Concepção de alfabetização nas salas de apoio à aprendizagem: um estudo documental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Simone
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fraga, Letícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7234
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar como a alfabetização é concebida nos documentos que se referem às Salas de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa, projeto implantado desde 2004 nas escolas públicas paranaenses e que atende alunos diagnosticados com defasagens em escrita, leitura e oralidade nos anos finais do ensino fundamental. O processo de aquisição da escrita tem se estendido cada vez mais (SOARES, 2016), embora programas do governo federal estabeleçam como meta alfabetizar crianças até os oito anos de idade (BRASIL, 2007); dessa forma faz-se necessário verificar qual a concepção de alfabetização nos anos finais do ensino fundamental. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa e os dados coletados foram analisados através da pesquisa bibliográfica e documental. Criadas inicialmente para atender alunos do 6º ano, as Salas de Apoio à Aprendizagem já passaram por diversas alterações que vão desde a mudança do público-alvo até a inclusão de novos conteúdos a serem trabalhados. A análise realizada sugere que a apropriação do sistema de escrita alfabética é um dos objetivos que está presente nos documentos, indicando uma preocupação com a demanda de alunos que chega aos anos finais do ensino fundamental sem ter se apropriado do sistema da escrita.
id UTFPR-10_f5cd99ec72015bc8c4361d661cc93ee3
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/7234
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling Concepção de alfabetização nas salas de apoio à aprendizagem: um estudo documentalLinguística - Linguística AplicadaConcepção de alfabetização; sistema de escrita alfabética; Salas de Apoio à AprendizagemEste artigo tem por objetivo analisar como a alfabetização é concebida nos documentos que se referem às Salas de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa, projeto implantado desde 2004 nas escolas públicas paranaenses e que atende alunos diagnosticados com defasagens em escrita, leitura e oralidade nos anos finais do ensino fundamental. O processo de aquisição da escrita tem se estendido cada vez mais (SOARES, 2016), embora programas do governo federal estabeleçam como meta alfabetizar crianças até os oito anos de idade (BRASIL, 2007); dessa forma faz-se necessário verificar qual a concepção de alfabetização nos anos finais do ensino fundamental. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa e os dados coletados foram analisados através da pesquisa bibliográfica e documental. Criadas inicialmente para atender alunos do 6º ano, as Salas de Apoio à Aprendizagem já passaram por diversas alterações que vão desde a mudança do público-alvo até a inclusão de novos conteúdos a serem trabalhados. A análise realizada sugere que a apropriação do sistema de escrita alfabética é um dos objetivos que está presente nos documentos, indicando uma preocupação com a demanda de alunos que chega aos anos finais do ensino fundamental sem ter se apropriado do sistema da escrita.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Bueno, SimoneFraga, Letícia2019-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/723410.3895/rl.v21n34.7234Revista de Letras; v. 21, n. 34 (2019)2179-52820104-999210.3895/rl.v21n34reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7234/6875Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-27T14:58:50Zoai:periodicos.utfpr:article/7234Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-10-27T14:58:50Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepção de alfabetização nas salas de apoio à aprendizagem: um estudo documental
title Concepção de alfabetização nas salas de apoio à aprendizagem: um estudo documental
spellingShingle Concepção de alfabetização nas salas de apoio à aprendizagem: um estudo documental
Bueno, Simone
Linguística - Linguística Aplicada
Concepção de alfabetização; sistema de escrita alfabética; Salas de Apoio à Aprendizagem
title_short Concepção de alfabetização nas salas de apoio à aprendizagem: um estudo documental
title_full Concepção de alfabetização nas salas de apoio à aprendizagem: um estudo documental
title_fullStr Concepção de alfabetização nas salas de apoio à aprendizagem: um estudo documental
title_full_unstemmed Concepção de alfabetização nas salas de apoio à aprendizagem: um estudo documental
title_sort Concepção de alfabetização nas salas de apoio à aprendizagem: um estudo documental
author Bueno, Simone
author_facet Bueno, Simone
Fraga, Letícia
author_role author
author2 Fraga, Letícia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Simone
Fraga, Letícia
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística - Linguística Aplicada
Concepção de alfabetização; sistema de escrita alfabética; Salas de Apoio à Aprendizagem
topic Linguística - Linguística Aplicada
Concepção de alfabetização; sistema de escrita alfabética; Salas de Apoio à Aprendizagem
description Este artigo tem por objetivo analisar como a alfabetização é concebida nos documentos que se referem às Salas de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa, projeto implantado desde 2004 nas escolas públicas paranaenses e que atende alunos diagnosticados com defasagens em escrita, leitura e oralidade nos anos finais do ensino fundamental. O processo de aquisição da escrita tem se estendido cada vez mais (SOARES, 2016), embora programas do governo federal estabeleçam como meta alfabetizar crianças até os oito anos de idade (BRASIL, 2007); dessa forma faz-se necessário verificar qual a concepção de alfabetização nos anos finais do ensino fundamental. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa e os dados coletados foram analisados através da pesquisa bibliográfica e documental. Criadas inicialmente para atender alunos do 6º ano, as Salas de Apoio à Aprendizagem já passaram por diversas alterações que vão desde a mudança do público-alvo até a inclusão de novos conteúdos a serem trabalhados. A análise realizada sugere que a apropriação do sistema de escrita alfabética é um dos objetivos que está presente nos documentos, indicando uma preocupação com a demanda de alunos que chega aos anos finais do ensino fundamental sem ter se apropriado do sistema da escrita.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-09
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7234
10.3895/rl.v21n34.7234
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7234
identifier_str_mv 10.3895/rl.v21n34.7234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7234/6875
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 21, n. 34 (2019)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v21n34
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1787713880521179136