O diferencial de notas entre as escolas públicas e privadas no Brasil: uma nova abordagem quantílica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André Guerra Esteves de Moraes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.96.2012.tde-15082012-115028
Resumo: Este trabalho busca trazer robustez aos resultados observados em estudos comparativos entre escolas públicas e privadas do Brasil, que indicam uma maior capacidade da rede particular de ensino em gerar qualidade educacional. Para isso, uma abordagem quantílica, baseada na seleção em observadas, foi realizada. Vale ressaltar que, ao contrário de outras abordagens, a realizada nesta dissertação tem inferência assintótica. A base de dados utilizada foi a do SAEB de 2005, para as provas de matemática de oitava série. Novamente foi evidenciada uma superioridade das escolas privadas, mesmo controlando para diversas covariadas de alunos, professores e escolas. Este fato fortalece a possibilidade de implantação de políticas de cupons para escolas particulares, apesar de haver a necessidade de estudos adicionais sobre o assunto. Em relação às covariadas que reduziriam a distância entre as distribuições de notas de alunos de escolas públicas e privadas, constatouse que fatores determinantes do grupo de alunos na escola e na sala (peer group effects) seriam os mais importantes. Isso corrobora com resultados de outros trabalhos que evidenciam a importância desses fatores para explicar a maior efetividade das escolas privadas em relação às escolas públicas.
id USP_ee766bce5924adebcdc95237364694cb
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15082012-115028
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis O diferencial de notas entre as escolas públicas e privadas no Brasil: uma nova abordagem quantílica The test scores differences between public and private schools in Brazil: a new quantile approach 2012-06-14Walter Belluzzo JuniorRegina Carla MadalozzoAlexandre Chibebe NicolellaAndré Guerra Esteves de MoraesUniversidade de São PauloEconomiaUSPBR Brasil Brazil Counterfactual Decomposition Decomposição Contrafactual Educational Performance Perfomance da Educação Public Education System Quantile Regression Regressão Quantílica Sistema Público de Ensino Este trabalho busca trazer robustez aos resultados observados em estudos comparativos entre escolas públicas e privadas do Brasil, que indicam uma maior capacidade da rede particular de ensino em gerar qualidade educacional. Para isso, uma abordagem quantílica, baseada na seleção em observadas, foi realizada. Vale ressaltar que, ao contrário de outras abordagens, a realizada nesta dissertação tem inferência assintótica. A base de dados utilizada foi a do SAEB de 2005, para as provas de matemática de oitava série. Novamente foi evidenciada uma superioridade das escolas privadas, mesmo controlando para diversas covariadas de alunos, professores e escolas. Este fato fortalece a possibilidade de implantação de políticas de cupons para escolas particulares, apesar de haver a necessidade de estudos adicionais sobre o assunto. Em relação às covariadas que reduziriam a distância entre as distribuições de notas de alunos de escolas públicas e privadas, constatouse que fatores determinantes do grupo de alunos na escola e na sala (peer group effects) seriam os mais importantes. Isso corrobora com resultados de outros trabalhos que evidenciam a importância desses fatores para explicar a maior efetividade das escolas privadas em relação às escolas públicas. This paper aims at bringing strength to the results observed in other studies that point out a larger ability of the private school network to generate quality education in Brazil. To achieve that result, this study applies a quantile approach based on the selection on observable variables. Note that unlike other approaches , the one applied in this dissertation has asymptotic inference. The data base used in this study was that of SAEB 2005 for math tests in the 8th grade. As in other studies, here again the superiority of the private schools was made evident, even though various students\', teachers\' and schools\' covariates are controlled. This result strengthens the possibility of a policy of quotas for private schools, although additional studies on the subject are necessary. In relation to the variables that would reduce the distance between the grades distributions of students on public and private schools, peer group effects were observed to be the more important ones. These results are similar to the ones observed in other studies that point out the importance of the peer group effects to explain the higher effectiveness of the private schools in comparison to the public schools. https://doi.org/10.11606/D.96.2012.tde-15082012-115028info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:02:21Zoai:teses.usp.br:tde-15082012-115028Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:42:39.652510Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv O diferencial de notas entre as escolas públicas e privadas no Brasil: uma nova abordagem quantílica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The test scores differences between public and private schools in Brazil: a new quantile approach
title O diferencial de notas entre as escolas públicas e privadas no Brasil: uma nova abordagem quantílica
spellingShingle O diferencial de notas entre as escolas públicas e privadas no Brasil: uma nova abordagem quantílica
André Guerra Esteves de Moraes
title_short O diferencial de notas entre as escolas públicas e privadas no Brasil: uma nova abordagem quantílica
title_full O diferencial de notas entre as escolas públicas e privadas no Brasil: uma nova abordagem quantílica
title_fullStr O diferencial de notas entre as escolas públicas e privadas no Brasil: uma nova abordagem quantílica
title_full_unstemmed O diferencial de notas entre as escolas públicas e privadas no Brasil: uma nova abordagem quantílica
title_sort O diferencial de notas entre as escolas públicas e privadas no Brasil: uma nova abordagem quantílica
author André Guerra Esteves de Moraes
author_facet André Guerra Esteves de Moraes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Walter Belluzzo Junior
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Regina Carla Madalozzo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Alexandre Chibebe Nicolella
dc.contributor.author.fl_str_mv André Guerra Esteves de Moraes
contributor_str_mv Walter Belluzzo Junior
Regina Carla Madalozzo
Alexandre Chibebe Nicolella
description Este trabalho busca trazer robustez aos resultados observados em estudos comparativos entre escolas públicas e privadas do Brasil, que indicam uma maior capacidade da rede particular de ensino em gerar qualidade educacional. Para isso, uma abordagem quantílica, baseada na seleção em observadas, foi realizada. Vale ressaltar que, ao contrário de outras abordagens, a realizada nesta dissertação tem inferência assintótica. A base de dados utilizada foi a do SAEB de 2005, para as provas de matemática de oitava série. Novamente foi evidenciada uma superioridade das escolas privadas, mesmo controlando para diversas covariadas de alunos, professores e escolas. Este fato fortalece a possibilidade de implantação de políticas de cupons para escolas particulares, apesar de haver a necessidade de estudos adicionais sobre o assunto. Em relação às covariadas que reduziriam a distância entre as distribuições de notas de alunos de escolas públicas e privadas, constatouse que fatores determinantes do grupo de alunos na escola e na sala (peer group effects) seriam os mais importantes. Isso corrobora com resultados de outros trabalhos que evidenciam a importância desses fatores para explicar a maior efetividade das escolas privadas em relação às escolas públicas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-06-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.96.2012.tde-15082012-115028
url https://doi.org/10.11606/D.96.2012.tde-15082012-115028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Economia
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502762186145792