O papel dos paratextos na estratégia de leitura em Grande livro dos medos, de Emily Gravett

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Cristina Rothier
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Segabinazi, Daniela Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/10667
Resumo: Não se pode negar a influência da maneira como o suporte se apresenta – sua materialização – no processo de escolha de um livro, especialmente quando falamos de literatura infantil. Nesse caso, indubitavelmente, o projeto gráfico irá exercer um importante papel na seleção de livros literários e mesmo no processo de leitura das crianças, visto que, dependendo da obra, elementos como a capa, as orelhas, as folhas de guarda etc. podem fazer parte da narrativa, e, ainda que diretamente não façam, de todo modo contribuem como recurso a ser empregado em estratégias de leitura. Diante disso, neste trabalho, trazemos uma concisa discussão sobre os paratextos, bem como tratamos desses elementos como objetos em estratégias de leitura, contribuindo para o letramento de pequenos leitores, e, a partir de Grande livro dos medos, de Emily Gravett (2008), por meio dessas estratégias, demonstramos como a capa, as guardas, a folha de rosto e a quarta capa podem colaborar para a atribuição de sentidos à obra. Para tanto, empregamos como fundamentação teórica Genette (2009), Moraes (2008), Linden (2014), Ramos (2013), Solé (1998), Girotto e Souza (2010) entre outros. Metodologicamente, este estudo se classifica, quanto à abordagem, como qualitativo de cunho analítico-interpretativo.
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