Concepção de alfabetização nas salas de apoio à aprendizagem: um estudo documental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7234 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar como a alfabetização é concebida nos documentos que se referem às Salas de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa, projeto implantado desde 2004 nas escolas públicas paranaenses e que atende alunos diagnosticados com defasagens em escrita, leitura e oralidade nos anos finais do ensino fundamental. O processo de aquisição da escrita tem se estendido cada vez mais (SOARES, 2016), embora programas do governo federal estabeleçam como meta alfabetizar crianças até os oito anos de idade (BRASIL, 2007); dessa forma faz-se necessário verificar qual a concepção de alfabetização nos anos finais do ensino fundamental. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa e os dados coletados foram analisados através da pesquisa bibliográfica e documental. Criadas inicialmente para atender alunos do 6º ano, as Salas de Apoio à Aprendizagem já passaram por diversas alterações que vão desde a mudança do público-alvo até a inclusão de novos conteúdos a serem trabalhados. A análise realizada sugere que a apropriação do sistema de escrita alfabética é um dos objetivos que está presente nos documentos, indicando uma preocupação com a demanda de alunos que chega aos anos finais do ensino fundamental sem ter se apropriado do sistema da escrita. |
id |
UTFPR-10_f5cd99ec72015bc8c4361d661cc93ee3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/7234 |
network_acronym_str |
UTFPR-10 |
network_name_str |
Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepção de alfabetização nas salas de apoio à aprendizagem: um estudo documentalLinguística - Linguística AplicadaConcepção de alfabetização; sistema de escrita alfabética; Salas de Apoio à AprendizagemEste artigo tem por objetivo analisar como a alfabetização é concebida nos documentos que se referem às Salas de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa, projeto implantado desde 2004 nas escolas públicas paranaenses e que atende alunos diagnosticados com defasagens em escrita, leitura e oralidade nos anos finais do ensino fundamental. O processo de aquisição da escrita tem se estendido cada vez mais (SOARES, 2016), embora programas do governo federal estabeleçam como meta alfabetizar crianças até os oito anos de idade (BRASIL, 2007); dessa forma faz-se necessário verificar qual a concepção de alfabetização nos anos finais do ensino fundamental. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa e os dados coletados foram analisados através da pesquisa bibliográfica e documental. Criadas inicialmente para atender alunos do 6º ano, as Salas de Apoio à Aprendizagem já passaram por diversas alterações que vão desde a mudança do público-alvo até a inclusão de novos conteúdos a serem trabalhados. A análise realizada sugere que a apropriação do sistema de escrita alfabética é um dos objetivos que está presente nos documentos, indicando uma preocupação com a demanda de alunos que chega aos anos finais do ensino fundamental sem ter se apropriado do sistema da escrita.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Bueno, SimoneFraga, Letícia2019-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/723410.3895/rl.v21n34.7234Revista de Letras; v. 21, n. 34 (2019)2179-52820104-999210.3895/rl.v21n34reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7234/6875Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-27T14:58:50Zoai:periodicos.utfpr:article/7234Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-10-27T14:58:50Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepção de alfabetização nas salas de apoio à aprendizagem: um estudo documental |
title |
Concepção de alfabetização nas salas de apoio à aprendizagem: um estudo documental |
spellingShingle |
Concepção de alfabetização nas salas de apoio à aprendizagem: um estudo documental Bueno, Simone Linguística - Linguística Aplicada Concepção de alfabetização; sistema de escrita alfabética; Salas de Apoio à Aprendizagem |
title_short |
Concepção de alfabetização nas salas de apoio à aprendizagem: um estudo documental |
title_full |
Concepção de alfabetização nas salas de apoio à aprendizagem: um estudo documental |
title_fullStr |
Concepção de alfabetização nas salas de apoio à aprendizagem: um estudo documental |
title_full_unstemmed |
Concepção de alfabetização nas salas de apoio à aprendizagem: um estudo documental |
title_sort |
Concepção de alfabetização nas salas de apoio à aprendizagem: um estudo documental |
author |
Bueno, Simone |
author_facet |
Bueno, Simone Fraga, Letícia |
author_role |
author |
author2 |
Fraga, Letícia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno, Simone Fraga, Letícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística - Linguística Aplicada Concepção de alfabetização; sistema de escrita alfabética; Salas de Apoio à Aprendizagem |
topic |
Linguística - Linguística Aplicada Concepção de alfabetização; sistema de escrita alfabética; Salas de Apoio à Aprendizagem |
description |
Este artigo tem por objetivo analisar como a alfabetização é concebida nos documentos que se referem às Salas de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa, projeto implantado desde 2004 nas escolas públicas paranaenses e que atende alunos diagnosticados com defasagens em escrita, leitura e oralidade nos anos finais do ensino fundamental. O processo de aquisição da escrita tem se estendido cada vez mais (SOARES, 2016), embora programas do governo federal estabeleçam como meta alfabetizar crianças até os oito anos de idade (BRASIL, 2007); dessa forma faz-se necessário verificar qual a concepção de alfabetização nos anos finais do ensino fundamental. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa e os dados coletados foram analisados através da pesquisa bibliográfica e documental. Criadas inicialmente para atender alunos do 6º ano, as Salas de Apoio à Aprendizagem já passaram por diversas alterações que vão desde a mudança do público-alvo até a inclusão de novos conteúdos a serem trabalhados. A análise realizada sugere que a apropriação do sistema de escrita alfabética é um dos objetivos que está presente nos documentos, indicando uma preocupação com a demanda de alunos que chega aos anos finais do ensino fundamental sem ter se apropriado do sistema da escrita. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7234 10.3895/rl.v21n34.7234 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7234 |
identifier_str_mv |
10.3895/rl.v21n34.7234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7234/6875 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras; v. 21, n. 34 (2019) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v21n34 reponame:Revista de Letras instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista de Letras |
collection |
Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713880521179136 |