O USO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO APOIO PARA O ENSINO DE INGLÊS NA PERSPECTIVA DE LÍNGUA COMO DISCURSO

Bibliographic Details
Main Author: Silva, Edna Marta Oliveira da
Publication Date: 2015
Other Authors: Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos, Bruz, Iara Maria
Format: Article
Language: por
Source: Revista de Letras
Download full: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2915
Summary: RESUMOO presente artigo tem por objetivo apresentar algumas reflexões a respeito do uso de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino de língua inglesa em um curso de graduação de Secretariado Executivo Trilíngue na modalidade presencial, a partir de uma pesquisa realizada em uma instituição de ensino superior (IES). São apresentadas algumas questões sobre o impacto das tecnologias nos modos de vida dos indivíduos e do uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no âmbito educacional. Em se tratando dos processos de aprendizagem mediado pelas TICs, discutiremos aspectos relacionados ao ciberespaço e as possibilidades de seu uso em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Nesse sentido, não poderíamos deixar à parte a discussão a respeito da interatividade, característica da Web 2.0 e, consequentemente, como os estudos sobre o interacionismo proposto por Vygotsky podem ser aí aplicados. Ainda, por tratarmos de língua estrangeira, concepções sobre língua são apresentadas e vinculadas ao seu ensino mediado pelas TICs.  Por fim, são apresentadas conclusões e possibilidades obtidas a partir da pesquisa realizada com alunos do curso de Secretariado Executivo Trilíngue em relação ao uso de um AVA durante dois semestres letivos.  A pesquisa mostrou que apenas o uso do AVA não leva o aluno a utilizar a praticar a língua alvo dentro de uma concepção de língua como discurso. Palavras-chave: ambientes virtuais de aprendizagem; TICs; língua inglesa; ensino e aprendizagem. ABSTRACTThe present article aims to present some reflections on  the use of   learning management system environments in the teaching of English language in a Trilingual Office Management undergraduate course from a research conducted in an institution of  higher education. Some questions about the impact of technologies in the way  of life of the individuals and the use of information and communication technologies (ICTs) within education are presented. In the case of the learning processes mediated by ICTs,  we intend to discuss some aspects related to cyberspace and the tools available on the Web 2.0 as well as the possibilities for their use in learning management systems (LMS)  which presence is paramount  in distance education courses. In this sense, it is necessary to mention some issues on about interactivity, which is a fundamental characteristic of  the Web 2.0 and, consequently, as the studies on the interactionism proposed by Vygotsky can be applied to such space. Moreover, as we are dealing with a foreign language, conceptions about language are presented and linked to its teaching mediated by ICTs. Finally, conclusions and possibilities obtained from the study carried out with undergraduate  students of the Trilingual Office Management course  in relation to the use of a AVA during two school semesters are presented. Key words: learning management systems; ICTs; English language; teaching and learning.
id UTFPR-10_adee4f8f1e56a5aeb82855b67ab9c950
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2915
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling O USO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO APOIO PARA O ENSINO DE INGLÊS NA PERSPECTIVA DE LÍNGUA COMO DISCURSORESUMOO presente artigo tem por objetivo apresentar algumas reflexões a respeito do uso de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino de língua inglesa em um curso de graduação de Secretariado Executivo Trilíngue na modalidade presencial, a partir de uma pesquisa realizada em uma instituição de ensino superior (IES). São apresentadas algumas questões sobre o impacto das tecnologias nos modos de vida dos indivíduos e do uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no âmbito educacional. Em se tratando dos processos de aprendizagem mediado pelas TICs, discutiremos aspectos relacionados ao ciberespaço e as possibilidades de seu uso em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Nesse sentido, não poderíamos deixar à parte a discussão a respeito da interatividade, característica da Web 2.0 e, consequentemente, como os estudos sobre o interacionismo proposto por Vygotsky podem ser aí aplicados. Ainda, por tratarmos de língua estrangeira, concepções sobre língua são apresentadas e vinculadas ao seu ensino mediado pelas TICs.  Por fim, são apresentadas conclusões e possibilidades obtidas a partir da pesquisa realizada com alunos do curso de Secretariado Executivo Trilíngue em relação ao uso de um AVA durante dois semestres letivos.  A pesquisa mostrou que apenas o uso do AVA não leva o aluno a utilizar a praticar a língua alvo dentro de uma concepção de língua como discurso. Palavras-chave: ambientes virtuais de aprendizagem; TICs; língua inglesa; ensino e aprendizagem. ABSTRACTThe present article aims to present some reflections on  the use of   learning management system environments in the teaching of English language in a Trilingual Office Management undergraduate course from a research conducted in an institution of  higher education. Some questions about the impact of technologies in the way  of life of the individuals and the use of information and communication technologies (ICTs) within education are presented. In the case of the learning processes mediated by ICTs,  we intend to discuss some aspects related to cyberspace and the tools available on the Web 2.0 as well as the possibilities for their use in learning management systems (LMS)  which presence is paramount  in distance education courses. In this sense, it is necessary to mention some issues on about interactivity, which is a fundamental characteristic of  the Web 2.0 and, consequently, as the studies on the interactionism proposed by Vygotsky can be applied to such space. Moreover, as we are dealing with a foreign language, conceptions about language are presented and linked to its teaching mediated by ICTs. Finally, conclusions and possibilities obtained from the study carried out with undergraduate  students of the Trilingual Office Management course  in relation to the use of a AVA during two school semesters are presented. Key words: learning management systems; ICTs; English language; teaching and learning.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Silva, Edna Marta Oliveira daBrahim, Adriana Cristina Sambugaro de MattosBruz, Iara Maria2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/291510.3895/rl.v17n20.2915Revista de Letras; v. 17, n. 20 (2015)2179-52820104-999210.3895/rl.v17n20reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2915/2143Direitos autorais 2015 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-11T17:33:55Zoai:periodicos.utfpr:article/2915Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2015-08-11T17:33:55Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO APOIO PARA O ENSINO DE INGLÊS NA PERSPECTIVA DE LÍNGUA COMO DISCURSO
title O USO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO APOIO PARA O ENSINO DE INGLÊS NA PERSPECTIVA DE LÍNGUA COMO DISCURSO
spellingShingle O USO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO APOIO PARA O ENSINO DE INGLÊS NA PERSPECTIVA DE LÍNGUA COMO DISCURSO
Silva, Edna Marta Oliveira da
title_short O USO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO APOIO PARA O ENSINO DE INGLÊS NA PERSPECTIVA DE LÍNGUA COMO DISCURSO
title_full O USO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO APOIO PARA O ENSINO DE INGLÊS NA PERSPECTIVA DE LÍNGUA COMO DISCURSO
title_fullStr O USO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO APOIO PARA O ENSINO DE INGLÊS NA PERSPECTIVA DE LÍNGUA COMO DISCURSO
title_full_unstemmed O USO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO APOIO PARA O ENSINO DE INGLÊS NA PERSPECTIVA DE LÍNGUA COMO DISCURSO
title_sort O USO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO APOIO PARA O ENSINO DE INGLÊS NA PERSPECTIVA DE LÍNGUA COMO DISCURSO
author Silva, Edna Marta Oliveira da
author_facet Silva, Edna Marta Oliveira da
Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos
Bruz, Iara Maria
author_role author
author2 Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos
Bruz, Iara Maria
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Edna Marta Oliveira da
Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos
Bruz, Iara Maria
description RESUMOO presente artigo tem por objetivo apresentar algumas reflexões a respeito do uso de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino de língua inglesa em um curso de graduação de Secretariado Executivo Trilíngue na modalidade presencial, a partir de uma pesquisa realizada em uma instituição de ensino superior (IES). São apresentadas algumas questões sobre o impacto das tecnologias nos modos de vida dos indivíduos e do uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no âmbito educacional. Em se tratando dos processos de aprendizagem mediado pelas TICs, discutiremos aspectos relacionados ao ciberespaço e as possibilidades de seu uso em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Nesse sentido, não poderíamos deixar à parte a discussão a respeito da interatividade, característica da Web 2.0 e, consequentemente, como os estudos sobre o interacionismo proposto por Vygotsky podem ser aí aplicados. Ainda, por tratarmos de língua estrangeira, concepções sobre língua são apresentadas e vinculadas ao seu ensino mediado pelas TICs.  Por fim, são apresentadas conclusões e possibilidades obtidas a partir da pesquisa realizada com alunos do curso de Secretariado Executivo Trilíngue em relação ao uso de um AVA durante dois semestres letivos.  A pesquisa mostrou que apenas o uso do AVA não leva o aluno a utilizar a praticar a língua alvo dentro de uma concepção de língua como discurso. Palavras-chave: ambientes virtuais de aprendizagem; TICs; língua inglesa; ensino e aprendizagem. ABSTRACTThe present article aims to present some reflections on  the use of   learning management system environments in the teaching of English language in a Trilingual Office Management undergraduate course from a research conducted in an institution of  higher education. Some questions about the impact of technologies in the way  of life of the individuals and the use of information and communication technologies (ICTs) within education are presented. In the case of the learning processes mediated by ICTs,  we intend to discuss some aspects related to cyberspace and the tools available on the Web 2.0 as well as the possibilities for their use in learning management systems (LMS)  which presence is paramount  in distance education courses. In this sense, it is necessary to mention some issues on about interactivity, which is a fundamental characteristic of  the Web 2.0 and, consequently, as the studies on the interactionism proposed by Vygotsky can be applied to such space. Moreover, as we are dealing with a foreign language, conceptions about language are presented and linked to its teaching mediated by ICTs. Finally, conclusions and possibilities obtained from the study carried out with undergraduate  students of the Trilingual Office Management course  in relation to the use of a AVA during two school semesters are presented. Key words: learning management systems; ICTs; English language; teaching and learning.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2915
10.3895/rl.v17n20.2915
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2915
identifier_str_mv 10.3895/rl.v17n20.2915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2915/2143
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 17, n. 20 (2015)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v17n20
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1787713881355845632