública fundamental: a participação fragmentada
Suemy Yukizaki
title_short Pais e mães das camadas populares na escola pública fundamental: a participação fragmentada
title_full Pais e mães das camadas populares na escola pública fundamental: a participação fragmentada
title_fullStr Pais e mães das camadas populares na escola pública fundamental: a participação fragmentada
title_full_unstemmed Pais e mães das camadas populares na escola pública fundamental: a participação fragmentada
title_sort Pais e mães das camadas populares na escola pública fundamental: a participação fragmentada
author Suemy Yukizaki
author_facet Suemy Yukizaki
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vitor Henrique Paro
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marilia Pinto de Carvalho
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Lucia de Abrantes Fortuna
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Jose Marcelino de Rezende Pinto
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Claudia Pereira Vianna
dc.contributor.author.fl_str_mv Suemy Yukizaki
contributor_str_mv Vitor Henrique Paro
Marilia Pinto de Carvalho
Maria Lucia de Abrantes Fortuna
Jose Marcelino de Rezende Pinto
Claudia Pereira Vianna
description Desde sua emergência no cenário público nacional no início do século passado até os dias de hoje, as camadas populares1 têm mostrado formas de participação política distintas que acompanham as transformações econômicas, sociais e políticas por que passa o país ao longo desse período. Embora as péssimas condições de vida que experimentavam os primeiros operários no começo do século 20 tivessem projetado na cena pública os trabalhadores das nascentes indústrias, o reconhecimento das camadas populares como um novo ator político, entre outros já existentes, se dá apenas no início da década de 30, marcado por dois eventos - um em âmbito mundial e outro de caráter local - que irão promover as áreas urbanas, em detrimento das áreas rurais, como o local que sintetiza as condições econômicas e políticas do conjunto do país naquela época. Com efeito, a crise de 29 - que põe fim à primazia dos interesses agrários vinculados à economia de exportação do café - e a revolução de 30 - que abala a supremacia das oligarquias rurais na sociedade brasileira - dão livre curso às mudanças sociais e econômicas associadas ao desenvolvimento industrial, levando à necessidade de incorporação das camadas populares ao processo político.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002-08-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.48.2017.tde-12022015-134522
url https://doi.org/10.11606/T.48.2017.tde-12022015-134522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502672938696704