O diferencial de notas entre as escolas públicas e privadas no Brasil: uma nova abordagem quantílica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/D.96.2012.tde-15082012-115028 |
Resumo: | Este trabalho busca trazer robustez aos resultados observados em estudos comparativos entre escolas públicas e privadas do Brasil, que indicam uma maior capacidade da rede particular de ensino em gerar qualidade educacional. Para isso, uma abordagem quantílica, baseada na seleção em observadas, foi realizada. Vale ressaltar que, ao contrário de outras abordagens, a realizada nesta dissertação tem inferência assintótica. A base de dados utilizada foi a do SAEB de 2005, para as provas de matemática de oitava série. Novamente foi evidenciada uma superioridade das escolas privadas, mesmo controlando para diversas covariadas de alunos, professores e escolas. Este fato fortalece a possibilidade de implantação de políticas de cupons para escolas particulares, apesar de haver a necessidade de estudos adicionais sobre o assunto. Em relação às covariadas que reduziriam a distância entre as distribuições de notas de alunos de escolas públicas e privadas, constatouse que fatores determinantes do grupo de alunos na escola e na sala (peer group effects) seriam os mais importantes. Isso corrobora com resultados de outros trabalhos que evidenciam a importância desses fatores para explicar a maior efetividade das escolas privadas em relação às escolas públicas. |
id |
USP_ee766bce5924adebcdc95237364694cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-15082012-115028 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis O diferencial de notas entre as escolas públicas e privadas no Brasil: uma nova abordagem quantílica The test scores differences between public and private schools in Brazil: a new quantile approach 2012-06-14Walter Belluzzo JuniorRegina Carla MadalozzoAlexandre Chibebe NicolellaAndré Guerra Esteves de MoraesUniversidade de São PauloEconomiaUSPBR Brasil Brazil Counterfactual Decomposition Decomposição Contrafactual Educational Performance Perfomance da Educação Public Education System Quantile Regression Regressão Quantílica Sistema Público de Ensino Este trabalho busca trazer robustez aos resultados observados em estudos comparativos entre escolas públicas e privadas do Brasil, que indicam uma maior capacidade da rede particular de ensino em gerar qualidade educacional. Para isso, uma abordagem quantílica, baseada na seleção em observadas, foi realizada. Vale ressaltar que, ao contrário de outras abordagens, a realizada nesta dissertação tem inferência assintótica. A base de dados utilizada foi a do SAEB de 2005, para as provas de matemática de oitava série. Novamente foi evidenciada uma superioridade das escolas privadas, mesmo controlando para diversas covariadas de alunos, professores e escolas. Este fato fortalece a possibilidade de implantação de políticas de cupons para escolas particulares, apesar de haver a necessidade de estudos adicionais sobre o assunto. Em relação às covariadas que reduziriam a distância entre as distribuições de notas de alunos de escolas públicas e privadas, constatouse que fatores determinantes do grupo de alunos na escola e na sala (peer group effects) seriam os mais importantes. Isso corrobora com resultados de outros trabalhos que evidenciam a importância desses fatores para explicar a maior efetividade das escolas privadas em relação às escolas públicas. This paper aims at bringing strength to the results observed in other studies that point out a larger ability of the private school network to generate quality education in Brazil. To achieve that result, this study applies a quantile approach based on the selection on observable variables. Note that unlike other approaches , the one applied in this dissertation has asymptotic inference. The data base used in this study was that of SAEB 2005 for math tests in the 8th grade. As in other studies, here again the superiority of the private schools was made evident, even though various students\', teachers\' and schools\' covariates are controlled. This result strengthens the possibility of a policy of quotas for private schools, although additional studies on the subject are necessary. In relation to the variables that would reduce the distance between the grades distributions of students on public and private schools, peer group effects were observed to be the more important ones. These results are similar to the ones observed in other studies that point out the importance of the peer group effects to explain the higher effectiveness of the private schools in comparison to the public schools. https://doi.org/10.11606/D.96.2012.tde-15082012-115028info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:02:21Zoai:teses.usp.br:tde-15082012-115028Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:42:39.652510Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O diferencial de notas entre as escolas públicas e privadas no Brasil: uma nova abordagem quantílica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The test scores differences between public and private schools in Brazil: a new quantile approach |
title |
O diferencial de notas entre as escolas públicas e privadas no Brasil: uma nova abordagem quantílica |
spellingShingle |
O diferencial de notas entre as escolas públicas e privadas no Brasil: uma nova abordagem quantílica André Guerra Esteves de Moraes |
title_short |
O diferencial de notas entre as escolas públicas e privadas no Brasil: uma nova abordagem quantílica |
title_full |
O diferencial de notas entre as escolas públicas e privadas no Brasil: uma nova abordagem quantílica |
title_fullStr |
O diferencial de notas entre as escolas públicas e privadas no Brasil: uma nova abordagem quantílica |
title_full_unstemmed |
O diferencial de notas entre as escolas públicas e privadas no Brasil: uma nova abordagem quantílica |
title_sort |
O diferencial de notas entre as escolas públicas e privadas no Brasil: uma nova abordagem quantílica |
author |
André Guerra Esteves de Moraes |
author_facet |
André Guerra Esteves de Moraes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Walter Belluzzo Junior |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Regina Carla Madalozzo |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Alexandre Chibebe Nicolella |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
André Guerra Esteves de Moraes |
contributor_str_mv |
Walter Belluzzo Junior Regina Carla Madalozzo Alexandre Chibebe Nicolella |
description |
Este trabalho busca trazer robustez aos resultados observados em estudos comparativos entre escolas públicas e privadas do Brasil, que indicam uma maior capacidade da rede particular de ensino em gerar qualidade educacional. Para isso, uma abordagem quantílica, baseada na seleção em observadas, foi realizada. Vale ressaltar que, ao contrário de outras abordagens, a realizada nesta dissertação tem inferência assintótica. A base de dados utilizada foi a do SAEB de 2005, para as provas de matemática de oitava série. Novamente foi evidenciada uma superioridade das escolas privadas, mesmo controlando para diversas covariadas de alunos, professores e escolas. Este fato fortalece a possibilidade de implantação de políticas de cupons para escolas particulares, apesar de haver a necessidade de estudos adicionais sobre o assunto. Em relação às covariadas que reduziriam a distância entre as distribuições de notas de alunos de escolas públicas e privadas, constatouse que fatores determinantes do grupo de alunos na escola e na sala (peer group effects) seriam os mais importantes. Isso corrobora com resultados de outros trabalhos que evidenciam a importância desses fatores para explicar a maior efetividade das escolas privadas em relação às escolas públicas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-06-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/D.96.2012.tde-15082012-115028 |
url |
https://doi.org/10.11606/D.96.2012.tde-15082012-115028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Economia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1794502762186145792 |